CLORIS LEACHMAN 94 anos
HAL HOLBROOK 95 anos
CICELY TYSON 96 anos
3 dos maiores intérpretes do cinema, teatro e TV dos EUA. Indicados ao oscar (no caso de Cloris vencedora como coadjuvante em A última sessão de cinema)... globo de ouro, emmy e afins...nomes que transcenderam as fronteiras americanas e conquistaram o mundo atuando com destaque nas décadas de 70/80!
O que estes 3 ícones tem em comum?
1. Morreram com diferença de dias um do outro... neste ano de 2021, no mês passado.
Leachman faleceu no dia 26 de Janeiro, Holbrook no dia 23(mas foi noticiado depois das duas) e Tyson dia 28! 3 dias separam a morte de Holbrook de Leachman, 2 dias separam a morte de Leachman de Tyson... morreram todos dentro de um espaço de 5 dias!
2. A longevidade e idades muito próximas...e sequencial ...94/95/96
3. Todos americanos
4. Apesar de começarem décadas antes fizeram realmente seus melhores trabalhos, foram premiados e fizeram sucesso no mesmo período...as décadas de 70/80 ...
Mas tem algo mais que eles partilham!
Eram memórias vivas de um mundo que, com a covid 19 deixou de existir...
Leachman tinha 7 anos em 1933, Holbrook tinha 7 anos em 1932, Tyson tinha 7 anos em 1931!!!
Imaginando (não estou tomando por base pessoas como eu, que consigo acessar lembranças de fatos que, quando vou confirmar com meus pais eles me confidenciam que eu tinha menos de 3 anos) que a média humana consiga acessar suas lembranças a partir desta idade cabalística, vejam o que os 3 testemunharam de fatos históricos; americanos e mundiais, a maioria determinantes de grandes mudanças...quer lendo, ouvindo rádio, depois vendo filmes, vendo TV, fazendo filmes, viajando o mundo etc...:
1. A grande depressão ...
2. A ascensão de Hitler, Mussolini... do nazismo e fascismo.
3. O fim do maior império da história mundial, o inglês com o fim da segunda grande guerra.
4. A segunda grande guerra mundial , O Holocausto, a criação e explosão da bomba atômica... Roosevelt, Stalin, Churchill e as mortes de Hitler e Mussolini...
5. A guerra fria...
6. O início da era dos UFO com Roswell...
7. A criação do Estado de Israel em 1948 ... os judeus depois de quase 1900 voltavam a ser uma nação na sua terra santa.
8. A guerra da Coréia...
9. O Macarthismo que tanto assolou a comunidade artística americana.
10. A era do rock entre 1955/2000... o maior movimento musical popular da história e lendas como Zeppelin, Elvis, Beatles, Stones, Floyd, Doors, Queen, Purple, Who, Jackson, Joplin, Hendrix, Bowie e cia...
11. A luta pelos direitos civis nos EUA e figuras como Luther King e Malcolm X...
12. A guerra do Vietnã ...
13. O assassinato de Kennedy...
14. A liberação sexual a partir do fim dos anos 50... e a aids(sida) no início dos 80, praga associada infelizmente a isto.
15. A era flower power o lado bom - a era das drogas, a princípio psicodélicas e depois viciantes e o consequente poder dos narcotraficantes, o lado ruim.
16. A ida do homem à Lua ...
17. A era da espiritualidade alternativa, a new age e o revivescer de religiões antigas mais as tentativas de renovação das existentes ( infelizmente com muito pouco sucesso) com diversos tipos de movimentos.
18. O início da era da cibernética lá atrás nos 40 e o boom a partir dos 80... a internet e os celulares e a própria revolução no cinema e TV com os streaming.
19. Primeiro, o levantamento em 1961, a queda em 1989 e a destruição em 1991 do muro de Berlim com a implosão da União Soviética e enfraquecimento do comunismo mundial.
20. A era do terrorismo global começando nos anos 70 e encontrando sua catarse em 11-09-2001 ...desembocando recentemente no estado islâmico.
21. A eleição do primeiro presidente descendente de negros nos EUA com consequente primeira dama negra e depois a primeira mulher vice-presidente e também descendente de negros.
22. O Dia Em Que A Terra Parou - A Covid 19 - pelos efeitos paralisantes e poder de transmutação e transformação da sociedade como então conhecíamos... já é a maior catástrofe viral da história.
Fora que eles acompanharam de perto a era de ouro do cinema, inclusive atuando entre os anos 30/50... depois a era dos blockbuster e afins...
E sim, acompanharam desde o início mas não vão ver o fim... o reinado histórico de Betinha 2 da Grã-Bretanha que sim... os enterrou também... eles, de sua(dela) geração!
São memórias vivas de nossa história recente que estão indo embora. Eles eram famosos... mas quantos incógnitos entre os 90 e 100 anos... testemunhas vivas de um tempo que escoa por nossas mãos se foram? E muitas, muitas mesmo vitimas deste vírus? E se não foram vítimas diretas quem pode nos garantir que não foram indiretas? Desta clima? De toda esta energia?
TALVEZ, sem este pandemónio pudéssemos ter esta geração, quem sabe, ainda mais uma década conosco não?
Enfim...
Descansem em paz....
Cloris...
Hal...
Cicely...
Adendo... mais um ícone com 91 partiu hoje... 05/02 - CHRISTOPHER PLUMMER -
Esta complicado demais... mais uma lenda, um dos grandes mitos do cinema - CHRISTOPHER PLUMMER - 91 anos (de novo esta faixa etária) - nos deixa! O ator se tornou ícone global perene com o filme A noviça Rebelde, vivendo o capitão Von Trapp, patriarca da família nobre e musical austríaca que recebe em seu seio a noviça Maria que a todos conquista, inclusive romanticamente o capitão... para muitos este é o maior musical da história e com certeza um dos filmes mais célebres e rentáveis. Verdadeira obra prima clássica! Além de galã Plummer era um ator sensacional e premiado; principalmente no teatro, onde de 9 indicações para melhor ator levou 2 tonys, o maior e mais famoso prémio da categoria. Na tevê ganhou o emmy o principal prêmio e no cinema venceu o globo de ouro e o oscar na categoria de ator coadjuvante. Filmes como: A queda do império romano, O homem que queria ser rei, O informante, Syriana, Toda forma de amor (oscar e globo de ouro como ator coadjuvante), A última estação, Entre facas e segredos, Todo dinheiro do mundo etc... fazem parte do enorme, prestigioso e estelar currículo do grande ator e astro. Descanse em paz grande Chris!
Pax et Lux
Valter Luís (Taliesin)
Nenhum comentário:
Postar um comentário