Reflexões...
A escada de Jacó é um dos grandes simbolismos iniciáticos bíblicos.
Nele, naquele sonho do grande patriarca hebreu estão embutidas várias verdades ocultas para diversos níveis de consciências de discípulos e de iniciados; indo, desde a descida e subida das almas(anjos) nos processos de encarne; aos diversos dons, atributos e talentos divinos interiores à nossa disposição(anjos); aos próprios hierarcas do mundo espiritual(anjos); aos mundos sefiróricos, as dimensões do ser((escadas) e as manifestação da energia divina nelas(anjos) e por fim, no ponto central, o foco de toda ascensão e evolução espiritual... O Senhor no alto da escada; seja ele o Deus interno em nós(o imanente), o Deus manifesto em toda criação(o emanente) e o divino além de todas as definições(o transcendente)...isto para ficarmos nos mais evidentes e claros...
Mas ali, não se esqueçam; é:
BET...
EL...
BETEL...
A casa de Deus, um portal para todos os mundos...entretanto, sem o que acessa...sem a chave, sem o que abre...o humano, nada se diz que estamos onde estamos(A Casa de Deus ), é aparentemente um lugar como outro qualquer...o que por fim NOS define como a verdadeira casa de Deus, o templo de Deus, do qual à até então invisível Betel é mero portal!
Já a pedra de testemunho onde a cabeça humana descansou é o grande marco simbólico e ungido desta Verdade... A cabeça é a sede do raciocínio, da intuição e da percepção ...da inteligência, da sabedoria e do conhecimento. Esta pedra é a pedra angular a partir da qual toda a Realidade Divina se percebe e é vista no mundo tridimensional.
A pedra onde a cabeça de Jacó, futuro Israel (O Príncipe que lutou com Deus), usou como travesseiro é um grande linguam, um grande menir. Muita gente não sabe, mas eles não são exclusivos da Europa, naquela região(Canaã/Palestina)e no norte da África, há restos e indícios de muitos círculos de menir, levando à até teorias de que estas regiões sejam o ponto de origem deles.
Betel(antiga Luz - um nome que remete à Divindade da Luz dos antigos cujo símbolo era o Sol) assim se torna, antes de Jerusalém e de Siloh e pouco depois dos carvalhais de Manré em Hebrom, num dos pontos focais da energia divina na terra santa para os israelitas. Em verdade tudo indica, estes lugares já eram sagrados muito antes de Abraão (Hebrom), Jacó( Betel), Siloh(Samuel) e Jerusalém (Davi) os tornarem memoráveis para os hebreus! Aliás, o patriarca maior, Abraão, esteve praticamente em todos estes lugares de culto ancestral (nada vi contudo de Siloh) e também vale dizer que é dito que Melquizedeque era... rei-profeta-sacerdote do Deus Altíssimo em Salém(Jerusalém) e ele abençoou Abraão em Nome deste Nome Divino, acenando que Salém era um antiquíssimo centro de culto!
Dormir e acordar em Deus, na realidade divina! Ver e perceber portais sagrados que elevam a alma ante O Trono! Estar ciente das verdades sagradas dentro e ao redor de si! Tudo isto nos fala de percepção! De olhar! De uma profundidade sagrada no olhar e no perceber em nós e em tudo o que nos circunda a Verdadeira Realidade por trás dos véus!
Estamos aptos a ver? Enxergar de fato e com verdade?
Então...
Que se faça Lux na cidade da Lux!
BETEL!
Pax et Lux
Valter Luis (Taliesin)
Nenhum comentário:
Postar um comentário