UM PRÍNCIPE EM NOVA YORK - 1988-
nota 9 







UM PRÍNCIPE EM NOVA YORK 2 - 2021 -
nota 9 







Ambos no AMAZON PRIME VÍDEO...
33 ANOS!
Foi o tempo que Eddie Murphy levou para fazer a continuação de um dos seus maiores triunfos...
Um príncipe em Nova York!
Murphy, uma das maiores estrelas do cinema mundial de então uniu-se ao astro da comédia e apresentador de talk show, muito famoso nos EUA, Arsênio Hall e juntos deram vida a um dos mais célebres trabalho de Murphy. Os dois protagonizam juntos o filme e dão vida também a diversos outros personagens icônicos coadjuvantes como o trio de idosos da barbearia (um quarto é feito por outro ator), o pastor tarado, o velho ícone do pop/rock afetado que não encanta mais ninguém... na época isto foi um achado! A perfeição da maquiagem... as pessoas tentando adivinhar quem era Hall quem era Murphy(todos voltam no segundo filme mais o “bruxo” da corte do rei)...e mais, foi a primeira comédia romântica de grande orçamento (ou de qualquer orçamento) em que o elenco era todo negro à exceção de um único personagem e alguns extras! Foi um marco!
Enfim... em tempos de Black Lives Matter ver Murphy trazer de volta este clássico, este grande êxito, não deixa de ser salutar!
Pois é...
Murphy sem os excessos de certos cabeças do movimento fez muito mais pela causa que todos eles juntos sem precisar ser no processo tão intolerante quanto àqueles que resolveu confrontar. Ou seja... é básico saber jogar a água suja do banho da bacia sem no processo jogar o bebê.
Mas Murphy nunca foi muito bem quisto pela crítica e dizem, pelo meio também. Culpa dele acenam os críticos. Seria isto e aquilo... etc... não sei! Pode ser, mas o fato de estarem a malhar o segundo filme só me mostra o grau de intolerância dos caras com o mito. Sinceramente? Em termos de comédia o filme não deixa NADA a dever ao primeiro aliás... é melhor... por exemplo, a atriz que faz o par romântico com Murphy nos dois filmes; no primeiro só cumpria a função de “mocinha” agora esta hilária! A atriz que faz a mãe do filho bastardo dele é uma comediante inacreditável! Suas caras, bocas, voz e tiradas são deliciosas! O rapaz que faz o filho é bem engraçado e Tracy Morgam como o tio não tem preço! Mas a grande surpresa mesmo é o mítico Wesley Snipes como o “vilão” do filme! Esta impagável! Do elenco de apoio original temos muitos retornos mas ausências também sentidas. A mãe do príncipe é a maior destas ausências... será que a atriz original nos deixou? Sinceramente não sei mas é muito bom ver a grande lenda James Earl Jones de volta como o rei. Agora, não tem dúvidas que o charme do original prevalece! Por tudo de ineditismo inclusive, que citei acima, e com isto sua importância. Vi um crítico dizendo que o filme (provavelmente o 2 deve ser) faz muitas referências à cultura pop, incluindo o rei Leão...mas Um príncipe em Nova York é ANTERIOR à rei Leão, o original, uns 5 anos! Então toda a temática que há no 2 já havia no 1 ... quem bebeu na fonte de quem então?! Um filme de 1988 ou um filme de 1993?!
Nas fotos abaixo da para ver que Murphy(59) e Hall(65) envelheceram muito bem ou seja, estão bem conservados. Eu gostei muito do segundo filme, dei boas risadas e antes de assisti-lo revi o original antes para matar a saudade ...
Pax et Lux
Valter Luis (Taliesin)
Nenhum comentário:
Postar um comentário