O FALCÃO E O SOLDADO INVERNAL (DO INVERNO) - DISNEY + - Nota 10 +
O Capitão América dos heróis dos quadrinhos definitivamente é o que incorpora na alma e personalidade aquilo que os norte-americanos interpretam como “espírito americano”... amor à pátria, aos valores dos “pais fundadores” ... à liberdade e a democracia. Entretanto a partir do fim da segunda grande guerra e o início da guerra fria cada vez mais estes princípios se mesclaram com coisas turvas, escuras como imperialismo, xenofobia e soberba! Principalmente ao fim da malograda guerra do Vietnã onde até hoje ninguém sabe porque começou e porque cargas d’água se encerrou daquele jeito! Não foi uma derrota militar americana... ficou muito longe disto. Foi uma derrota moral! De todas estas coisas que supostamente a “América” representava e seu próprio povo exigiu o fim do conflito exatamente porque viu o engodo de tudo aquilo. E o Capitão América começou a cair no ostracismo! Tinha suas revistas, fazia parte dos Vingadores mas nem nos próprios EUA ele era mais popular, quiçá um ícone!
O povo começava a questionar tudo, não só concernente ao que se passou a partir da segunda grande guerra mas questionar as próprias motivações reais dos “pais fundadores” e quais as forças que estavam de fato por trás do conceito dos EUA! O racismo visceral dos descendentes destes “pais fundadores” ( e de muitos deles) contra os indígenas, os negros trazidos de África para trabalharem a terra e depois com os vizinhos do México sistematizado em uma sociedade elitizada ao extremo ainda que supostamente alicerçada na liberdade, democracia mais fraternidade e igualdade dos homens (humanos passou a ser a correta compreensão futura) foi clareando aos poucos. O discurso secular simplesmente não colava com as atitudes históricas! E o que veio à tona é que um único grupo racial de humanos...os brancos e de preferência wasp... é que de fato poderia entre si ser: livre ... igual... fraterno. Foi uma desilusão que resistiu aos movimentos civis, à era flower power... mas soçobrou com o fim frustrante da guerra do Vietnã.
Praticamente o Capitão foi ao limbo!
Anos se passaram e uma saga surgiu nos quadrinhos para reinventar o herói! Aliás duas: Guerra Civil e Vingadores Sombrios! A partir de então o herói foi sendo reinventado e os conceitos que representava também! Ou pelo menos uma compreensão melhor, mais profunda sobre os mesmos apesar das falhas da própria nação como um todo em vivenciar com proficiência estes! Questionamentos profundos sobre estes conceitos, sobre o personagem e deste inclusive sobre si mesmo fizeram o herói voltar à tona e quando os filmes chegaram definitivamente O Capitão América estava de volta!
E mais Top do que nunca!
Um herói que sempre foi tão soberbo e rico quanto Batman, Wonder Woman, Superman e Spiderman! Tão incensado quanto! A alma dos Vingadores! A alma de uma nova América que se descobre em meio as suas próprias chagas!
E é a isto que esta série, pelo menos em sua primeira temporada se refere! Ao legado do lendário e mítico símbolo da América... Steve Rogers! E o totem disto é seu escudo! Quem envergará o escudo? Quem o merece? Quem o representa e a tudo o que Rogers defendeu?
A série com MUITA ação(de qualidade), espionagem, ideologias conflitantes etc...procura responder isto sem deixar de focar nos dramas pessoais de cada um dos protagonistas, parceiros do Capitão em eras diferentes e no fim nos Vingadores e de um novo personagem que junto com Sam Wilson e Bucky Barnes dá o tom do show: John Walker... um brilhante soldado americano, símbolo contudo desta América mais sombria e não da idealizada da época de Rogers!
Qual dos 3 merece de fato ser o novo Capitão América?!
Para quem assistiu Vingadores Ultimato sabe o que Rogers pensava a respeito mas a série vai mostrar que não é tão simples assim... se percebe, uma pequena forçação para que se encaminhe para um desfecho um tanto quanto óbvio contudo notamos, é o melhor que deveria ser. Ainda que... além do escudo e de toda mística algo mais é intrínseco ao Capitão América ... o soro do super soldado... e ... deixa para lá que o povo quer ver por si rs.... Primeira temporada - 6 episódios completos - já devidamente prontos para ser vistos(entretanto por um mês e meio, cada semana um episódio era exibido todas as sextas) e maratonados no streaming do Disney Plus.
Pax et Lux
Valter Luis
(Taliesin)
Nenhum comentário:
Postar um comentário