OSCAR 2021
Como disse outras vezes aqui, analisando outros prêmios, NÃO SEI se verei a cerimônia este domingo (21:00 hs de Brasil)...
Este ano infelizmente os critérios nas premiações tem sido “correções de injustiças passadas” ao invés de EXCELÊNCIA de fato NESTE ano! Isto me irrita profundamente! Acho que temos que olhar para frente! Não podemos premiar alguém porque no passado sua raça, seu país, seu sexo, sua opção sexual, sua religião, ou seja o que for foi preterida mas devemos simplesmente NÃO DEIXAR mais que isto aconteça por ESTAS questões, simples! Deve-se premiar os melhores ou usando apenas ESTE critério (ainda que, reconheço, bem subjetivo) INDEPENDENTE do que for e não para corrigir injustiças passadas! Injustiças se corrigem mudando leis falhas para que a partir de então NÃO ACONTEÇAM mais... se compreendermos isto teremos uma sociedade mais justa sem penalizarmos descendentes de algozes pelos pecados destes. Cada ser humano, cada geração deve dar conta dos SEUS erros, não dos de outrem! Até porque, se formos retroagir no tempo de verdade e não só alguns séculos atrás NINGUÉM, absolutamente NINGUÉM é só vítima ou só algoz! E quem nega isto NÃO QUER que realmente as coisas se ajustem... quer simplesmente se vingar nada mais...
Abaixo vou colocar aqueles que entendo, deveriam ganhar e o único critério que uso é excelência, pode ser contestado pela visão de excelência de outros mas nunca deve ser por qualquer outro critério quando o assunto é premiar “o melhor”...
também vou colocar os que acho, devem ganhar, infelizmente porque o contexto que percebi, que esta sendo usado pura e simplesmente é corrigir injustiças a seja o que for, nas premiações passadas com a premiação deste ano, emblemática por causa do pandemónio e tudo o que nele aconteceu..
Melhor filme
Deveria ganhar... MANK um verdadeiro espetáculo cinematográfico. Um filme perfeito em toda sua essência e era o favorito até a onda politicamente correta tomar conta das premiações.
Deve ganhar... NOMADLAND... um filme correto, bem feito, merece estar indicado... ponto... mas vai ganhar essencialmente por causa do tema... os excluídos sociais.
Melhor diretor
Deveria ganhar... DAVID FINCHER por Mank ....o excepcional maestro de Seven, Clube da Luta, Zodíaco, Garota exemplar e A Rede Social encontra aqui a meu ver seu ponto culminante tocando numa esfera quase consensual sobre excelência... o mítico e lendário filme(os bastidores) de Orson Welles, Cidadão Kane e infelizmente parece, vai ter o destino deste; não ganhar nada no oscar(como não ganhou em nenhum outro prêmio) contudo será que ganhará algo melhor ainda como o diretor e o filme que homenageia ganharam? A perenidade universal? Qualidade para isto tem! E o grande artífice disto chama-se exatamente...David Fincher!
Deve ganhar....CHLOÉ ZHAO de Nomadland... faz um trabalho realmente excelente e merece estar indicada mas percebo que o critério aqui para ela ganhar é mais este: “mulher, descendente de asiáticos, dirige um filme sobre excluídos sociais.”
Melhor ator
Deveria ganhar ANTHONY HOPKINS por Meu Pai, no qual tem uma interpretação simplesmente antológica, a melhor coisa da carreira dele, do patamar de seu mítico Hannibal Lecter em O silêncio dos inocentes e que tem tudo para ficar marcada na história! Se não fosse ele poderia ser então GARY OLDMAN por Mank ou DELROY LINDO (um absurdo, nem indicado foi...SE quisessem ser politicamente corretos e também justos este cara não poderia estar fora e poderia ganhar sem nenhuma contestação) por Destacamento Blood... ambos soberbos!
Deve ganhar ... CHADWICK BOSEMAN por A voz suprema do Blues onde realmente está muito bem... entretanto até sua indicação aqui é contestada, quiçá o prêmio quase certo! Além de Lindo que ficou de fora muitos acham que se fosse feito rigor os atores Daniel Kuluuya e Lakeith Stanfield são protagonistas e não coadjuvantes em Judas e o Messias negro e deveriam concorrer exatamente aqui! Então o prêmio de melhor ator este ano tem como critério mais a homenagem e querer lacrar em cima da morte de um ícone negro da atualidade do que a excelência de fato! Repito, podiam ser politicamente corretos premiando um negro (Lindo ou Kuluuya) e justos ao mesmo tempo já que ambos estão fantásticos, com interpretações no nível dos gigantes Hopkins e Oldman mas preferem homenagear...LACRANDO!
Melhor atriz...
Deveria e pode ganhar CAREY MULLIGAN por Bela Vingança...mas realmente esta é este ano uma categoria muito difícil. Além dela o oscar estaria muito bem nas mãos de Vanessa Kirby(Pieces of a Woman), Frances McDormand (Nomadland) ou Viola Davis (A voz suprema do Blues)mas...
Não deveria mas pode ganhar... ANDRA DAY por Estados Unidos versus Billie Holiday... sim, está muito bem... merece inclusive estar indicada mas esta um passo atrás das outras a meu ver no quesito excelência! Dizem que há um lobby para que ela vença mais para corrigir uma antiga derrota de Diana Ross vivendo Billie em um filme dos anos 70 do que por sua interpretação ou seja; acham que chegou a hora de um ícone negro poderoso morto ser ou no caso aqui ter, um filme sobre si premiado... mais homenagem e mais lacração em cima (ou acima) do único critério devido... a excelência da interpretação pura e simples.
Melhor roteiro...
Deveria vencer CHLOÉ ZHAO por Nomadland em roteiro adaptado e AARON SORKIN por os 7 de Chicago... o segundo realmente parece ser franco favorito mas aqui, onde realmente Zhao merecia ganhar ela não é tão consenso assim mas mesmo assim deve levar, o que pode transformar a mulher em um fenômeno ou seja; 3 oscar numa noite só! Será que esta é de fato a agenda? Corrigir uma injustiça histórica com a mulher (um dos casos mais escandalosos: Barbra Streisand por Yentl e O príncipe das marés) e dar logo 3 para uma(e ainda oriental) ?!
Ator e Atriz coadjuvantes
Deve ganhar os que eu acho que realmente deveriam ganhar: DANIEL KULUUYA por Judas e o Messias negro deve ganhar e só não digo com justiça porque entendo estar na categoria errada, deveria estar como protagonista. Aqui, tira a chance de um coadjuvante de fato(Chadwick Boseman por exemplo... se quisessem homenagear, com muito mais razão poderiam tê-lo indicado aqui por Destacamento Blood, seria muito mais justo) em levar como Paul Raci. Em verdade o único coadjuvante de fato aqui indicado, os demais poderiam muito bem concorrer na principal (ainda que nem todos aí talvez conseguissem desbancar daquela categoria Hopkins, Oldman e Lindo - se indicado tivesse sido - por exemplo, mas ao menos Kuluuya e Stanfield provavelmente)... YOUN YUH-JUNG por Minari deve levar e se o for seria com justiça... mas Amanda Seyfried por Mank e Maria Bakalova por Borat 2 também não seria injusto. Já Olivia Colman poderia estar como protagonista por Meu Pai. Talvez fosse a única que, se indicada fosse como tal, tiraria Andra Day da corrida. Glenn Close este ano só cumpre tabela!
As demais categorias poderão ser mais justas já que LACRAR mesmo só interessa pelo jeito nas categorias principais! Mas fica um sabor de que querem corrigir injustiças históricas criando outras!
Pax et Lux
Valter Luís (Taliesin)
Nenhum comentário:
Postar um comentário