AKELARRE/SILENCIADAS/COVEN OF SISTERS - ESPANHA 2021 - NETFLIX - Nota 9
Nada nesta terra fascina e assusta mais o homem do que a mulher e vice e versa... a primeira “rivalidade amistosa” da humanidade foi entre sexos!
O problema é que nem sempre esta rivalidade era tão amistosa assim! Diria que quase sempre não era! Nos últimos 4 mil anos temos visto este embate muito claro com um patriarcado visceral impondo sua visão de mundo às mulheres que tem por outro lado a saudade de uma suposta idade matriarcal dourada. Contudo há sérias dúvidas se tal época seria de fato um paraíso para outra parte! O paraíso de fato, se houve um dia não era nem matriarcal nem patriarcal... era a síntese absoluta entre os dois!
Este filme espanhol mostra um grupo de seis mulheres jovens, seis garotas, que são acusadas de bruxaria no País Basco, Espanha em torno de 1600! Não estamos contudo mais na idade média, como algumas resenhas sobre o filme (que li hoje após assistir o filme)apresentam... estamos em plena Renascença mas para a compreensão vigente sobre bruxaria, diabos e afins é como se nada houvesse mudado. Somente em meados dos século XIX a coisa iria começar a mudar. Até então a mais trevosa das Inquisições dominou o mundo ocidental.
A Espanha contudo era um caso à parte! Se havia perseguição neste sentido em todo mundo ocidental, que atingia não só mulheres especificamente como o filme apresenta mas todos os praticantes do paganismo, judeus, islâmicos, cientistas, artistas, ciganos, praticantes de outras grandes religiões, protestantes em países de maioria católica, católicos em países protestantes (e os demais anteriormente citados nos países de AMBAS as confissões) ...na Espanha isto atingia um rigor e um grau de sadismo que nem em Roma se observava!
O filme mostra como aparentemente seis garotas bonitas, sensuais, brejeiras, alegres e amantes de cantar e dançar nos campinas e bosques são denunciadas por pessoas invejosas à Inquisição, que envia para a região um juiz Inquisidor MUITO peculiar! Este parece estranhamente fascinado com as garotas e suas supostas relações com as trevas. Mais que inquiri-las ele praticamente as incentiva a relatarem o Sabbat das bruxas!
Quem for assistir esperando coisas sobrenaturais esqueça. O filme é um estudo psicológico da neura que dominou aqueles dias trevosos. São poucos os filmes que enfocam aquele período sem o elemento espetaculoso e fabuloso nem sempre provado. Raros são os filmes que mostram a realidade nua e crua, sem mistificações daquele período. A probabilidade é que das mais de 100 mil mulheres (oficialmente falando) que morreram naquele tempo acusadas de bruxaria, a imensa maioria tinha por únicos crimes ser mulher, bonita, sensual, inteligente e uma ou outra vez conhecedoras de curandeirismo pelas ervas. O oposto também... ser velha, feia, inteligente e com conhecimentos de cura através das ervas também levava à fogueira. Havia bruxaria de fato? Provavelmente! Alguns realmente invocavam as entidades trevosas conforme a visão cristã das mesmas? É provável que sim! Havia e há de fato pessoas que cultuam tais seres em conformidade com a visão cristã deles, como entidades rebeldes à Deus (este segundo a visão cristã) a quem dizem odiar... mas no geral era e é realmente pura histeria... esta sim diabólica e MESMO que em alguns casos fosse verdade seria esta a forma de CRISTO lidar com este tipo de coisa? Vale meditarmos! Neste cenário a mulher que “escapava” era a submissa. Submissa, aos pais, depois aos maridos mas sobretudo à religião oficial e torcer e MUITO para não ser caluniada por inveja outra. De fato nascer mulher naqueles tempos não era fácil! Hoje ainda será? Boa pergunta! Gostei muito do filme se bem que tem algumas partes que achei um pouco chatas. Bem poucas de fato (e talvez por isto não me façam dar nota ainda melhor) mas no geral, prende, nos faz questionar e as garotas acabam por nos encantar com a forma com que resolveram lidar com toda aquela odiosa situação. Os 15 minutos finais são verdadeiramente catárticos e o final em si acaba por ser a meu ver em aberto. Num filme como este, com esta temática achei bem interessante as cenas finais.
Vale muito conferir
Pax et Lux
Valter Luis( Taliesin)
Nenhum comentário:
Postar um comentário