UFA!!!
Que alívio!
Os deuses e deusas do cinema ouviram um pouco o meu clamor( e da ampla maioria dos cultores de cinema) e o oscar NÃO FOI a coisa politicamente correta INCORRETA que vinha se desenhando com os outros prêmios estes ano!
Tudo bem, Zhao e Nomadland foram os grandes vencedores da noite(filme, diretora, atriz), paciência... mas teve muitas boas surpresas e em 4 categorias principais. Em roteiro ... original e adaptado, venceu dois filmes que não eram favoritos e nem faziam parte do script politicamente correto. A melhor atriz foi Frances McDormand mostrando que realmente a noite era de Nomadland ...ponto e não foi injusto. Realmente a interpretação dela é portentosa e eu disse aqui no post que fiz do oscar que ela ganhar não seria injusto. Só duvidava porque ela já tinha dois na bolsa. Agora tem 3 e à frente dela só há Katherine Hepburn com 4! No entanto, até onde sei, McDormand tem realmente 4 oscar pois ela foi junto com Zhao uma das produtoras do filme... então, como Zhao, ela ganhou de fato 2 oscar nesta cerimônia! Todavia, do jeito que vai e com o cartaz que tem na academia ela empata como melhor atriz e se brincar ultrapassa e até bota vantagem na grande Hepburn! É atualmente a maior ganhadora viva do oscar de interpretação junto com Daniel Day Lewis... ambos tem 3 ... Meryl Streep e Jack Nicholson também tem 3 mas um é como atriz e ator coadjuvante! Pena contudo Carey Mulligan perder. Entretanto está sim em muito boas mãos. Mas a melhor, maior e A MAIS JUSTA vitória gritante neste oscar foi a de Sir ANTHONY HOPKINS levando seu segundo oscar! Depois da enxurrada de prêmios póstumos para Chadwick Boseman (a não ser os primeiros prêmios e o BAFTA) ninguém mais acreditava que uma das melhores performances do cinema dos últimos tempos iria sair com o carequinha nas mãos! Pois saiu! No fim, pelo menos em se tratando de EUA (este ano o prêmio esteve mais em sintonia com o BAFTA britânico do que com as demais premiações americanas) o oscar acabou sendo o mais justo dos prêmios de cinema deste ano em se tratando de Tio Sam! Que boa e bela surpresa! Eu sinceramente estava tão descrente que nem assisti. Só vi o resultado depois!
E gostei bastante!
Excelente reportagem/homenagem do El País a(sobre) ANTHONY HOPKINS que acabou de ganhar o segundo oscar de melhor ator(o ator/atriz mais velho, aos 83 anos, a receber, suplantando Henry Fonda aos 76 e Jessica Tandy aos 80... Chris Plummer venceu aos 82 anos como coadjuvante)de sua brilhante carreira pelo filme MEU PAI, suplantando sobretudo A LACRAÇÃO politicamente correta INCORRETA que vinha se desenhando desde o globo de ouro e começou felizmente a se desfazer com o BAFTA vencido por ele e culminou agora com o prêmio maior... o oscar! O texto revela um cara definitivamente bipolar e apesar do esculacho com que fala de si mesmo, da vida, da Grã-Bretanha, da carreira e da própria arte de interpretar(ou apesar disto, pois não se dar a tanto crédito e a tudo isto que nos rodeia e ter um certo censo crítico é também uma arte) é um dos maiores ícones da história do cinema! Com no mínimo agora dois personagens míticos (Hannibal e Anthony), pelo menos meia dúzia MUITO marcantes(O homem Elefante, Nunca te vi... sempre te amei, Retorno a Howard’s End, Vestígios do dia, Nixon, Dois Papas), outros extremamente pops (O Odin da trilogia Thor da Marvel, O Van Helsing de Drácula de Bram Stoker, O dom Diego de La Vega de Zorro e o próprio Hannibal Lecter em sua trilogia) ... e coisas ainda muito interessantes como: Um Leão no inverno, Audrey Rose, Uma ponte longe demais, Rebelião em alto mar, Lendas da Paixão, Amistad, Picasso... etc...
Finalmente surge uma eleita para tentar desbancar Meryl Streep do posto invejável que ocupa desde a morte de Katherine Hepburn; de maior atriz viva(pelo menos em premiações), se não desbancar ao menos empatar... FRANCES McDORMAND vence pela terceira vez o oscar como melhor atriz. Streep tem também 3 mas um como coadjuvante; todavia o problema é que tem uma quantidade invejável de outros prêmios, carreata de globo de ouro, emmys e afins(neste quesito a probabilidade de ser a atriz mais premiada da história é muito grande e nem Hepburn a vence)...então o critério não pode ser só oscar ... McDormand no quesito prêmios pode não ter uma quantidade genérica tão expressiva (mas é muito boa)entretanto ostenta a tríplice coroa: os 3 principais prêmios dos 3 principais veículos dos atores/atrizes... cinema (oscar), TV(emmy) e teatro (Tony). E mais... ainda ganhou com Zhao, sua diretora em Nomadland, o oscar como produtora por melhor filme! Uma giganta fantástica! McDormand começa inclusive a ser como Streep em outro sentido; além de uma atriz magnífica uma grande estrela! Estas duas coisas não caminhavam juntas com ela até que venceu o segundo oscar em 2018! Agora pode-se dizer que ela é duas vezes grande... atriz e estrela!
Pax et Lux
Valter Luis (Taliesin)
Nenhum comentário:
Postar um comentário