Os extremos são a escolha das/os desesperadas/os…
Daquelas/es que perderam O Centro de si mesmas/os!
Conversar com extremistas(dizer conversar é boa vontade) é falar com um buraco de ideias, um redemoinho de preconceitos, um lodaçal de emoções amargas e represadas como verdadeiro câncer na alma.
Sim! Câncer na alma!
A/O extremista não pensa ela/e simplesmente julga segundo suas ideias extremistas!
A/O extremista não sente absolutamente nada, esta morta(o) para emoções e sentimentos verdadeiros e no lugar o que há é uma completa e perfeita alma penada!
A/O extremista contudo pensa que pensa e que sente melhor que qualquer um(a) que não pense ou sinta como ela(e)… ou melhor; as/os outras/os para ela(e) não pensam ou sentem!
A/O extremista começa com uma intransigência em aceitar a opinião da/o outra/o e termina por se tornar ditador(a) de consciências ou no mínimo defensor(a) deste tipo de coisa.
Cresce em qualquer lugar e época mas geralmente é mais prolixo nas grandes crises humanas como agora!
Uma opinião aqui, um dessabor ali, uma dificuldade acolá, um medo aqui e pronto… dai a pouco o pensamento turva, ideias radicais surgem, emoções raivosas nublam-lhe a alma, sentimentos de temor cedem lugar a coisas antes inconfessas… as palavras, a escrita se tornam amargas, duras, impositivas do que ela(e) entende por certo e errado…nada faz sentido a não ser única e exclusivamente o seu ponto de vista, ou das/os gurus que identificando-se no radicalismo segue.
O outro lado pode acertar um milhão de vezes e errar uma… a/o extremista vai achar pelo em ovo no certo e superlativar o erro. O que puder deturpar e distorcer acredite, ela/e o fará! Jamais dará o braço a torcer!
A/O extremista é fanática/o por teorias estapafúrdias! Quanto mais insana para ela/e mais plausível e palatável se torna! Tu podes apresentar 100 provas… ela/e desconsidera todas e se fixa nos devaneios da/o primeira/o lunática/o que lhe “salvar” o dia!
A/O extremista não tem cara, estrato social, sexo, religião, idade, raça, cor, aparência, ideologia ou seja o que for. Está presente em todo canto!
Enquanto os não extremistas contestam mas ouvem opiniões, checam provas, divergem mas se notam discrepâncias fazem mea culpa e voltam atrás as/os extremistas seguem sem fim na ladainha infindável da razão que dizem ter!
Geralmente se apresentam como incompreendidas(os) e deixam claro que o mundo inteiro vai se arrepender por não aceitar suas teorias e suas ideias.
Nesta crise medonha, elas(es) estão nos palanques políticos, nos púlpitos das religiões, nos tribunais, nos governos mas mais especificamente aqui na internet… amam fake news, amam o confronto, amam o radicalismo… amam paradoxalmente amar o ódio e o odioso…
Elas(es) tem cura? conserto? salvação? Tenho que entender que sim pois se não estaria perigando me tornar um deles(as) mas… somente elas(es) podem mudar este estado de coisas em si mesmas(os) e deixar as extremas direita e esquerda deste tenebroso espectro em que estamos inseridos.
Acordar para a boa vontade, o bom senso e o equilíbrio e mudar este verdadeiro inferno que virou suas vidas e que, querem por tabela, dividir conosco!
Pax et Lux
Valter Luis (Taliesin)
Nenhum comentário:
Postar um comentário