sábado, 30 de outubro de 2021

- AS 120 MAIORES MÚSICAS DE TODOS OS TEMPOS POR DÉCADAS DESDE 1960 -

 A MÚSICA É UMA DAS MAIORES, PODEROSAS E BELAS EXPRESSÕES DA ALMA HUMANA! CLARO...TALVEZ A ÚLTIMA CONSTATAÇÃO NÃO SEJA TÃO UNÂNIME JÁ QUE NO DECORRER DA HISTÓRIA HUMANA A MÚSICA TAMBÉM SERVIU PARA DIVIDIR, EVOCAR INSTINTOS NEM SEMPRE BONS E ATÉ ENTIDADES NEFASTAS MAS NO GERAL, A MÚSICA EVOCA BONS SENTIMENTOS HUMANOS, TRADUZ A REAÇÃO HUMANA DIANTE DAS RELAÇÕES ENTRE SI E A PERCEPÇÃO DO AMBIENTE EM QUE VIVE, E TENTA CAPTAR QUER NA DOR DO SOFRIMENTO OU NO GOZO DO REGOZIJO A BELEZA DO SENTIDO DO VIVER! TAMBÉM INVOCA ALGO DENTRO DE NÓS COM RELAÇÃO AO MISTÉRIO; ÀQUILO QUE NOS TRANSCENDE OU IMAGINAMOS QUE O FAÇA! AQUIESTA A RELAÇÃO DAS 120 MELHORES, MAIORES OU MAIS TOCADAS MÚSICAS, DE MAIOR SUCESSO POR DÉCADA...DESDE OS ANOS 60 DO SÉCULO PASSADO. EU PROCUREI COMENTAR UM POUCO CADA DÉCADA...NEM SEMPRE AS QUE ME DETIVE DESCREVER MAIS SÃO AS MAIS SIGNIFICATIVAS PARA MIM...ESTAS SERIAM CONTUDO AS 3 PRIMEIRAS... COM DESTAQUE MAIOR PRINCIPALMENTE PARA O PERÍODO 1965/1995 PEGANDO PORTANTO METADE DA QUARTA! QUE ACHEI O PERÍODO MAIS INTERESSANTE E PRODUTIVO ALÉM DE MAIS IMPACTANTE! NÃO SEI SE COM O TEMPO OS VÍDEOS COLOCADOS SE TORNARÃO OU NÃO DISPONÍVEIS JÁ QUE SÃO DE CANAIS DE TERCEIROS DO YOUTUBE MAS ENQUANTO DER AQUI ESTARÃO...ESPERO QUE ATÉ O PERÍODO COMPLETO DA EXISTÊNCIA DO BLOG! ENFIM...ESPERO     QUE GOSTEM PRINCIPALMENTE DAS MÚSICAS EM QUESTÃO. INFELIZMENTE O CANAL NÃO POSTOU(EU PELO MENOS NÃO ACHEI A RELAÇÃO DA DÉCADA DE 50 A PRIMEIRA QUE O POP/ROCK, MAIS ESPECIFICAMENTE O ROCKABILLY DUS SUAS CARAS NO CENÁRIO UNIVERSAL! ENFIM...É ISTO!


Os 120 maiores sucessos dos anos 60 do passado século…

Reinado absoluto dos Beatles seguidos imediatamente pelos Stones mas tem bastante destaque para Beach Boys, Elvis Presley o rei dos 50, Bob Dylan, Creedence, Supremes, Doors e ainda com destaque Jimi Hendrix, Zeppelin, Who, Monkeys e ainda aparecem Mamas and the Papas, David Bowie, Marvyn Gaye, Janis Joplin, Tom Jones dentre outros e para mostrar que mesmo o rock tendo tomado conta das paradas a partir de 1955, ainda havia outras vertentes… Frank Sinatra, Louis Armstrong e Connie Francis.



As 120 maiores canções dos anos 70 do século 20!
A primeira metade da década é dominada pelo rock … não só pelas remanescentes bandas dos 60 como Beatles, Who e Stones mais os ex-integrantes dos Beatles… Paul, John e George fazendo sucesso sozinhos mas principalmente pelas vertentes hard rock lideradas por Zeppelin(também dos 60), Purple, Sabbath e Kiss…depois rock progressivo dominada pelo Floyd pelo menos nesta parada mas ainda teve Emerson Lake & Palmer, Yes e Gênesis com grande destaque e mais o glam rock com o Queen, Elton John e David Bowie. O Fleetwood Mac outro grande destaque era um mix de hard rock e pop. A segunda metade foi dominada pelo pop e pelo punk rock… apenas Floyd, Stones e Queen da primeira navegaram com certo sucesso nesta segunda metade; o Zeppelin só apareceu no fim. No pop… disparado a disco foi de longe a grande vertente… Donna Summer, Gloria Gaynor, John Travolta/Olivia Newton John, Chic e principalmente os Bee Gees(que do rock passaram ao pop com igual competência) reinaram; mas tiveram grande destaque também figuras como Boney M, Commodores, Abba, Michael Jackson e Earth Wind & Fire… na seara punk Pistols, Ramones, Clash, Blondie(que namorou descaradamente a disco), Joy Division e Police à frente foram o pavio que acenderia o próximo grande movimento da música; a New Wave dos 80… um misto de punk rock com pop… parece que no fim o Blondie de todas as bandas Punk foi a mais visionária.


As 120 maiores músicas dos anos 80 do século passado…
A New Age dominou a década inteira e influenciou todas as demais vertentes do rock e do pop não só com sua sonoridade punk pop mas a estética. Mesmo o glam rock e o rock mais antigo se renderam em maior ou menor grau. As exceções eram os metals puros nascidos nos braços dos antigos hards; Kiss e Sabbath(aqui também presentes)e os góticos da união do punk rock com pitadas metals.
E um nome se alçou acima de todos nesta década que se tornou a era mais lucrativa da música… Michael Jackson! E imediatamente ali na cola dele … Madonna e Prince! Mas a rivalidade era grande e o páreo duríssimo o que valorizou ainda mais o podium destes 3! Foi a maior rivalidade saudável e criativa já vista até então na música! George Michael, Whitney Houston, Kim Carnes, Phil Collins, Peter Gabriel, Lionel Ritchie, Bruce Springsteen, Cyndi Lauper, Culture Club, Duran Duran, Police(e na segunda metade Sting sem os companheiros), Pet Shop Boys, Radiohead, U2, Bon Jovi, Guns N’ Roses, AC/DC, The Mission, The Smiths, The Cure, R.E.M, Dire Straits, Scorpions, Iron Maiden, Metallica mais os veneráveis Stones(Mick só também), Queen(e Freddie também só), Floyd, Blondie, Elton John, David Bowie, Diana Ross, Donna Summer, Tina Turner, Barbra Streisand, Kenny Rogers, Marvyn Gaye … os ex-Beatles; Paul, George, Ringo com carreiras individuais e até John morto logo no início (e muito por causa disto inclusive até Elvis morto em 77 e que também tocou e vendeu horrores)… etc… foi mítico em todos os sentidos!


A última grande década da música (a próxima não seria ruim… seria muito boa mas longe de ser grande) … contudo não foi perfeita! Havia sinais trevosos no ar mas ainda assim foi épico com momentos míticos e incríveis! A primeira metade dominada pelo grunge, novo movimento do rock e ainda pelas poderosas bandas surgidas nos 80 … no grunge Nirvana (provavelmente a maior banda da década), Pearl Jam(provavelmente seus maiores rivais pelo trono), Alice in Chains… das grandes que vieram dos 80 muitos fortes… U2(que começou a década como a maior banda do mundo), R.E.M, Guns N’ Roses, Bon Jovi, Radiohead, Scorpions, Metallica, Cure…e até os velhotes do Aerosmith, Santana e Stones…. e havia ainda bandas novas de outras vertentes…Oásis, Blur, Extreme, Red Hot Chilli Peppers…no pop a melhor novidade era a gostosa sonoridade da dupla Lighhouse Family e os arroubos românticos de Bryam Adams…
Michael Jackson, George Michael, Sting, Bruce Springsteen, Phil Collins, Prince ainda estavam extremamente fortes e até os grandes David Bowie e Elton John não negavam fogo.
Na segunda metade dos 90 veio a febre das boy band(que já empesteavam com menor perigo desde meados dos 80 com Menudo e New Kids On The Block) cujo grande destaque para bem ou mal(a meu ver mais o segundo) foi o Backstreet boys.
Mas independente disto quem dominou de fato a década foram as mulheres…foi a década primeira com presença feminina tão ou até maior que a masculina(e isto se repetiria nas seguintes). E o calcanhar de Aquiles da década NÃO ESTAVA nelas mas nos homens. Primeiro nas indefectíveis boy bands (bem, nem todas; algumas eram muito boas, principalmente as boy band do pop soul/spirituals) depois, no ocaso tenebroso e triste de muitos dos grandes ícones masculinos na segunda metade da década…Michael Jackson, George Michael, Prince, Tupac Sapur, Notorius Big, Kurt Cobain, Axl Rose, e os briguentos irmãos Gallagher os mais notórios. Já as mulheres, quer à frente de bandas como a Roxette e Spice Girls mas principalmente individualmente reinaram como grandes divas…Celine Dion, Whitney Houston, Tina Turner, Maryah Carey, Janet Jackson, Sinead O’Connor, Tony Braxton, Britney Spears, Shania Twain, Sarah McLachlam, Jennifer Lopez… e sobretudo Madonna…foi a década que a música new age(e também a clássica) saiu do nicho dos “iluminados” e ganhou espaço imenso com o público em geral onde Enya, Loreena McKennitt e Sarah Brightman eram supremas… por fim…Andrea Bocelli, José Carreras, Plácido Domingo, Luciano Pavarotti mostraram ao mundo que clássico e pop tem MUITA liga! Enfim! Teve momentos memoráveis!



Como disse… não foi uma década ruim e nem mediana… foi boa… aliás… muito boa… mas não grande…nomes como Coldplay, Green Day, The Killers, Radiohead, Evanescence(e claro.. nele, Amy Lee), U2, Bon Jovi, Santana, Red Hot Chilli Pepers, Foo Fighters, Linkin Park, Justin Timberlake, James Blunt, Rihanna, Lady Gaga, Beyoncé, Alicia Keys, Taylor Swift, Katty Perry, Shakira, Madonna e acima de tudo Amy Winehouse… salvaram e deram sentido à década.



Enfim a última década… só não foi treva total porque aqui e ali brilharam algumas luzinhas… mas a formatação extrema do Hip Hop sobre a música pop anunciada nos 90, empreendida nos 00 se tornou praticamente lei de 2011(aqui no Brasil é o funk) em diante! Quase toda música tem que ter isto se quiser que lhe deem publicidade! Praticamente não houve espaço para mais nada! O rock em todas as suas nuances nunca esteve tão em baixa(à exceção honrosa das vertentes ópera ou classic metal que estourou nos 90 estilo Nightwish e Evanescence e a música índie) e periga escafeder-se! Mas como disse, houveram luzinhas: o rock/pop do Coldplay… o Link Park que apesar de usar batidas Hip Hop ainda assim fez coisas interessantes no terreno do rock… Imagine Dragons quem sabe seja luz no fim do túnel, Pharrell Willians nos brindou com o melhor da soul music nos últimos tempos e relembrou que há vida na música negra bem mais rica que as batidas do rep(e não crítico todo ele como gênero já que tem sim coisas boas… crítico a formatação da música pop por ele e o sufocamento do rock)… John Legend que se não é perfeito neste sentido fez coisas muito boas apesar disto…Bruno Marz é muito bom, Lana Del Rey foi um achado e tanto e ela… Adéle… que esteve simplesmente acima do bem e do mal nesta década, com coisas excelentes que a colocariam entre as melhores das melhores décadas! Das grandes musas de outras décadas a menos ruim foi Lady Gaga! Rihanna, Madonna, Beyonce, Shakira, Taylor Swift, Katy Perry etc…são pálidas imagens de seu melhor!


PAX ET LUX

VALTER LUÍS (TALIESIN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...