sexta-feira, 26 de novembro de 2021

- SITCHIN…EA/ENKI…ENLIL - AS NARRATIVAS DE NOÉ E SEU DILÚVIO ANTES DA TORAH EXISTIR -

 Li pela primeira vez as conclusões de Zecharia Sitchin, azerbaijano naturalizado americano de origem judaica em 1993! Uns 20 anos antes da escrita de seu primeiro livro! 20 anos depois… não por falta de interesse mas porque somente nos anos 90 sua obra chegou cá no Brasil! Antes já conhecia de a muito as teorias de Erick Von Daniken e Charles Berlitz dentre outros sobre estes assuntos mas foi Sitchin que conseguiu sintetizar com mais felicidades os escritos das antigas civilizações com os escritos bíblicos e demais religiões. Sabemos que a Bíblia( mais precisamente a Torah) foi escrita a se crer na datação da teologia ortodoxa a uns 3.500 anos! Entretanto o próprio livro de Gênesis fala de outros livros  anteriores como; o livro da genealogia de Adão (Gênesis 05) de Noé( Gênesis 10) etc… dando a entender que a inspiração divina para a escrita da Bíblia tanto pode envolver revelações diretas quanto direção para coletar registros, quer de tradição oral quanto escrita mais antiga! Neste cenário NÃO É e nunca foi surpresa para os estudiosos existir relatos muito mais antigos das histórias relatada na Torah…as mesmas semelhantes ou ligeiramente diferentes das bíblicas, principalmente nos escritos da civilização suméria que teria existido ao menos uns 2000 mil anos antes da hebraica e seria sua mãe já que Abraão, o patriarca hebreu, nasceu, cresceu e viveu um bom tempo em Ur dos caldeus, uma das mais importantes cidades da Suméria; tanto na era suméria em si quanto depois na caldaica e primeira idade babilônica. Depois foi para Harã na Síria até finalmente ir para Canaã/Palestina! Portanto as tradições ou escritos usados por Moisés provavelmente era herança familiar! Tradições trazidas quer oralmente quer escritas pelo próprio Abraão de sua terra natal! Orientado pelo divino ele simplesmente fez, concernente aos relatos da criação até o próprio Abraão escrever tais registros dai, à exceção do politeísmo, haver fragrante similaridade entre os tais! Por exemplo; na figura divina que alerta Noé sobre o próximo dilúvio há a junção de dois deuses anunnaki sumérios Enlil e Ea. Enquanto no relato mais antigo sumério Enlil quer destruir a humanidade por causa de seus pecados e Ea/Enki salva uma família (Enlil queria matar todo mundo) na versão da Torah é Deus (uma única pessoa divina) quem tanto quer destruir sua criação quanto salvar uma única família fiel. Moisés despe assim o relato da multiplicidade de deuses e coloca uma perspectiva monoteísta ao mesmo!

Seja como for e independente do que se creia a busca e compreensão de nosso verdadeiro passado é a única chance de construirmos um presente honesto e um futuro realmente provável. Fora isto é pura maia/ilusão! 


Pax et Lux 


Valter Luis (Taliesin)

https://alienigenasdopassado.com.br/enki-e-enlil-a-historia-proibida-da-origem-da-humanidade/










Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...