Pois...Deus num sentido prático e estrito está nos céus... mas num sentido lacto e sensorial esta em todo lugar. Estes céus todavia se olhado de forma realmente espiritual independente de algo externo que implique num lugar extremamente abençoado; é sobretudo uma realidade interna em cada um de nós...portanto, olhando por este prisma somente nós, e o que permitimos dominar nossas mentes e corações nos afasta de Deus...é portanto um afastar CONSCIENCIAL...não espacial.
Podemos conhecer Deus através dos livros?
Menos...podemos conhecer qualquer coisa através dos livros?
NÃO!
Mas os livros podem ser como aios...como serventes da luz onde outras pessoas...outros buscadores colocam suas percepções não só sobre Deus mas sobre absolutamente tudo que quiser escrever...e muitas vezes nem sempre isto é realmente bom ou condiz com a essência mais profunda do que esta ali escrito.
Um livro é como um grande totem… imantado pela energia de quem o fez para quem quer alcançar. O totem o mundo de lá o livro o mundo interno de quem o lê.
Uma biblioteca é como um imenso santuário do Conhecimento…
Há ali uma diversidade de intuições, questões, perguntas, tentativas de resposta, pesquisa, conclusões, técnica, arte, inspiração, intenção, ideias variadas e muitas delas sobre os mesmos assuntos…história de vidas…
Não deixa de ser um forma de Paraíso pois é absolutamente sintônico com o que lhe é afim… entretanto para outros seria um verdadeiro inferno.
Os livros assim são INSTRUMENTOS do Conhecimento por meio dos quais tentamos o coração, a mente e a alma das pessoas.
Tocar cordas no coração de outrem requer tato… tocar as cordas de nosso próprio coração requer intuição e coragem.
Arrepender-se do que não se fez é brutal mas tocar cordas do coração alheio requer sensibilidade e respeito…
Podemos fazer tudo o que acharmos correto com nossas vidas e então… quem sabe não nos arrependeremos de muita coisa mas quando implica a vida do outro só devemos fazer o que nossa sensibilidade e respeito ao livre arbítrio de cada um determina. Dai, feito isto… não há porque arrepender-se de absolutamente nada.
Muitas pessoas acham que é impossível alcançar iniciação e conhecimento através dos livros...depende muito do que estejas a entender por isto. Já fui taxativo em dizer que o perfeito Conhecimento NÃO É possível de adquirir só em leituras...porque? Porque deve haver a experimentação! Sem a experimentação qualquer conhecimento por mais verdadeiro que seja ficará tão somente no campo da teoria por melhor descrição que haja deste em um livro...MAS...usar a palavra impossível já não uso pois O ESPÍRITO pode MUITO bem saltar da letra e imantar-se VIVO DENTRO de cada leitor e levá-lo à efetiva experimentação de sua vida de tudo o que esta nos livros e mais além...pois a dinâmica da vida espiritual é uma realidade!
Assim...
A escala de valores humanas é mutável!
A impossibilidade de ontem é possibilidade hoje e assim sucessivamente…
Certas coisas só nós são impossíveis hoje, do grau atual de nossa consciência ou da limitação de nossos corpos e tempo…
Quem pode garantir que isto será problema para alguém amanhã ou até mesmo hoje… em algum outro lugar do mundo?!
Então o impossível na iniciação e no conhecimento é a princípio uma realidade para certos povos em certos graus de consciência e neste estado nada, mesmo o melhor dos livros ajuda...ENTRETANTO...quando CHEGA-SE OS TEMPOS e alguns ponta de lança, luminares e desbravadores destes povos descobrem cá e lá veios de luz muda-se o contexto de tais povos e o impossível de ontem torna-se a possibilidade de hoje!
NESTE sentido...livros sacros como a TORAH E A BIBLIA dentre outros se renovam e se reescrevem TODOS os dias paca CADA UM que os lê....em significados que privilegiam SEMPRE o Amor acima do Egoísmo! Os textos na letra, ou na interpretação literal continua o que são(e geralmente é em cima desta compreensão que religiões e igrejas, criam seus dogmas e suas doutrinas tidas por...imutáveis) mas O ESPIRITO que vivifica a letra(e a que reconhecer que alguns dogmas e doutrinas, infelizmente muito poucos eu diria, tiveram origem aqui como: A UNIDADE DE essência...e sua MULTIPLICIDADE de manifestação... seja entendida esta como poderes de Deus ou deuses cujos NOMES são a força maior deste poder criador manifesto) através da leitura, meditação, estudo vai moldando e formatando mente, coração, alma enfim...A VIDA da pessoa através de novos insights, de metáforas, de figuras, de símbolos e deste Espírito que mostra nas entrelinhas, dentro da coesão gramatical o que nem sempre a mente de uma era conseguiu captar! Foi por isto que o protestantismo lutou para que A Bíblia fosse lidar por todos...infelizmente as igrejas protestantes não ficaram só no básico de doutrinas e dogmas que fossem o mínimo e essenciais possíveis para manter um grupo coeso de pessoas em culto comum entrando pelo mesmo caminho que criticaram no catolicismo... tanto é verdade que depois disto veio o evangelismo, de pois o pentecostalismo e agora o neo pentecostalismo e sabe-se Deus mais o que que nascem EXATAMENTE na insatisfação de pessoas com dogmas, doutrinas e tradições vigentes por novas compreensões que se tem dos textos. Costuma-se dizer nos meios teológicos, principalmente evangélicos quando confrontados com esta verdade que estas diferenças são pontuais e não em pontos comuns determinantes da Fé...Ora se assim fosse porque há tanto...mas TANTO confronto entre eles? Não sei não...existem certas diferenças que parecem pequenas mas se há necessidade de mover-se céus e terra para que as pessoas se sintam confortáveis com suas novas visões sobre um ÚNICO e mesmo livro então há outra explicação mais interessante do que esta a meu ver e eu acho é esta...que descrevi aqui...
O ESP[IRITO QUANDO SE MANIFESTA USA O TEXTO PARA QUE NOS MOLDEMOS CONFORME A VONTADE DIVINA INFINITA QUE NÃO SE APREENDE SOMENTE NO QUE ESTA DESCRITO COMO SENDO ESTA MAS NA INCOMENSIRABILIDADE DE SUA MANIFESTAÇÃO EM NÓS E ATRAVÉS DE NÓS...ASSIM UM TEXTO COMPREENDIDO DE CERTA FORMA NUMA ERA O É EM OUTRA EM OUTRA ERA...ISTO NÃO SIGNIFICA QUE HOUVE GANHO OU PERCA MAS SIM DE QUE HOUVE COMPREENSÃO DAS INÚMERAS FACETAS DO QUE O TEXTO ORIGINALMENTE SE PROPOS MOSTRAR...
Enfim...que este Espírito esteja sempre conosco...em nós e através de nós fazendo com que as limitações humanas sejam santificadas e abençoadas pelas possibilidades divinas...SEMPRE!
Pax et Lux
Valter Luís Taliesin
Nenhum comentário:
Postar um comentário