sábado, 22 de janeiro de 2022

- ETERNOS/ETERNALS - FILME - A BUSCA DO EQUILÍBRIO ENTRE O TERRENO E O CÓSMICO -

- ETERNOS/ETERNALS - EUA - 2021 - DISNEY + - Nota 9.5 🌟🌟🌟🌟 - 


Muito se falou deste filme nos últimos 5 anos e principalmente em sua estreia e subsequentemente carreira nos cinemas no fim do ano passado. 


As pessoas fixam-se no que lhes interessa para comentar cinema. Isto é um FATO desde que o primeiro filme encantou nossos olhos a mais de 125 anos atrás. Entretanto quando um filme versa sobre o mundo sistematicamente fechado dos quadrinhos, principalmente o universo dos super-heróis, os tipos de cobranças costumam ser apaixonados e ferozes. E foi o que a recentemente consagrada diretora chinesa Chloé Zhao(Nomadland) acostumada durante o ano inteiro à bajulação intensiva e extremo incensamento(em boa parte justificados em outra nem tanto) descobriu amargamente. 


O filme…desde a escolha da diretora, nova coqueluche do “cinema de autor”, passando pelo roteiro elaborado com a ajuda dela, repleto de redistribuição equitativa genérica de personagens e papéis conforme a política atual disto e daquilo, o que fatalmente para bem ou mal se espelha no elenco escolhido… o filme é todo feito para trabalhar da perspectiva interna e social o mundo dos heróis. E tudo isto foi escolha estratégica pois assim como Guardiões da Galáxia Eternos eram personagens menores no quesito popularidade e bem afeitos a tais mudanças. Bem…o filme a meu ver cumpriu bem esta função ainda que não em perfeição… mas bem. Tem diversos personagens femininos outrora masculinos, temos personagens de pelo menos 3 raças compondo os heróis (se fixar-se nas etnias dos intérpretes a diversidade é dobrada), temos um personagem com outra identidade sexual de sua versão quadrinista… enfim… temos tudo para emplacar neste sentido. E à exceção do casal homoafetivo(e ainda assim de forma interessante… delicada…nada panfletaria… que me trouxe agrado) Zhao não discute em absoluto este tipo de coisa, apenas apresenta a diversidade naturalmente, até porque são personagens praticamente divinos, bem acima deste tipo de querela humana não? Mas a diversidade está lá, bem inserida a meu ver. Contudo um filme de super-herói se sustenta com isto? Obviamente que não! Um filme de super-herói tem que basicamente ter…heróis praticando? Heroísmo! Não necessariamente super-poderes, mas atitudes que reflitam, com ou sem estes…heroísmo! Só que esta vertente de super-heróis é a dita cósmica, que envolve alienígenas, deuses, seres incomensuravelmente poderosos e suas interações com os humanos. Neste sentido um filme assim, diferente dos filmes de super-heróis comuns necessita e MUITO de super-poderes, de duelos poderosos, de batalhas épicas e tramas fabulosas. 


E Eternos tem tudo isto?!


TEM!


Mas porque fez um sucesso então apenas relativo e dividiu as opiniões sobre si, inclusive da crítica especializada?!


Me parece que as palavras…RITMO e PROFUNDIDADE foram as que mais as pessoas que não gostaram do filme como obra cinematográfica mais citaram. Alguns queriam mais “pegada de herói na narrativa” algo mais próximo aos demais filmes do UCM e outros esperavam um mergulho mais profundo na psique de cada personagem e mais profundamente ainda em sua origem(dos Eternos). Aliás, é ESTA para mim o grande calcanhar de Áquiles do filme e que não gostei! A meu ver foi uma saída MUITO simplista para explicar a “eternidade” deles…tirou tudo o que, quando criança percebi e intui da complexidade genética daqueles seres! 


Mas enfim… os que gostaram como eu, se dividiram entre os mais sóbrios sem muitos arroubos (exatamente como eu) e outros que amaram a ponto de chamar obra prima e o melhor filme até aqui do UCM! 


Nem tanto ferro nem tanto fogo!


É um bom e belo filme! Cenários espetaculares que reconstituem tanto o senso de épico e mundo terreno quanto a percepção futurista e cósmica! Se não há um aprofundamento nos personagens ou na origem como muitos querem contudo não há nada confuso, da para se entender tranquilamente o conceito e o enredo. As cenas de ação são muito boas! Podem não ter o ritmo frenético de outros filmes do gênero mas tem em boa dose e quando há são muito boas! A trilha sonora é excelente! O elenco está muito bem, em especial Gemma Chan(se tem uma protagonista no filme… por conceito e merecimento é o personagem dela) como a mítica bruxa Sersi(sim… todos os eternos, a maioria pelo menos, nos remete a diversos personagens mitológicos das tradições universais) e Lia McHugh como Sprite. Richard Madden esta bem como o grande destaque masculino(Icaris ou Ícaro da mitologia) do filme e as veteranas e nomes mais célebres do filme…Angelina Jolie e Salma Hayek respectivamente Thena(a grande deusa Atena) e Ajak… estão muito bem!


Mas…


Não é definitivamente o melhor filme da Marvel, muito menos o melhor filme de super-herói já feito…entretanto passa LONGE de ser o pior filme da Marvel como alguns críticos disseram! 


Assim… Zhao merecia ter tantos críticos ferozes (ainda que, repito, elogios também apaixonados) com este filme!?


NÃO!


Numa lista dos 12 melhores filmes do UCM eu o colocaria tranquilamente entre a nona e a décima segunda posição! 


Ah! A aparição de Starfox e de Pip entre os créditos mais a de Kit Harington após estes acenam com a chegada de dois outros personagens emblemáticos ainda que, como Eternos menos conhecidos do grande público: Adam Warlock e O Cavaleiro Negro! 


O filme termina prometendo…


Os Eternos voltarão!


Eu espero sinceramente que sim!


Pax et Lux


Valter Luis (Taliesin)








Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...