- ELFOS - DINAMARCA - 2021 - Netflix - Nota 9
🌟🌟🌟🌟 -
Elfos são criaturas fofinhas, fantásticas e mágicas não?! Ou então belas, mágicas e imponentes figuras magras e altas estilo Galadriel de O Senhor dos Anéis?!
Bem, segundo está ótima série dinamarquesa, as coisas não são bem assim. E Josê, uma pré adolescente literalmente pé no saco e sua família em férias em remota ilha da Dinamarca descobrem isto em plenas férias de feriado natalino.
O que de mal poderia acontecer quando a chatonilda da Josê (literalmente ela tira até a gente do sério, imagina o elenco … pontos para a excelente atriz…) resolve adoptar uma estranha criatura atropelada pelos seus pais quando chegam à ilha?!
Absolutamente TUDO de ruim que possamos imaginar!
Esta série dinamarquesa da Netflix une o clima natalino (estreou algumas semanas antes do natal passado) e como O Grinch subverte este; mas em lugar da comédia de O Grinch temos uma bela história de suspense e terror(portanto ela estaria mais para Krampus) pincelada com muita coisa de mitologia nórdica e das religiões arcaicas sobre estas criaturas fantásticas; que junto com as fadas, os duendes, as sereias, os gnomos, os lobisomens, os vampiros e afins fazem parte de praticamente TODAS as antigas tradições. Na tradição judaica extra bíblica todas estas entidades são crias de Lilith com Adão… geradas nos sonhos eróticos deste com a Rainha da Noite (já os demônios são prole dela com Lúcifer)… provavelmente naquele ponto, a dita “primeira mulher de Adão” já teria se separado dele. Ou não! Alguns intérpretes entendem que o Homem Primitivo, Original teria uma aparência masculina mas conteria em si o masculino e o feminino(seria portanto andrógino… assim entendem Gênesis 01.27) e Lilith corresponderia a este feminino no Humano Primitivo… assim, na verdade todas as vezes que este homem dormia ele digamos, copulava em si… o masculino e o feminino nele, e destas cópulas nasceriam estes seres fantásticos, tão diversos de nós. Com a separação dos sexos (Gênesis 02.20-24) então isto teria cessado e Lilith agora na pele de Eva, separada dele, gera com este os humanos. Enfim… estamos falando de mitos ancestrais que tentam explicar não só o natural quanto o sobrenatural em e ao redor de nós. Há que se ter uma boa dose de boa vontade para fazer N leituras e interpretar de variadas formas antes de tecer algum juízo definitivo e sempre estar aberto a novas informações, inclusive os textos bíblicos a meu ver antes de assinar embaixo de uma visão puramente literal dos mesmos ou descarta-los como pura invenção. Exemplo, estas tradições sobre Lilith raramente se encontra nos círculos de teologia ortodoxa ou fundamentalista e na maioria das vezes que se encontra é tratando-a como lenda ou então como um ser diabólico.
Neste filme os Elfos me parece, vestem a capa destes mitos mais trevosos sobre as primeiras proles do Pai da Raça Humana conjunto à Mãe em sua primeira versão terrificante e poderosa!
Porque tanta firula para falar da série? Só para mostrar que a visão dos Elfos aqui exposta não é puramente invenção dos roteiristas mas que há elementos mitológicos suficientes que a comporta. Por fim… não seria nem o caso de ver os Elfos como vilões ou coisas ditas do Mal mas como criaturas ancestrais e originais que, ao ter seu espaço ancestral violado revidam de uma forma assustadora! Não parece uma interessante metáfora com os dias que estamos vivendo e com o belo revide que estamos tomando de certas pequenas criaturas “élficas” do mundo viral e cia?!
Pois é…
Pax et Lux
Valter Luis (Taliesin)
Nenhum comentário:
Postar um comentário