sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

- SIDNEY POITIER - UMA BANDEIRA PARA MUITOS…UM ÍCONE PARA TODOS -

Deus… está difícil… ontem também se foi além de Peter Bogdanovich, mas só hoje foi noticiado…o mito… SIDNEY POITIER aos 94 anos (iria fazer 95 mês que vem)…um dos maiores ícones da história do cinema! Falas de representatividade?! NINGUÉM viveu isto na pele e na alma como Poitier no cinema! O ator/astro conseguiu se tornar uma lenda… o primeiro ator afro-descendente a alcançar fama mundial na segunda metade dos anos 50 conquistando fama imorredoura nos EUA e no mundo a partir de então principalmente entre 1957 e 1972! Poitier foi tudo o que se pode imaginar e conquistar nas telas e fora dela concernente à sua arte… dono de uma beleza singular  e um carisma idem, se tornou um galã e símbolo sexual… com isto veio o enorme sucesso nas telas se tornando um campeão de bilheteria e um mega astro extremamente festejado. Mas foi mais além… revelou-se um senhor ator vencendo na categoria de melhor ator o mais cobiçado, importante e famoso prêmio do cinema… o oscar por UMA VOZ NAS SOMBRAS de 1963 …o primeiro ator negro a obter…mas teve outras interpretações memoráveis em filmes como: ÓDIO CEGO de 195O com Richard Widmark, SEMENTES DE VIOLÊNCIA de 1955 com Glenn Ford, MEU PECADO FOI NASCER de 1957 com Clark Gable e Yvonne de Carlo, UM HOMEM TEM 3 METROS DE ALTURA com John Cassavettes de 1957, ACORRENTADOS com Tony Curtis de 1958, PORGY & BESS de 1959 com Dorothy Damdridge, OS INVENCÍVEIS com Alan Ladd e James Darren em 1960, TORMENTAS DA ALMA de 1962 com Bobby Darin, O SOL TORNARÁ A BRILHAR com um elenco de atores negros espetacular como Ruby Dee e Louis Gosset Jr. e PARIS VIVE À NOITE com Paul Newman, Joanne Woodward, Diahann Carroll e Louis Armstrong ambos de 1961, OS LEGENDÁRIOS VIKINGS de 1964 novamente com Richard Widmark, depois repetindo pela terceira vez a dobradinha com Widmark em O CASO BEDFORD de 1965, UMA VIDA EM SUSPENSE também de 1965 com Anne Bancroft, o épico sobre Cristo onde faz Simão o cirineu… A MAIOR HISTÓRIA DE TODOS OS TEMPOS com um elenco dos sonhos… John Wayne, José Ferrer, Pat Boone, Carroll Backer, Angela Lansbury, Shelley Winters, Claude Rains, Telly Savallas, Martin Landau, Roddy Mcdowall, Van Heflin, Ina Balin, Donald Pleasence mais Dorothy Mcguire como Virgem Maria, Charlton Heston como João Batista e Max Von Sydow como Jesus, fez DUELO EM DIABLO KENYON em 1966 com James Garner, UM HOMEM PARA IVY de 1968, UM POR DEUS E O OUTRO PELO DIABO de 1972 com Harry Belafonte o único astro/ator negro que nos tempos de Poitier fez quase tanto sucesso quanto ele e THE WITH CONSPIRACY de 1975 com Michael Caine e Rutger Hauer. Mais recentemente o mito esteve nos filmes … SEPARADOS IGUAIS de 1991 com Burt Lancaster, MANDELA E DE KLERK de 1997 novamente com Caine, QUEBRA DE SIGILO de 1992 com um super elenco que incluiu além dele… Robert Redford, Dan Akroyd, Ben Kingsley, River Phoenix, David Strathairn e Mary Mcdowell e O CHACAL de 1997 com Richard Gere e Bruce Willis. 


Mas foi o ano de 1967 que escreveu a ferro fogo e rosas… muitas rosas e incenso o nome e a imagem de Poitier no ponto mais alto que um ator pode almejar… naquele ano o mito estrelou seus 3 mais emblemáticos, melhores e famosos filmes: clássicos … verdadeiras obras primas da sétima arte e um dos personagens se tornou praticamente um alter ego dele; falo do personagem de AO MESTRE COM CARINHO e os outros dois filmes são: ADIVINHE QUEM VEM PARA JANTAR?! com  Katherine Hepburn e Spencer Tracy e NO CALOR DA NOITE com Rod Steiger. Apesar do enorme sucesso e ter se tornado imortal definitivamente com estes 3 filmes e ser muito elogiado e incensado na interpretação desta vez nenhum deles deu o oscar para Poitier mas deu aos seus co-astros: Hepburn e Steiger como melhor atriz e ator naquele ano. 


Acho que o único ator negro comparável à Poitier na história do cinema é Denzel Washington, tanto como astro ( aqui com certeza teria um monte de igual calibre)  como ator ( aqui também há um bom número)… conseguir ser galã, sex simbol, astro popular campeão de bilheteria e um grande ator deverás consagrado. Mas não gosto de bater tanto na tecla da cor da pele quando esta em cena um cara como este, porque sua carreira e fama transcendeu raça! Mas ao mesmo instante isto é salutar citar porque este feito foi numa época onde isto era praticamente impossível! Hoje já há reclamações da classe artística negra por espaço ( e já estamos a viver mais de 40 anos com grandes astros negros estrelando blockbusters ou grande atores negros recebendo premiações) imagina então aquela época onde a referência mais famosa anterior àquela brilhante geração abridora de caminhos(sim … ele era o principal mas além dele e Belafonte havia nomes como as já citadas Damdridge, Dee e Carroll… Sammy Davis Jr, Jim Brown, Bill Cosby e um pouco depois Richard Pryor) era a grande Hattie Mcdaniel cujo feito notável foi ser a primeira pessoa negra a ganhar um oscar em 1939 como coadjuvante pela sua Mommie de E O Vento Levou?! … Ele e sua geração abriram as portas para que outros como ele e Denzel … caras como Will Smith, Eddie Murphy, Morgan Freeman, Samuel L. Jackson, Jamie Foxx, Danny Glover, Martin Lawrence e atrizes como Viola Davis, Woopi Goldberg, Alfre Woodward, Whitney Houston, Kerry Washington, Regina King dentre outras chegassem onde chegaram… e com toda razão querem continuar conquistando espaços. 


Um símbolo de uma raça? SIM! Mas sobretudo um símbolo e exemplo de profissional e ser humano além de qualquer rótulo ou etiqueta!


Descanse em paz grande Sidney…


Pax et Lux 


Valter Luis (Taliesin)









Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...