Só 77 anos!
Foi-se GAL COSTA!
Uma das maiores cantoras/intérpretes da MPB!
Uma das maiores e mais belas vozes do Brasil!
E uma das artistas campeã em venda de discos e das paradas das rádios e TVs no país entre 1975/1995, a era dourada do mundo do disco no Brasil! Gal naquele tempo, fazia mais sucesso e vendia muito mais do que Gilberto Gil e Caetano Veloso… dos 4 grandes baianos, nestes quesitos só encontrava rival em Maria Betânia! Ambas eram intérpretes e não eram compositoras como eram também os dois mais reverenciados conterrâneos!
Aliás, os 4 faziam a patota do dendê da MPB!
Depois veio Simone( Ivete era só projeto de criança crescendo) …tinha Raul Seixas e João Gilberto, mas praticamente o povo se esquecia que eram baianos! Gilberto por ser muito ligado ao Rio e Raul com muita identificação com o rock( no Brasil ele é o rei enquanto Rita Lee é a rainha do rock), ambos, pouco ou nada faziam de reverência à terra natal!
Gal assim alcançou um panteão de deuses/deusas da música brasileira extremamente seleto onde só encontra vozes e brilho rivais, além de Betânia em Rita Lee, Elis Regina, Simone, Marina Lima, Elza Soares, Clara Nunes…e num tempo em que não vendia-se tantos discos mas tocava-se muito em rádio …em Dalva de Oliveira, Maysa, Dolores Duran, Carmen Miranda, Emilinha Borba, Marlene e Angela Maria dentre outras.
Entre tantas músicas célebres fica difícil escolher as que mais fizeram sucesso na voz de Gal mas citarei algumas: Um dia de domingo com Tim Maia, Chuva de Prata, Baby, Festa do Interior, Aquarela do Brasil, Força Estranha, Sonho meu com Betânia, Canta Brasil, Folhetim, Vaca profana, Açaí … e claro …os imortais temas de abertura de duas novelas icônicas globais… Modinha para Gabriela de Gabriela (1975) e Brasil de Vale Tudo (1988). Entretanto a música que introduziu esta mulher no cenário nacional foi um cartão de visitas poderoso chamado: Meu Nome é Gal em 1969!
E assim, com esta poderosa e curta assinatura ela construiu em pouco mais de 55 anos de carreira (77 de vida) uma das mais belas e inesquecíveis páginas da Música!
Descanse em paz Grande Gal!
Pax et Lux
Valter Luis (Taliesin)
Nenhum comentário:
Postar um comentário