POSEIDON…
Dos filhos e filhas de Cronos e Réia, Poseidon era o quinto. Primeiro nasceu Héstia a primogênita, em seguida vieram outras 2 deusas: Deméter e Hera. Finalmente nasceram os deuses: Hades, Poseidon e Zeus …o caçula.
Quando os deuses venceram os Titãs, Zeus que salvara os irmãos tirando-os do ventre do Pai( ele foi salvo pela mãe, ao ser trocado por uma pedra, que Cronos devorou em lugar dele, e foi criado ocultamente pela mãe em forma de cabra, na ilha de Creta) repartiu o domínio do universo entre si e os irmãos. Zeus ficou com o domínio dos céus, Poseidon com o domínio de oceanos, mares e as grandes ilhas e Hades com o domínio do submundo. Enfim; isto é um resumo do patriarcado completamente institucionalizado. Primeiro tentado com relativo êxito por Urano, depois por Cronos com êxito maior… e finalmente Zeus consegue a supremacia plena para as divindades masculinas! Apenas a Terra conseguiu manter-se sob o controle das grandes deusas. Gaia passou o cetro a Réia e esta a Deméter. Assim, como a Terra funcionava como o centro da vida humana, elementar( fadas, ninfas, sátiros etc…), animal, vegetal e mineral…Deméter de certa forma é a quarta governante do cosmos. As demais deidades masculinas ou femininas assumiram alguma faceta particular ligada a natureza, sentimentos, ideias ou conhecimentos humanos.
Uma das facetas que mais aprecio em Poseidon é sua faceta de deus civilizador( dai porque era o grande rival da sobrinha Palas Atena, também uma divindade civilizadora) … Poseidon é considerado o pai e criador da mais célebre e lendária das civilizações ancestrais: a atlante( dai mais um detalhe para a rivalidade dele com Atena… ela era a grande patrona civilizadora de Atenas a principal cidade grega… e os gregos nos mitos… ou seus ancestrais muito remotos, são os grandes rivais dos atlantes). Poseidon, primeiro apaixona-se, ama e constrói uma bela cidade para sua amante e os filhos que tem com ela. É a famosa cidade de Atlântida/Atlantis! Esta se torna no maior império, na maior civilização do mundo, em um tempo antes da história registrada! Um dos maiores dramas dos mitos antigos é como, após milhares de anos, esta grande civilização encontrou seu fim em um cataclismo tremendo, afundando no oceano em uma única noite. As datações prováveis desta catástrofe, conforme o relato mais famoso sobre esta civilização, de Platão em seu: Diálogo entre Timaeus e Crítias, seria em torno de 9.600 AC à 8.400 AC. Pelo menos o afundamento da última ilha de Atlantis ( que no fundo seria um grande continente e não só uma ilha) … que trazia o nome do grande deus: Poseidonis ou Poseidia. A parte maior contudo teria sido destruída em dois cataclismos anteriores: um em torno de 25.000 a 20.000 AC( estudiosos modernos acreditam que a Antártida seja um resquício desta destruição, que teria a ver com a inversão dos polos terrestres e a mudança do eixo terrestre) e outro entre 12.000 à 10.000 AC( este associado por muitos, ao Grande Dilúvio de Noé e o fim da era do gelo).
Poseidon contudo, apesar de extremamente poderoso, tem um calcanhar de Àquiles… a subserviência ao irmão mais novo, talvez uma gratidão profunda por aquilo que este fez. Mas não era tão devotado quanto Palas Atena não. Pelo menos em uma oportunidade ele uniu-se com Hera e outros deuses contra o irmão.
Um dos símbolos de Poseidon era o cavalo, nada a ver com oceanos mas ligado a uma outra faceta sua… o provocador de grandes terremotos. Como se abalasse o mundo com seus grandes cascos.
O tridente de comando dele era provavelmente a arma mais poderosa do universo junto com os raios de Zeus. Um arquétipo destes mostra um ser humano profundo, silencioso mas ao mesmo instante culto, criador e extremamente temperamental. Geralmente é caracterizado como um gigante, moreno, barbado, de adereços imponentes e de formas extremamente másculas, muito sedutor mas não tão “galinha” quanto o irmão Zeus, basta ver sua devoção à amante mãe dos atlantes seus filhos. Um melancólico/colérico dos bons. Poseidon é, junto com Palas Atena, Hermes, Ártemis e Perséfone; as divindades gregas com as quais mais me identifico. Grande Figura!
Pax et Lux
Valter Luis (Taliesin)
Nenhum comentário:
Postar um comentário