quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O JUSTO VIVERÁ POR SUA FIDELIDADE



Então YHVH me respondeu:

"ESCREVA CLARAMENTE A VISÃO EM TÁBUAS, PARA QUE SE LEIA FACILMENTE.

POIS A VISÃO AGUARDA UM TEMPO DESIGNADO;

ELA FALA DO FIM, E NÃO FALHARÁ.

AINDA QUE DEMORE....ESPERA-A;

PORQUE ELA CERTAMENTE VIRÁ E NÃO SE ATRASARÁ.

O ÍMPIO ESTA ENVAIDECIDO...SEUS DESEJOS NÃO SÃO BONS.

'MAS O JUSTO VIVERÁ PELA SUA FIDELIDADE...' "
                                                                                Habacuc.2.2-4.




Gente boa, eu não sigo oficialmente religião nenhuma.

E se tem algo que aprendi nestes quase 17 anos de afastamento de uma religião institucionalizada específica é que DEUS INDEPENDE  delas.

Apesar delas dependerem MUITO Dele....por N motivos.

Outro dia eu escutava um pastor falar em uma rádio(e o mesmo me parece gente boa ainda que na minha visão ....equivocado) que ele tinha lido em um dos jornais de maior circulação do país uma matéria onde dizia que cresce o número de pessoas que se definem como EVANGÉLICAS,mas não frequentam ou melhor dizendo; não são filiadas a nenhuma denominação específica.

Dai ele passou a desfiar um rosário de como entendia ser aquilo um absurdo , da importância do 'crente' na visão dele congregar em alguma Igreja, de como isto era segundo ele vital para a vida espiritual da pessoa e a certa altura um dos ítens 'interessantes' que ele citou para os tais congregarem era.....SEREM DIZIMISTAS...

Dai na minha visão toda a 'defesa' dele degringolou de vez.

'SER DIZIMISTA NÃO É DEFINITIVAMENTE MOTIVO ALGUM PARA ALGUÉM SE FILIAR A UMA IGREJA....MUITO PELO CONTRÁRIO; EU DIRIA QUE É O ITEM MENOS ATRATIVO DE TAL EMPREITADA!'



Sabemos que QUALQUER organização desta Terra depende de contribuições financeiras para se estabelecerem e atuarem , não somos inocentes a ponto de pensar o oposto.

Mas elencar isto como uma 'regalia' de um membro de Igreja é que achei o fim da picada !

A começar que o tal dízimo era uma ordenança para israelitas em relação AO TEMPLO JUDAICO, para que a tribo de Levi  e os sacerdotes dela tirados, se mantivessem e executassem os ritos cultuais já que de todas as tribos israelitas ela foi a ÚNICA que ficou sem um território pois  sua função EXCLUSIVA era servir YHVH(Números.18.20-32) no único local de culto escolhido por Este(Deus) que era NO TABERNÁCULO DA CONGREGAÇÃO e posteriormente o MONTE DO TEMPLO.

Em todo o texto citado por mim da Bíblia vemos que isto era uma ordenança para ISRAELITAS em relação a ÚNICA tribo de Israel que ficou sem território porque sua função era o culto.

Esta regra era tão rígida que os israelitas estavam proibidos de cultuarem a Deus em qualquer outro lugar ou de outra forma que não as previstas na Lei e Estatutos(muito menos outras divindades) que não o Tabernáculo e depois o Templo de YHVH(2.Crônicas.29-32;34-35...sobre Ezequias e Josias dois reis que restauraram a forma de culto mosaica na nação judaica, quinhão do império bíblico davídico/salomônico que lhes sobrará após a divisão do reino por Jeroboão).

Ora bolas, se fossemos trazer esta Lei, estes estatutos e normas para os dias atuais TODAS as Igrejas deveriam abrir mão de seus templos em favor de UM ÚNICO lugar de culto o que sabemos é não só impraticável quanto um absurdo.

Já pensou ? Todos os cristãos terem que ir cultuar a Deus apenas na basílica de São Pedro e ser veementemente proibido erigir-se outras Igrejas além dela?

Também neste templo deveria ter oferendas de todos os tipos incluso animais(engraçado que hoje os cristãos chamam de' diabólicos' cultos que se baseiam em sacrifícios animais se esquecendo da origem de seu próprio culto ou seja; os ritos judaicos de imolação de animais )como havia no templo judaico afinal o LITERALISMO implica nestas coisas não?



Pois era assim no antigo Israel....não existiam sinagogas(que passaram a existir pós exílio babilônico), templos ou lugares de culto a não ser onde primeiro estava o tabernáculo de YHVH depois seu templo....era ali que se cultuava, faziam-se sacrifícios etc...nas festas anuais estabelecidas e quando os israelitas desobedeciam e criavam lugares de culto alternativos mesmo com a premissa de serem para YHVH eram tidos como rebeldes as ordens divinas(2 Reis.18.22...reparem que o general assírio afronta os judeus dizendo que como eles poderiam crer que YHVH lhes socorreria se Ezequias tinha destruido seus altares e lugares de culto? ou seja; corroborando que muitas vezes os judeus e israelitas em desobediência a Lei mosaica erigiam lugares de culto alternativos ao próprio YHVH e reis como Ezequias e Josias os destruiram).

Apenas a páscoa poderia ser celebrada em casas pois era um ritual de LEMBRANÇA não de culto especificamente!

Desta forma as ordenanças quanto a dízimos e ofertas(que por sinal em se tratando do dízimo era ANUAL )visavam exclusivamente retribuir de alguma forma a tribo preterida quando da escolha de quais tribos herdariam o que já que sua função seria sacerdotal somente.

Voltando ao dito pastor, ele continuou seu discurso mostrando a importância , a necessidade de uma pessoa que se autodenomina 'evangélica' cultuar em uma Igreja.

Só faltou dizer que isto era VITAL para a 'salvação' da mesma mas de tanto que falou, isto para mim ficou implícito.

Dai que pús-me a pensar....o que torna uma pessoa um cultuador de Deus?

Seu amor e dedicação por Deus ou o local que definem como sua morada ou sua Igreja?

Talvez na era antiga isto tenha tido sua necessidade mas ver um líder cristão usando do mesmo argumento de um cultuador israelita de mais de 2 mil anos atrás me soa estranho ainda mais  depois destas palavras de Cristo no evangelho de João(JESUS DECLAROU;CREIA EM MIM, MULHER, ESTA PRÓXIMA A HORA EM QUE VOCÊS NÃO ADORARÃO O PAI NESTE MONTE, NEM EM JERUSALÉM....NO ENTANTO, ESTÁ CHEGANDO A HORA, E DE FATO JÁ CHEGOU , EM QUE OS VERDADEIROS ADORADORES ADORARÃO AO PAI EM ESPÍRITO E EM VERDADE...SÃO ESTES ADORADORES QUE O PAI PROCURA. DEUS É ESPÍRITO, E É NECESSÁRIO QUE OS SEUS ADORADORES O ADOREM EM ESPÍRITO E EM VERDADE.João.4.21-24).



Se vocês gastarem tempo lendo todo o capítulo 4 de João verão  coisas interessantes.Primeiro Jesus reconhece que realmente houve um tempo que o local de culto e a forma de culto específica dada aos judeus era salutar e necessária para o desenvolvimento espiritual do povo.

Os samaritanos não eram gentios mas faziam parte de uma mistura de povos que foram trazidos pelos Assírios por ocasião da conquista destes do reino do norte...
Eles levaram as 10 tribos(hoje tidas como perdidas) de Israel para outras paragens e trouxeram povos de outras culturas para ocuparem seu lugar....este era o jeito deles de descaracterizarem uma nação, um povo, uma cultura e evitarem futuras revoltas.

Com o tempo esta mistura de povos foi mais ou menos assimilada aos judeus quando estes voltaram do cativeiro babilônico e passaram a controlar a maior parte da antiga Israel mas nunca plenamente....assim adotaram o culto judeu(aceitavam por exemplo o Pentateuco mas não os demais livros do chamado antigo testamento ) e executavam seus rituais num monte de Samaria e com o tempo passaram a ter o dito monte como o VERDADEIRO lugar de culto a YHVH...

Segundo a leitura de Neemias 4 em diante a animosidade parece ter começado devido a oposição samaritana em que os judeus voltassem a se estabelecer na Terra.

Seja lá como for, Cristo demonstra a mulher que os judeus tinham a tradição correta e por isto adoravam o que sabiam enquanto os samaritanos tinham uma tradição fraccionada.



Cristo foi preconceituoso?

Talvez...para alguns...não para mim ...pois entendi sua visão.

Ela estava calcada numa verdade simples....COMO QUE ALGUÉM QUE SE METE A ADORAR O DEUS VENERADO A SÉCULOS POR OUTRO POVO QUER ENSINAR ESTE POVO A FORMA E LUGARES CORRETOS DE ADORAÇÃO?

Um contrassenso não?

Mas o mais interessante do diálogo do mestre com a dita mulher é o que vem depois e que transcrevi com destaque logo acima.

Ele deixa claro que o tempo de lugares e formas ritualísticas específicas para cultuar-se o Divino e contatá-lo estavam com os dias contados.

Aliás; ele disse que já havia terminado!

Desta forma Cristo NÃO NEGA a importância da religião institucionaliada enquanto AIA, do ser humano mas define o seu papel NO TEMPO E ESPAÇO muito claramente...muitos pelo fato de depois ele falar de 'sua Igreja'  e das chaves do reinos dos céus a um apóstolo específico(Pedro) aludem que Cristo não quis abolir lugares de culto especificamente mas apenas enfocar a adoração interior no relato à mulher.

Mas estes mesmos se esqueçem que a visão de Cristo sobre o termo 'Igreja' era universalizada e o dito apóstolo em questão exemplificava para ele cada 'pedra'(dai dizer Pedro tú é pedra) espiritual que ele usaria para erigir tal Igreja espiritual... NUNCA presa ao tempo e espaço...Nunca legando ao suposto apóstolo o direito de ligar ou desligar ninguém do reino dos céus literalmente e exclusivamente ou muito menos a uma sucessão de herdeiros dele com o dito controle....mas enfocando basicamente o poder ESPIRITUAL que tem o verdadeiro seguidor de Cristo(exemplificado em Pedro a pequena pedra...já que como diz Paulo a verdadeira Pedra angular era o próprio Cristo) de acessar  as mais altas esferas do reino dos céus....quem duvidar disto basta ter um olhar ISENTO, CRÍTICO e LÚCIDO sobre a História da Igreja e do poder de tais líderes de ligar e desligar o que bem entendessem para perceberem a FURADA que o Cristianismo se meteu quando tornou literal o metafórico e legal o espiritual.



Igreja para ele na verdade era CADA ADORADOR EM ESPÍRITO E EM VERDADE do Pai Celestial que viriam surgir a partir de então não uma organização X específica e que se abrroga-se como ÚNICA depositária do' direito' de interceder entre o homem e Deus.


E TODAS as Igrejas que vieram depois da suposta 'mãe'(suposta porque a verdadeira mãe se é que poderiamos usar tal termo seria a Igreja em Jerusalém que foi extinta com a destruição da cidade por Tito em 70 DC pois afinal foi lá que Cristo pregou, morreu, foi ascenso ao céu e onde formou seu colegiado de apóstolos e teve suas primeiras reuniões no cenáculo, partindo também dali os missionários que pregaram primeiro na Ásia menor até que um dia chegaram no território da suposta mãe)participam do mesmíssimo vício ou seja; se você não faz parte do rebanho, você não é de Cristo, se você não vai a Igreja a ou b você não tem Cristo no coração nem muito menos Cristo te reconhece como um seguidor dele.

Enfim; CONFINARAM CRISTO E SUA MENSAGEM NAQUILO QUE ELE MESMO DISSE NÃO SER MAIS NECESSÁRIO OU SEJA; QUATRO PAREDES E UMA ORGANIZAÇÃO LEGAL....EXCLUSIVA!

O que me chama a atenção neste texto que retirei de Habacuc é a frase que usei para dar titulo ao texto ou seja; O JUSTO VIVERÁ POR SUA FÉ OU FIDELIDADE.



Sim,Fides(Fides era na mitologia romana a personificação da palavra dada.
Era representada como uma idosa de cabelos brancos, sendo entendida como mais velha que o próprio Júpiter. Desta maneira pretendia-se transmitir a noção que a palavra dada, o compromisso, era a base da sociedade e da ordem política. Acreditava-se que o próprio culto da deusa era muito antigo e que teria sido introduzido no tempo de Numa Pompílio...fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Fides) é a fé em execução ou seja; a dedicação plena ao Divino e a Verdade, não importando onde ou como.


Quando o texto de Habacuc enfatiza que O JUSTO viveria por sua fé ou fidelidade ele não esta focalizando um culto específico(ainda que em seu tempo o culto judaico fosse uma instituição reconhecida por ele como tal)mas acenando para um futuro, um tempo onde lugares de culto seriam de menor relevância pois um adorador do Divino seria conhecido por SUAS AÇÕES não pelo lugar que frequentaria ou tradições disto e daquilo(!


Fides, suas ações, sua fidelidade seria o sinal de UM JUSTO não sua Igreja!


A impiedade segundo o texto cresceria a tal ponto que dá-nos a entender que não mediria esforços para estar onde nem bem se espera-se, inclusive nas ditas 'casas de Deus' mas um JUSTO seria reconhecido por SUA FIDELIDADE dentro ou fora de tais Igrejas.


Para Jesus o TEMPO DESIGNADO...O FIM  profetizado por Habacuc começou com sua vinda, e mesmo alguns ocultistas reconhecem que na sucessão de  grandes avatares iluminados que vieram trazer a mensagem da Luz Celeste Cristo ocupa a posição de ultimo deles antes do Kalki Avatará ou seja; daquele que estabelecerá finalmente a Era de Luz na Terra.


Para alguns destes inclusive ele é o próprio, que RETORNARÁ agora nesta função!




Alguns seguimentos do Islã por exemplo pregam também isto(Segunda vinda de Cristo, Segundo Advento ou Parusia (grego transliterado=parousia, com o significado imediato e simples de "presença") é termo usualmente empregado com a significação religiosa de "volta gloriosa de Jesus Cristo, no final dos tempos, para presidir o Juízo Final", conforme crêem as várias religiões cristãs e muçulmanas, inclusive sincréticas e esotéricas.
As especificidades sobre o tema são definidas individualmente por cada religião ou expressão religiosa, conforme a sua crença, com pontos semelhantes e não tão semelhantes...fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_vinda_de_Cristo).


O Fim assim seria um tempo que definiria os verdadeiros espiritualistas pelo que tem verdadeiramente DENTRO do coração E expressam COM SUAS VIDAS MUNDO AFORA  não pelos lugares que freguentam para cultuar Deus.


A necessidade de JUSTOS hoje em dia é vital!


Temos 'crentes' demais,católicos demais, 'cristãos' demais, 'judeus' demais, 'islâmicos' demais, 'budistas' demais, 'hinduistas' demais' etc....mas JUSTOS?  


Temos muito poucos!




Tai talvez o porque do simbolismo dos 144 mil  israelitas de todas as tribos que são considerados extremamente justos no apocalipse....COMO ENTENDER ESTE TEXTO LITERALMENTE SE HOJE SABEMOS QUE PELO MENOS 10 DESTAS TRIBOS PERDERAM-SE NAS BRUMAS DO TEMPO HAVENDO UMA SÉRIE DE CONJECTURAS DO QUE TENHA HAVIDO COM ELAS?


Seriam estes 144 mil israelitas(e não judeus pois de cada uma das doze tribo tem uma percentagem) literais que misteriosamente aparecerão no tempo do fim e executarão uma missão específica.... ou eles simbolizariam o Israel espiritual que são todos os justos do mundo!?


Não tenho sinceramente uma opinião definida, formada sobre isto e as teorias de onde estão e o que foi feito com estas tribos e como Deus fará para que as mesmas se manifestem no tempo do fim fazem parte do legado mitico judaico/cristão de há muito!


Alguns dizem que eles se perderam para sempre mesclados a outros povos, outros dizem que existem agrupamentos humanos em países como China e Índia que indicam uma origem ancestral de culto israelita, outros disseram que eles nada mais eram que os habitantes do Novo Mundo que para cá vieram após a destruição do reino do Norte, outros que foram morar no interior da Terra, nos reinos intraterrenos de Agartha ou Shambhalla e por ai se vai...


Penso sinceramente que a mesma Entidade Divina que permitiu que os mesmos fossem espalhados pelo mundo de tal forma que hoje despertem todas estas teorias tal o mistérios que pairam sobre eles pode trazê-los à luz do dia da História se quiser....LITERALMENTE.... talvez, quem sabe eu ou você que me lê tenha sem o saber o sangue de algumas destas tribos perdidas não e isto virá a lume neste dito tempo do FIM?


Mas será que é isto mesmo que significam os 144 mil?....Repito!


Não sei....




Seja o que forem a metáfora aqui é mais forte que a literalidade pois simbolizam os justos que tem vidas íntegras ante a Divindade!


Chegou o tempo em que o justo viveria por sua fidelidade!


Uma fidelidade que transcende cultos, igrejas, religiões e adentra no mistério interno na comunhão com o Divino na Essência do Sêr!


Você....Eu...Todos nós que nos sentimos humanos de boa vontade estamos sendo DESAFIADOS a sermos fiéis em nossa justiça...no nosso viver!


Aceitaremos o desafio?


Ou integraremos o grupo dos igrejeiros de plantão que acreditam que basta estarem numa Igreja que estão 'seguindo' a Jesus e cia?


Não me interpretem mau por favor... Igreja é bom....mas não é essencial para salvação de ninguém....muito menos para designar quem ou o que é Justo , Íntegro ou Fiel!




Abraços....




Pax e Lux




Valter Taliesin


Obs...se repararem algum erro de tecla me desculpem....escrevi o texto sobre forte pressão de dor nas têmporas.... qualquer coisa corrigirei mais à frente...mas não poderia me furtar e deixar de escrever o texto NESTE MOMENTO em que senti a inspiração fluir!



Musica Sagrada




Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...