sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O SENTIDO DA VIDA

                                                                                                                                                


  MONTY PYTHON...O SENTIDO DA VIDA                                                                                                             




FONTE YOUTUBE




1983


Lembro-me bem deste ano...


Completava 20 anos....bons tempos aqueles....ou será que não?


Nós humanos(ou pelo menos a maioria) temos verdadeira TARA pelas lembranças de um passado que sentimos bom, melhor, verdadeiro....


Mas lembrando-me bem não era só mar de rosas não...


Todavia talvez o desencanto dos 40 e tantos anos vendo a humanidade se esfacelar ainda não havia chegado... e por pior que fosse a situação naqueles tempos bem....tinhamos ainda o Queen, os Ramones,o Pink Floyd inteiro,os Stones ainda estavam no viço,Purple e The Who ainda faziam das suas sem parecerem anacrônicos e tinha a 'turma nova'... Police, U2,Duran Duran,R.E.M..Madonna era acreditem....uma garotinha fofinha, Lionel Ritchie cantava a plenos pulmões como... Era longa a noite, Prince era o estranho mais amado do plâneta e Michael... bem ;Michael ainda era negro e era o deus supremo do show business.


Fazia pouquissimo tempo que o sonho dos Beatles voltarem a se reunir tinha acabado de vez ...mais ou menos na mesma época o Zeppelin chegava ao fim pelo mesmo motivo e o Who tentava catar os cacos após a partida de Moon, a saudade de Elvis ainda estava fresca... até a memória de Hendrix,Joplin e Morrison não estava tão distante assim...


Uns cabelos esquisitos , uns penteados estranhos, umas maquiagens carregadas surgiam no cenário pós punk/disco mundial e  Boy George reinava soberano vindo do mundo underground para tomar o trono do agora comportadíssimo David Bowie.
Elton John começava sua fase mais melosa mas nem por isto menos inspirada e de sucesso e no cinema encerrava-se a primeira parte da trilogia Star Wars e ainda saboreavamos o gosto de Indiana Jones,Blade Runner e E.T. o extraterrestre.


Steven Spielberg deixava de ser saudado por alguns como mago e gênio do cinema para ser considerado até um alienígena em missão na Terra de tão venerado que se tornou após E.T. e o mundo rebolava feito louco nas imagens de Jennifer Beals e seu Flashdance com Irene Cara e Michael Sambello cantando a trilha sonora.


Na TV... Fame começava a iniciar sua carreira de sucesso após fazer auê no cinema com a mesma Cara no início da década e chegava ao fim junto com Star Wars uma série de séries espaciais legais como Bucky Rogers e a primeira Battlestar Galáctica.


O bom era que pelo menos ressuscitaram Stark Trek agora no cinema e o homem continuava sonhando ir aonde nenhum outro homem jamais esteve(e não estavamos falando de virgens rs).


No cenário político mundial os primeiros sinais do final da guerra fria começavam a se anunciar no ar e o mundo encararia o boicote olímpico a Los Angeles... do bloco soviético no ano seguinte apenas como 'birrinha de criança' por causa da  palhaçada anterior dos EUA e cia no início da década em Moscou(como se naquela briga existissem 'inocentes').


Enfim, o mundo parecia começar uma era mais relax mas ...eis que a AIDS surgiu nas nossas vidas para cortar o barato do sexo livre , leve e solto e a era paz e amor ficou para trás de vez... agora só com camisinha baby e olha lá!


E também têve CHERNOBYLL!!!


Foi nesse cenário meio mutante que o Python lançaria um dos melhores filmes de sua carreira...O SENTIDO DA VIDA, o grupo de um humor genuinamente inglês mas com talento poderoso para conquistar o mundo todo vinha com uma obra que propunha escrachar de vez todos os tipos possíveis de ideologias,teologias e hipocrisias que entendiam grassar no mundo.


E o público riu as beças com as palhaçadas politicamente incorretas do Python(sim naquele tempo podia rs)..


Mas o que POUCOS parecem ter entendido é que na verdade o Python não estava achando GRAÇA nenhuma do nosso mundinho!


O filme é uma crítica ácida e corrosiva a toda manifestação hipócrita que possamos entender na nossa sociedade e extremamente cético em relação ao ser humano... muito mais do que em relação a Deus como se alardeou tanto na época.


Se analisarmos o filme , os caras detonam mesmo é a humanidade e suas idiotices...o final com aquele céu caricato e não-reencarnacionista(ali estão todos os que morreram em qualquer época mostrada no filme) é o gran finale que Richard Dawkins ou Christopher Hitchens com certeza pediriam a Deus ....se crêssem nele claro...


Obviamente na época a maioria das pessoas de 'fé' e mais intransigentes detonaram o Python e até hoje vemos que o filme escandaliza meio mundo que diz ser crente prá caramba...entretanto ontem estava revendo o filme e tentei vê-lo pelo prisma dos céticos(YES ...porque eu não sou um deles)..não é fácil fazer este exercício de tentar enxergar o mundo com os olhos do 'outro' sem deixarmos que nossa opiniões interfiram no processo....tem que ter digamos... uma certa dose de coragem e sangue frio, pois tem momentos que literalmente o estômago quer dar uma reviradinha e você quer trocar de prosa rapidinho...mas fiquei eu lá o filme todo...lembro que na primeira vez que vi este filme fiquei chateado com a maioria das piadas dai que simplesmente foi um dos poucos filmes de importância cinematográfica que me lembro ter visto apenas uma única vez(sim... já fui mais Caxias), mas agora em tempos tão estranhos resolvi dar mais uma chance para os caras ou eles me deram uma... sei lá, rs...


E no final da metragem percebi uma coisa que tinha me fugido completamente até então...


Vi que o problema dos céticos não é Deus ou a fé especificamente mas....aqueles que se definem como pessoas de 'fé' e as desculpas que arrumam para os seus preconceitos, seus exclusivismos,suas idiossincrasias e toda a parafernália que muitos engolem e cospem através de sermões e palavras de ordem mundo afora.


Deus se tornou  um problema para os céticos por nossa causa...por culpa dos que....'acreditam'!


Sabe porque?


Porque pregar e NÃO VIVER virou rotina universal desde o primeiro camarada que se auto intitulou sumo-sacerdote de alguma coisa ou se disse escolhido para tal por Deus ou Deusa X ou Y!


Os pagãos vem hoje e dizem:...' esta coisa de preconceito religioso só passou a existir depois que o monoteismo surgiu'... tá...beleza....e o que dizer de Roma pagã antiga crucificando e queimando cristãos como 'ATEUS' porque não criam nos deuses e na divindade do Imperador?


Ou dos assírios que quando conquistavam países retiravam as populações locais e as deslocavam para outros lugares e destruiam a memória de seu deuses?


Ou da velha e boa Índia que com o tempo transformou o sistema de castas numa das coisas mais abomináveis e infinitamente longe do significado original que os Vedas lhe deram?


O que falar ainda da fome de sangue de muitos 'deuses'(na verdade de seguidores imbecilizados... com certeza) exigindo sacrifícios sanguinolentos mundo afora?


Ai sai o paganismo da História e entram os monoteístas capitaneados pelos cristãos e....mudou alguma coisa?


NYET!


AGORA OS PERSEGUIDOS SE TORNARAM PERSEGUIDORES!


E com o tempo estavamos vendo fés monoteistas se matando umas as outras. 


Primeiro de religiões diferentes:cristãos versus judeus, cristãos versus islâmicos e depois seitas divergentes dentro das próprias religiões...cristãos católicos versus cristãos ortodoxos,  islâmicos xiitas versus islâmicos sunitas,cristãos católicos versus  cristãos cátaros,cristãos católicos versus  cristãos protestantes, cristãos protestantes A versus cristãos protestante B e por ai se vai.


Claro, fora os pega prá capar teológicos que se não chegaram as vias de fato incendiaram o mundo da fé com debates e acusações de heresias de todos os lados...


AH!!!


Poderão dizer alguns ,mas você esta sendo MUITO rigoroso com as religiões e muita coisa disto é História ...


História?


Olhemos para o mundo agora... e o que estamos vendo?


UM RADICALISMO ABSURDO TOMANDO CONTA DE ABSOLUTAMENTE QUASE TODAS AS SEITAS E RELIGIÕES DA TERRA!


Claro, NEM TODOS  entraram neste barco e tem muita gente que sabe defender o quinhão da Divindade de maneira digna, estes não só eu sei que existem como TENTO ser um dos tais!


Mas quando um monte de gente vai 'marchar por Jesus' e no embalo tenta se imiscuir na vida particular dos outros eu fico preocupado!


Não que o outro lado também não tenha feito das suas claro; a parada gay de SP tem se tornado tão intolerante com os intolerantes quanto!


Dizem que é a revanche dos excluídos contra os opressores, pode até ser mas....


SERÁ QUE VAMOS CHEGAR A ALGUM LUGAR RADICALIZANDO ASSIM?


UMA SOCIEDADE LAICA se constrói com respeito ao diferente ....ISTO É A VERDADEIRA IGUALDADE....


UMA RELIGIOSIDADE VERDADEIRA se firma ao VIVER-SE o que se PREGA mais do que se FALA e se falamos de AMOR....ISTO É FRATERNIDADE.....


UM MUNDO LIVRE só o é quando permite a livre expressão de todos os seus membros desde que esta 'expressão' não atinja a liberdade do outro....ISTO É LIBERDADE...


Mas minha pergunta é:


QUANTOS DE NÓS REALMENTE QUEREMOS UMA SOCIEDADE LAICA , UMA RELIGIOSIDADE VERDADEIRAMENTE SADIA E UM MUNDO REALMENTE LIVRE?


Aliás; a frase de um dos atores do Python bem na cena final vai bem por ai... quando ele define numa frase, no fecho da cena final do filme o que entende... deveria ser uma atitude clara e realmente espiritual dos que se dizem espirituais...
Ainda que usando da ironia em fazê-lo já que o filme tratou o tempo todo da incoerência entre predica e vivência da humanidade em geral!


Sei que MUITA gente de fé que ler isto aqui vai divergir de mim e RESPEITO isto mas penso que também posso me exprimir a este respeito.


É fato que com certeza quando entramos nos nossos templos, nos nossos salões de reuniões, em nossas reuniões misticas, em nossos covens,em nossas sinagogas ,mesquitas etc... e tal não pensamos que estamos agindo de forma desagregadora...longe disto...penso que TODOS pensam estar fazendo o que é correto e certo e até certo ponto concordo ....MAS...


Porque o mundo continua o que é se a gigantesca maioria dos humanos crêem em alguma coisa?


Se contar-se os ateus e céticos na ponta dos dedos, apesar do número dos tais terem crescido bem desde os longínguos anos de 1983(dizem que neste ultimo censo dez por cento dos brasileiros se declararam sem religião; não sei se são céticos ou ateus nem se tais dados procedem mas isto já mostra que alguma coisa mudou)ainda assim o número dos humanos que crêem é MUITO  maior!


Seria como comparar o elefante com a formiguinha da piada!


Dai me pergunto; esta errado o que cremos ou DA FORMA COMO CREMOS?


ESTAMOS CRENDO DE FORMA UNITIVA, FRATERNA, AMOROSA E BONDOSA OU DESAGREGADORA, EXCLUSIVISTA, SEPARATISTA E PRECOCEITUOSA!?


Por fim ...SERÁ QUE O OBJETIVO DE NOSSA FÉ ESTA SATISFEITO CONOSCO!?


Será que Deus, Deusa,Alá,Adonai, Cristo,Krishna,Shiva, Buda, deuses, deusas,hierarquias, anjos ou qualquer outro nome  com que se nomeie o Mistério Último ou seus ajudantes estão felizes com os rumos de nossa toada de fé?


AH!... fulano, mas eu sou de paz, minha religião é de paz nós não defendemos violência... Certo....mas... pregamos o exclusivismo, o único caminho salvífico,o único e 'verdadeiro' Deus etc...


INTERESSANTE!!! 


Dai que o outro lado também se sentirá no direito de fazer o mesmo e vai que vai um mais esquentado entende que tem que acirrar mais um pouco sua 'voz' para fazer-se entender e...


DAI A POUCO ESTAMOS TODOS NOS ENGALFINHANDO!


Claro, tudo isto com muita 'fé' e 'amor'  no coração!


Infelizmente esta tem sido a História dos humanos de Fé e 'boa vontade' deste mundo !


Desta forma eu  penso que cada um de nós que cremos ao invés de criticarmos os tais ateus e céticos deveriamos procurar entender O PORQUE de suas posições...


Mas talvez seja pedir muito né?


Afinal se não conseguimos nem entender a posição de outras pessoas de fé?


Quiça daqueles que descrêem não é mesmo!?


E ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE como dizia a mais de 55 anos o titulo brasileiro do famoso filme Giant de mestre George Stevens com os saudosos... Liz Taylor, James Dean,Carroll Backer e Rock Hudson.


E por conseguinte o tal SENTIDO DA VIDA vai ficando cada vez mais distante daqueles que vêem tal irracionalidade e começam a julgar nossas divindades por meio de seus adoradores.


Claro, que se danem... pensam alguns!


Que vão para o inferno... bando de incréus!


Pois é...mas se a CULPA por muitos deles estarem da forma que estão for  nossa...que dizemos que crêmos...será que não sobrará um pouquinho deste 'inferno' para nós também!?


Ou será que já não esta sobrando!?


EU PENSO QUE ESTA!




Espero ter-me feito entender....


SENDO ASSIM REPITO ESTE VÍDEO QUE POSTEI TAMBÉM NO TEXTO ANTERIOR SOBRE MELQUISEDEC E QUE PARA MIM REFLETE BEM O QUE ENTENDO QUE DEVERIA SER A VERDADEIRA POSTURA DOS CHAMADOS ESPIRITUAIS DESTE MUNDO...


LIVRE, LEVE, SOLTA, INCLUSIVA,FRATERNA, IGUALITÁRIA,BONDOSA, AMOROSA...TRADICIONAL MAS TAMBÉM REVOLUCIONÁRIA(Paradoxo? Não creio, basta cada um manter o respeito pelo diverso e pelo diferente e aproveitar o que entende ser o melhor de dois mundos...o passado e o futuro para construir-se no presente).


 VÍDEO CONSPIRAÇÃO ESPIRITUAL




FONTE YOUTUBE




Abraços 




Pax e Lux




VALTER TALIESIN

























Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...