domingo, 2 de outubro de 2011

A MULHER E O DRAGÃO

A MULHER E O DRAGÃO










Fonte: Google imagens.






Um sinal grandioso apareceu no ceú: Uma MULHER vestida com o sol, tendo a lua sob os pés e sobre a cabeça uma coroa com 12 estrelas; estava grávida e gritava, entre as dores de parto, atormentada para dar a luz. Apareceu então outro sinal no céu: um grande DRAGÃO, cor de fogo, com 7 cabeças, 10 chifres, e sobre as cabeças 7 diademas; sua cauda arrastava um terço das estrelas do céu, lançando-as para a terra. O Dragão postou-se diante da Mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho, tão logo nascesse. Ela deu à luz um filho, um varão, que regerá todas as nações com cetro de ferro. Seu filho, porém foi arrebatado para junto de Deus e de seu trono, e a Mulher fugiu para o deserto, onde Deus lhe havia preparado um lugar em que fosse alimentada por 1260 dias.


Houve então uma batalha no céu: MIGUEL e seus Anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão batalhou, juntamente com seus Anjos, mas foi derrotado, e não se encontrou mais um lugar para eles no céu. Foi expulso o grande Dragão, a antiga Serpente, o chamado Diabo ou Satanás, sedutor de toda a terra habitada - foi expulso para a terra, e seus Anjos foram expulsos com ele. Ouvi uma voz forte no céu proclamando:


"Agora realizou-se a salvação, o poder
e a realeza do nosso Deus,
e a autoridade do seu Cristo:
porque foi expulso o Acusador dos nossos irmãos,
aqueles que os acusava dia e noite diante de nosso Deus.
Eles, porém, o venceram
graças ao sangue do Cordeiro
e pela Palavra do seu Testemunho,
pois desprezavam a própria vida até à morte.
Por isso, alegrai-vos, ó céu,
e vós que o habitais!
Ai da terra e do mar,
porque o Diabo desceu para junto de vós cheio de grande furor,
sabendo que lhe resta pouco tempo."


Ao ver que fora expulso para a terra, o Dragão pôs-se a perseguir a Mulher que dera à luz o Filho Varão. Ela, porém, recebeu as duas asas da grande Águia para voar ao deserto, para o lugar em que, longe da Serpente, é alimentada por um tempo, tempos, e metade de um tempo
A Serpente, então, vomitou água como um rio atrás da Mulher, a fim de submergi-la. A terra, porém, veio em socorro da Mulher: a terra abriu a boca e engoliu o rio que o Dragão vomitara. Enfurecido por causa da Mulher, o Dragão foi então guerrear contra o resto dos seus descendentes, os que observam os mandamentos de Deus e mantém o Testemunho de Jesus.


APOCALIPSE.12.








De todos os mistérios simbolistas do Apocalipse, ultimamente este tem sido o que tem despertado um enorme interesse exatamente porque após o sucesso de O código da Vinci de Dan Brown e tudo o que veio antes e em seguida sobre o tema e que ficou em evidência com o sucesso enorme deste livro, a identidade da mulher em questão passou a ser contestada e a receber novas interpretações.


Segunda esta nova visão João na verdade estaria escrevendo sobre Maria Madalena e a linhagem sagrada de Jesus com ela que seria sua esposa.


Assim sendo o Dragão vermelho também ganhou nova interpretação...passou a ser considerado a ortodoxia cristã que não reconhece e pior; ao longo dos anos persegue a mulher e seus descendentes.


Bom, a princípio queremos dizer antes de mais nada que este como qualquer outro dos textos apocalípticos são passíveis de N tipos de interpretações.


E os estudiosos ao longo dos anos é exatamente isto que tem feito.


O que eu já li e vi de teorias sobre este assunto não esta, como se dizia antigamente ....NO GIBI!


Algumas interessantes, outras arrojadas, outras tradicionais, outras aparentemente estapafúrdias...


Enfim...MUITAS mesmo!


Vejamos então o que podemos nós aqui e agora com os insights que recebemos e diante de tudo também o que conhecemos conseguimos aferir sobre este assunto tão palpitante.






UMA MULHER VESTIDA COM O SOL... O primeiro detalhe que nos chama a atenção são as vestimentas desta mulher...o próprio sol...


Estariamos diante de um fenômeno celeste aqui?


De simbolismos zodiacais?


Sobrenaturais?


Passados ou futuros?


O sol como sabemos é miticamente o hierarca deste sistema solar.


Tudo gira em torno dele e na ampla maioria das mitologias antigas os deuses maiores são solares .


Entretanto em algumas culturas ele estava associado ao elemento feminino da divindade.


O sol assim como a terra é o doador da vida para todos os seres vivos do planeta,é aquele que regula o clima, as estações,as eras.


Se o sol estivesse um milimetro mais perto ou distante o tipo de vida na terra poderia ser outro ou até ser comprometida a própria capacidade desta ter ou não vida.


Desta forma a terra e todos os planetas deste sistema dependem tudo o que são do astro rei.


No contexto espiritual isto também é muito evidente.


O sol simboliza o hierarca maior da espiritalidade do sistema...O CRISTO....A DIVINDADE ...O GÊNIO TUTELAR MAIOR...


Cristo é plenamente associado ao sol assim como divindades como Osíris,Amon-Rá, Hórus,Bel,Viracocha,Apolo,Balder,Mitra...todos divindades com contextos de deuses salvadores e civilizadores muito fortes.


MIguel arcanjo também é outra entidade sagrada associada ao astro Rei.


Aqui temos uma Mulher...o texto usa da palavra como substantivo, com letra inicial maiúscula, para o leitor iniciado do texto sacro entender que não é uma mulher qualquer.


É uma Mulher que para o contexto iniciático da Igreja primitiva e do antigo Israel e PASMEM os ortodoxos e fundamentalistas...das antigas religiões de mistérios do mundo antigo(as similaridades entre seu mito e deusas como Ísis,Gaia,Réia,Semíramis, a Mãe negra são escandalosamente evidentes dando a entender que se estas similaridades não foram intencionais no sentido do cristianismo beber nestas antigas religiões teve no MÍNIMO uma fonte e origens comuns para tais mistérios com estas)é extremamente conhecida e diferenciada das demais companheiras de sexo.


Estaríamos diante de uma Mulher de fato ou de um conceito mítico!?


Estaríamos falando de um ser humano passado ou futuro ou de analogia, metáfora e simbologia?


Até hoje os debates seguem acalorados a este respeito.


Entretanto se voltarmos um pouco no tempo e espaço vamos encontrar a dita mulher nas páginas da própria Bíblia...


" Porei hostilidade entre ti e a mulher,
entre tua linhagem e a linhagem dela,
Ela te esmagará a cabeça
e tu lhe ferirás o calcanhar."


GÊNESIS.3.15-16.


Estamos falando de EVA a mãe ancestral miticamente de toda a humanidade segundo a Bíblia.


Um conceito que encontra outros nomes em figuras similares em outras culturas com mítica praticamente semelhantes entre tais divindades femininas mães de tudo.


Este é mais um ponto que depõe a favor da origem COMUM da mítica antiga!


Lilith,Eva, Naamáh,Isis,Gaia, Réia,Cibele,Céres,Deméter,Ashérah,Devaki, Maia etc... todas partilham qualidades interessantes com este contexto de mãe da humanidade com Eva.


O que nos parece é que seja lá como se chamavam e eram conhecidos os ancestrais da humanidade ou pelo menos do grupo mais influente que determinou a maioria dos mitos destas religiões eles tiveram suas vidas não só divinizadas como seus atos foram transformados em ódes míticas quer vivenciados realmente ou brilhantemente imaginados pela mente dos descendentes e que serviam a todo um contexto sagrado e de culto ritual.


O estar vestida de sol nos faz voltar um pouco no tempo e lembrar das visões marianas dos últimos 200 anos mais especificamente da de Fátima onde Mulher e sol interagem todo o tempo.


Será que o texto estaria falando a respeito disto?


Estamos diante de um texto que faz analogia entre a Mulher do gênesis original e uma futura aparição mariana ou futuras que iriam ter forte impacto na maior parte da cristandade e destino globais?


Tendo a Lua sob seus pés e na cabeça uma coroa com 12 estrelas...A lua sempre foi um contexto importante no culto da Mãe, tão importante aliás quanto a terra.


Existiram deuses lunares e deusas solares mas tanto o elemento sol era mais analógico com o conceito masculino quanto a lua com o feminino.


O mistério que a cerca, a forma como influencia no funcionamento do corpo feminino,na natureza,nos seres vivos, tudo isto cooperou para que ela tanto quanto a terra tivesse esta preponderância na mítica feminina sobre o divino.


Aqui a Mulher esta SOBRE a lua demonstrando ser uma entidade que CONTROLA o ambiente em questão, o contexto lunar...enquanto que ao estar vestida com o Sol demonstra que ela foi INVESTIDA pelo conceito solar... aqui temos total senhorio desta sobre o conceito lunar.


Talvez seja por isto que MUITOS ultimamente tenham preferido ver aqui a figura de Maria Madalena do que Maria Virgem.


Como Cristo é associado ao sol ,a Mulher estar vestida com o sol parece demonstrar uma relação íntima, profunda e plena dela com este elemento.


Como uma NOIVA E SEU NOIVO!


Dai que alguns seguimentos teológicos ortodoxos diante disto preferem ver aqui a IGREJA, a mística esposa do Cristo e não sua mãe...obviamente que muito menos veriam Madalena.


Para eles esta Mulher é de fato a noiva do Cristo mística que dará à luz a seu filho(os seguidores do Cristo) que um dia governarão o mundo.


Claro...uma interpretação a meu ver bem forçadinha mas....


Existe!


A Mulher também tem sobre sua cabeça uma coroa de 12 estrelas...


O que significaria isto?


Para muitos são os 12 filhos de Israel a significar Eva,os 12 discípulos de Jesus a significar Maria Mãe ou Madalena e para outros que defendem estarmos diante de conceitos astrológicos e celestes os 12 signos do zodíaco.


Estas estrelas simbolizam o status quo de GOVERNANTE da dita mulher, de soberana!


Para aqueles que interpretam-na como Madalena é uma linguagem velada para abordar a linhagem oculta do mestre e sua realeza.


Estava grávida...Não era uma gravidez em seu início mas estava nas dores do parto...prestes a dar à luz...Aquele momento onde todas as mulheres do mundo partilham entre si mais que o mistério da geração ,a dor de fazer nascer uma nova entidade...


Mistério aliás; de todas as fêmeas vivas e não só das mulheres!


Sua gravidez é acompanha de perto com avidez por um outro ser mítico...




UM GRANDE DRAGÃO COR DE FOGO....Fogo aqui é outra tradução para uma palavra que em grego pode significar também ...vermelho...o fogo em sua manifestação mais viva e forte!


Ele esta diante da Mulher ávido para que a mesma dê à luz...seu desejo é arrebatar-lhe o filho....devorar-lhe.


Para aqueles que defendem ser esta uma imagem de Maria a Mãe o Dragão é uma representação do Diabo ou do império Romano, sua manifestação terrena; para os que creem estarmos diante de Maria Madalena seria uma representação desta e da ortodoxia cristã que perseguia a linhagem sagrada de Jesus procurando destruí-la para que a verdade não viesse à tona.
Já os que veem símbolos celestes nesta figura entendem tanto a mulher como o Dragão como interações estelares de altíssimo valor interpretativo para a iniciação cristã daqueles tempos.


Assim como associamos a Mulher com outros mitos universais similares podemos ver em seu inimigo e de sua descendência a mesma correlação ...O Dragão é  não só a antiga Serpente, Diabo e Satan, termos judaico/cristãos para o Mal personalizado quanto também os Cronos,Titãs e Tiphon gregos, os Seth e Aphopis egípcios,o Ahriman persa,os indianos Ravana e Kamsa, o Loki nórdico que matam ou tentam matar Zeus,Dioniso,Osíris, Hórus,Mitra,Rama,Krishna e Balder...  deuses do sol ou da luz... enfim; uma série de outros inimigos mortais de deuses salvadores das culturas antigas encaixam-se neste perfil.


Tinha 7 cabeças...10 chifres e sobre as cabeças 7 coroas...Aqui encontramos o mesmo simbolismo da Besta aliás; e com sentido,porque o Dragão é seu amo e senhor.


As cabeças simbolizam completitude , perfeição inteireza, no caso aqui ...NO MAL e os chifres, força , poder , liderança, totalidade, domínio...


As coroas demonstram a realeza, a soberania desta entidade sobre vastos domínios na criação de Deus...


Sua cauda arrastava um terço das estrelas do céu...A grande maioria das autoridades teológicas que optam pela ortodoxia ou fundamentalismo veem aqui uma referencia a rebelião de Lúcifer no passado remoto do Universo em que este teria seduzido um terço dos anjos de Deus para sua ideologia.


Entretanto certas passagens aqui parecem indicar que isto aconteceu depois da primeira vinda do Cristo e sua ressurreição se formos aceitar a interpretação de que esta seja Maria Mãe e o Filho Jesus...(Ela deu à luz um filho, um varão, que regerá todas as nações com cetro de ferro. Seu filho, porém foi arrebatado para junto de Deus e de seu trono, e a Mulher fugiu para o deserto, onde Deus lhe havia preparado um lugar em que fosse alimentada por 1260 dias.) por outro lado se vermos Madalena no episódio ficaria explicada a passagem de que esta fugiu para o deserto(não nos esquecendo de Maria e José a caminho do Egito passando pelo deserto claro), já que segundo certas  interpretações Maria terminou seus dias em meditação nas montanhas do sul da França em uma caverna.Obviamente que no contexto natureza aquela região é tudo menos um deserto, mas metaforicamente o deserto poderia ser entendido como o exílio involuntário dela fugindo de seus perseguidores, o filho ser arrebatado para junto de Deus pode significar o ocultamento que passou a existir sobre a suposta linhagem dela e de Cristo a ponto de lendas e lendas serem tecidas sobre o assunto.


O trono de Deus assim pode se referir a uma 'Igreja' Oculta' uma Igreja dentro da Igreja da ortodoxia, que vela pelos segredos da linhagem e a protege com a Verdade sobre sua origem.


Se vermos contextos celestes contudo toda a interpretação entrará pelo caminho da metáfora pura e simplesmente.




HOUVE BATALHA NOS CÉUS...MIGUEL E SEUS ANJOS PELEJARAM CONTRA O DRAGÃO E OS SEUS ANJOS...Dois poderosos exércitos se confrontando...uma guerra no princípio dos tempos ou no alvorecer do cristianismo ou ainda... uma metáfora celeste...


Dois seres de imenso poder, praticamente divinos se digladiam por um despojo considerado o próprio reino de Deus. 


MINHAS PERGUNTAS SÃO...


SE O DRAGÃO VENCESSE O QUE FARIA DEUS?


HAVERIA ESTA POSSIBILIDADE NO TIPO DE GOVERNO QUE A DIVINDADE EXERCE SOBRE A CRIAÇÃO?


SE NÃO, PORQUE UMA GUERRA TERIA SIDO TRAVADA SE AS CARTAS JÁ ESTAVAM TODAS SOBRE À MESA?


TALVEZ PELO FATO DE 'DRAGÃO' E 'MIGUEL' SEREM METÁFORAS PARA ENTIDADES MUITO HUMANAS(quer homens ou organizações) O CONTEXTO DE VITÓRIA PODERIA SIM PENDER PARA AMBOS OS LADOS!?


Como diz a propaganda famosa...'NÃO SÃO AS RESPOSTAS QUE MOVEM O MUNDO....MAS AS PERGUNTAS!'


Ao fazermos certas perguntas o conhecimento humano avança, cria novas formas, mostra novos ângulos das questões e com certeza isto também se dá na área da teologia.


Só aceita que esta(teologia) seja uma coisa cristalizada quem prima por ter prazer em dogmas, tradições e doutrinas como se a INTERPRETAÇÃO da Revelação fosse tão autorizada e divina quanto a mesma!


Eu sempre digo para pessoas que querem debater Bíblia comigo:' SE A BÍBLIA FOSSE TÃO CLARA ASSIM COMO VOCÊS DIZEM NÃO HAVERIA TANTOS RAMOS RELIGIOSOS ASSIM, CALCADOS NELA, E MUITAS VEZES COM INTERPRETAÇÕES BEM DIVERGENTES SOBRE A MESMA.'


Mesmo aqueles grupos que aparentemente parecem mais convergir que divergir encontram alguma motivação para esta divergência pois se separam e criam seus próprios ramos.


Ninguém se separa de ninguém porque CONVERGE com esta pessoa...os humanos se separam quando querem liberdade para fazerem o que acham certo sobre a vida e a forma de vivê-la!


Assim entendo ser com as religiões e seitas destas!


Foi derrotado, e não se encontrou um lugar mais para eles no céu...Derrotado, o Dragão e suas hostes viram-se aqui, no mesmo cenário que a Mulher...reparem que no início do drama tanto Dragão como Mulher são figuras celestes...depois de dar à luz esta foge para a terra e seu filho é arrebatado para junto de Deus ficando o Dragão e seus Anjos para encararem-se com Miguel e suas hostes em uma épica batalha.


Ao ser derrotado este é lançado dos céus, perde o poder de atuar diante do trono celeste(porque foi expulso o Acusador dos nossos irmãos,
aqueles que os acusava dia e noite diante de nosso Deus...veja também Jó.1e 2.)e de ser o promotor diante de Deus dos carmas e pecados humanos.


Nesta ótica o Dragão surge assim como conceitos interiores no homem...aqui ele é o anjo trevoso, aquela parte da consciência que nos acusa quando erramos.
É aquele ítem da evolução que faz girar a roda samshara(que os budistas apresentam também como um monstro medonho)fazendo com que os humanos não adentrem o reino dos céus; quer voltando para novas rodadas encarnatórias a se crer na reencarnação ou indo para o purgatório purgar seus pecados a se crer na doutrina deste reino intermediário entre a terra e o céu.
Obviamente que a doutrina de céu ou inferno eternos pura e simplesmente soa rigorosa e injusta no tempo e espaço; fora de proporções para um Deus realmente de amor e de justiça, já que um Deus deste quilate JAMAIS puniria pecadores, por maiores que fossem, de uma vida limitada e finita num contexto de dor e sofrimento eternos e infinitos....TERIA QUE SER PROPORCIONAL em relação a finitude da vida tanto de vítimas quanto de algozes.....proporcional a gravidade do crime e durabilidade do efeito do mesmo... e ainda que um humano matasse uma pessoa, por exemplo; que teria larga e profunda influência benéfica futura no mundo e assim proporcionalmente sua pena (do criminoso) fosse ajustada conforme este grau de influência que supostamente sua vítima teria no contexto do mundo....estaríamos... AINDA ASSIM...falando de conceitos finitos que um dia, mesmo que durassem BILHÕES DE ANOS para serem purgados... deverão ter um termo se quisermos ver em Deus realmente uma Divindade boa e justa pois, um dia no longínquo futuro dos humanos entendemos que todas as diferenças serão sanadas e a paz e amor reinarão em mentes e corações e tudo SERÁ em DEUS; portanto se supomos que NO FINAL tudo chegará a bom termo então devemos entender que as atitudes maléficas, mesmo as mais graves e atrozes, um dia deverão esgotar o resultado de suas punições em seus pecadores  pois se a dualidade(Bem e Mal) enquanto partícipes da Vida Universal tenderá um dia a ter fim na Unidade da COMUNHÃO PLENA COM DEUS porque este mesmo Deus manteria a prova desta futuramente extinta dualidade...A Culpabilidade... eternamente, estando os crimes todos pagos e esgotados pela confluência de tudo no PONTO FINAL QUE É DEUS!?


SERIA MUITO MAIS JUSTO, AMOROSO E MISERICORDIOSO ENTÃO SE AOS RENITENTES ELE ACENASSE COM A EXTINÇÃO COMO SERES CIENTES PURA E SIMPLESMENTE DO QUE ALGO DESTE QUILATE(a polaridade Céu e Inferno eternos) CASO NO FIM DE TODAS AS COISAS(ou união de todas as coisa em Deus) NÃO QUISESSEM(os renitentes, pois os que asseveram que o Inferno será eterno entendem assim principalmente porque acreditam que existam seres que NUNCA se arrependerão de seus pecados dai o porque de nunca poderem ser perdoados mesmo após  os EFEITOS destes pecados terem acabado na Vida Universal) SE UNIR À VIDA UNIVERSAL EM AMOR E SINTONIA E PREFERISSEM A SEPARATIVIDADE E EGOISMO!



Enfurecido por causa da Mulher, o Dragão foi então guerrear contra o resto dos seus descendentes, os que observam os mandamentos de Deus e mantém o Testemunho de Jesus...Pela ótica ortodoxa estes descendentes da Mulher e que guardam o testemunho são os fiéis da Igreja.


Na ótica alternativa contudo são a Igreja oculta, a linhagem de Madalena...quer do sangue de fato do Messias e sua esposa quer de seus seguidores e protetores.


Ao se ver impossibilitado de atingir a Mãe o Dragão tenta destruir sua linhagem...


O período de tempo em que a mulher fica oculta parece indicar 3 anos e meio(1 tempo=1 ano, tempos=2 anos e metade de um tempo= 6 meses o que seria um período maior que os redondos 1260 dias anteriores)que é o período que os escatologistas mais populares dizem, durará de fato um período de sofrimentos atrozes futuros que se desencadearão sobre o mundo quando o juízo divino encontrar e 'beijar' o carma coletivo humano!

Tudo o que o Dragão faz e usa contra a Mulher dá em nada...derrotado mais uma vez, ele se volta contra os seus!

O texto termina com esta entidade vociferando ódio contra aqueles que são descendentes desta Mulher e são Testemunhas de fato de jesus.

Quer literal ou metaforicamente esta descendência e este testemunho são o que de fato os fazem serem perseguidos.

Parece realmente um texto forjado em meio ao mistério, por um grupo cristão que privilegiava os enigmas e segredos e que parecem esconder algo , algum secreto que o vulgo, a massa não compreendiam de forma plena não!?

Seja como for é um texto que até hoje mexe com nossas mais férteis imaginações e elucubrações nos levando cada vez mais para dentro do mistério maior da origem da Vida e do Ser!



Vídeo...Maria...o sagrado feminino-Adaptações melódicas de mantras em hebraico por Dhara e Bruno Aldrighi



Fonte: Youtube.




Abraços


Pax e Lux




VALTER TALIESIN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...