terça-feira, 25 de outubro de 2011

O LIVRO COM OS 7 SELOS E O CORDEIRO LEONINO DE DEUS

VI DEPOIS, NA MÃO DIREITA DAQUELE QUE ESTAVA ASSENTADO SOBRE O TRONO, UM LIVRO ESCRITO POR DENTRO E POR FORA E SELADO COM 7 SELOS...


MAS NINGUÉM NO CÉU,NEM NA TERRA OU SOB A TERRA, ERA CAPAZ DE ABRIR NEM DE LER O LIVRO...


UM DOS ANCIÃOS PORÉM CONSOLOU-ME; NÃO CHORES! EIS QUE O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ, O REBENTO DE DAVI, VENCEU PARA PODER ABRIR O LIVRO E SEUS 7 SELOS.


COM EFEITO, ENTRE O TRONO COM OS 4 SERES VIVOS E OS ANCIÃOS, VI UM CORDEIRO DE PÉ COMO QUE IMOLADO,TINHA 7 CHIFRES E 7 OLHOS, QUE SÃO OS 7 ESPÍRITOS DE DEUS ENVIADOS POR TODA TERRA.ELE VEIO ENTÃO RECEBER O LIVRO DA MÃO DIREITA DAQUELE QUE ESTAVA SENTADO SOBRE O TRONO. AO RECEBER O LIVRO, OS 4 SERES VIVOS E OS 24 ANCIÃOS PROSTRARAM-SE DIANTE DO CORDEIRO, CADA UM COM SUA CÍTARA E TAÇAS DE OURO CHEIAS DE INCENSO,QUE SÃO AS ORAÇÕES DOS SANTOS....


Apocalipse 5.




O CORDEIRO LEONINO DE DEUS 
COM O LIVRO DE 7 SELOS NAS MÃOS





Fonte : Google imagens.




Comentando...


Depois de um bom tempo sem postar volto para dar prosseguimento a série de textos sobre o Apocalipse....


Se Deus me der tempo, saúde e principalmente inspiração espero encerrá-la em no máximo 15 dias pois pretendo enfocar pelo menos mais uns 7 temas interessantes que encontro neste livro maravilhoso!


Não sei se postarei todos os dias mas pelo menos 2 ou 3 tópicos por semana espero postar.


Sendo assim vamos aos comentários sobre este tema...




Cada servidor da luz do reino do Pai/Mãe eterno tem seu sentido e sua função.


Ninguém no reino de amor e justiça que governa universos e dimensões age por si ou de per si sem medir ou pesar as consequências de seus atos(o único, que dizem, fez isto, tornou-se um nome de maldição na mente e na boca de todas as entidades viventes, ele e os que o acompanharam)ou muito menos é um inútil.


Mesmo nossas vidas hodiernas, muitas delas vividas em pleno caos, envoltas entre descaminhos,separações,doenças, dores, crimes,abandono,guerras, vazio interior, injustiça social,morte se revelarão com o tempo plenas de significados.


Não digo que estas coisas sejam boas...LONGE DISTO...mas acreditem....


NÃO SÃO FORTUITAS...NEM ALEATÓRIAS!


Sei que quando estamos no calor destes momentos críticos o que nos passa pela cabeça é TUDO... menos propósito para o que nos acontece...


Mas eles existem e a nossa POSTURA interior diante destes desafios poderá ser determinante para o rumo desta prosa toda, tanto em contexto individual, quanto coletivos.


Sejamos sinceros...


Quantas vezes respondemos positivamente, com fé, esperança,firmeza de propósitos nossas 'noites escuras da alma'?


Não seria aliás, este quadro caótico terrestre resultado de bilhões e bilhões de atitudes erradas por parte dos humanos a desafios(talvez até pequenos se não optarmos somente por uma leitura Darwiniana da evolução mas olharmos a mesma mais com um olhar Teosófico)lá no tempo remoto que foram com o tempo se tornando enormes e piores qual um câncer em nossas vidas?


Com ou sem reencarnação temos como tirar das costas da humanidade a responsabilidade por suas escolhas(Livre arbítrio), estas sim DETERMINISTAS(resultados das escolhas) de tudo de ruim que acontece a nós a milhares de anos?


Se não houver(como creem alguns) reencarnação contudo há com certeza carma coletivo...


Se há carma coletivo há também consequências genéticas...


Se há consequências genéticas há com certeza doenças,dor,fome, pobreza, miséria etc...


Como resolver estas coisas?




1.Primeiro assumindo nossa responsabilidade por nossas vidas independente do lar, raça,país ou condições em que nascemos....


Entretanto...


Se por outro lado esta genética distorcida faça com que alguém nasça demente, insano ou sem cérebro funcional que lhe permita assumir a condução de sua vida EU NÃO TENHO DUVIDAS QUE ALGUÉM EM ALGUM LUGAR VELARÁ POR ELE....quer humano ou inumano...


E mesmo sofrendo aqui na terra este sofrimento não será em vão e terá um sentido no computo final das coisas pois eles se tornam como mais 'fracos' responsabilidade cármica dos mais 'fortes' e como nós interagimos e tratamos com e a estes irmãos e irmãs pode não só piorar como melhorar a qualidade de vida deles, como  também interfere diretamente no carma humano tanto pessoal.... naqueles diretamente responsáveis por eles, como coletivo... enquanto respondemos como sociedade aos desafios que estas pessoas significam para todos nós....para mau ou bem!


Olhando por este prisma...


Mesmo um Satan, SE HOUVER, tem seu significado e uso no esquema polarizado da manifestação da vida universal!




2.Repensando a forma como conduzimos nossas sociedades e a interação das mesmas com o meio ambiente...


A maioria da dor que suportamos atualmente tem mais origem no carma ativo negativo que no passivo ou seja; mais em coisas que se resolveriam rapidamente se cada humano repensasse sua vida individual e em grupo e partisse para atitudes mais inclusivas, amorosas, harmoniosas de vida do que nas condições misteriosas que fazem com que alguém nasça com seríssimas dificuldades de sobreviver.


Desta forma conseguimos entender João 9...A CURA DO CEGO DE NASCENÇA...Onde Cristo diz taxativamente:'NINGUÉM PECOU PARA QUE ELE NASCESSE CEGO MAS ASSIM FOI PARA QUE NELE SE MANIFESTE A GLÓRIA DE DEUS!'...


Vejam que aqui nem se trata de carma passivo negativo ou seja; ele não nascera cego porque seus pais(não só os pais próximos mas sua ascendência) pecaram(portanto genético) nem muito menos ele pecará(obviamente em outra vida, pois nascera cego....o que deixa implícito nos discípulos de Cristo compreensão e talvez até aceitação do contexto reencarnatório), nem nascera assim por capricho divino....nascerá porque provavelmente sua alma no mundo espiritual antes do encarne assumira compromisso de ser um veículo de Glória para Deus quando fosse curada pelo Cristo...poderíamos dizer baseados na palavra do Cristo que o objetivo, a missão de vida deste ser era este....NASCER CEGO, viver a vida sofrida que viveu, aparentemente sendo o pária dos párias  para que no advento do Cristo ele fosse um canal do poder de Deus sendo curado por este e se tornando um memorial eterno da graça divina em si a ponto de hoje na era cibernética estar eu aqui falando dele desta forma e sem nem mesmo sabermos....SEU NOME!!!


Desta forma o carma passivo negativo quer entendido apenas como genético(ancestrais) ou de outras vidas(reencarnação), ou mistura de ambos são na verdade menos decisivos para que a paz,o amor,a bondade e a fraternidade reinem no mundo que o ativo negativo ou seja; as atitudes nefastas e insanas dos humanos diante destas dificuldades básicas.


SE MUDARMOS NOSSAS RESPOSTAS PARA ESTAS PERGUNTAS MILENARES MUDAREMOS O ESTADO DAS COISAS!!!


Simples assim!


E veremos progressivamente o carma negativo passivo ser extirpado de nossas sociedades pois pouco a pouco nos tornaremos humanos melhores que dão respostam criativas para estes desafios milenares e curaremos nossa humanidade a cada encarne futuro!




3.Mas nada será possível se não mudarmos a forma como encaramos a Divindade ou Deus como mais usualmente a chamamos!


Esta idolatria por um lado da grande maioria e esta mágoa, este ódio por outro lado, por parte de uma minoria ruidosa em relação ao Ser Supremo é DE FATO, o maior crime que nós humanos , o maior pecado, que podemos cometer contra o sagrado em e além de nós.


Sentimentos e atitudes...fundamentalistas, exclusivas, preconceituosas, elitistas daqueles que dizem adorar a Deus e sentimentos e atitudes de negação pura e simples(acompanhados de um rancor indisfarçado contra um Ente divino e eterno que negam a existência) daqueles que dizem odiar o conceito são os dois males mais nefastos que temos visto atuar no mundo nestes últimos tempos.


Perdeu-se de há muito(se é que um dia houve claro, pelo menos entre a maioria dos humanos) o contexto mistério,transcendência, imanência e emanência do Sagrado para uma visão literalista da divindade e de supostos livros inspirados por ela, sendo que toda a crença e descrença em relação ao Sagrado gira em torno desta visão.


Mesmo os que odeiam a religião só conseguem ver Deus da mesma perspectiva das religiões que odeiam e por isto NEGAM DEUS pois só o vêem pelo mesmo prisma dos fiéis...A LITERALIDADE!


Reparem que quando ateus famosos falam contra Deus sempre falam da perspectiva da interpretação literal da Bíblia e outros livros ditos sacros....


Não conseguem ver que tanto para estes livros como para o CONCEITO de DEIDADE deva e pode existir uma leitura mais abrangente, inclusiva e harmoniosa...


E esta leitura só é conseguida quando se consegue enxergar a metáfora, o símbolo, a figura, a analogia, o mito por trás do literal!


E NISTO PECAM OS DOIS LADOS!


Enquanto o humano estiver 'inebriado' deste conceito de Deus pouco se há de fazer para se ter paz na terra e muito menos justiça e amor!


É o que eu vejo!




Entrando no texto do Apocalipse...


João continua a nos apresentar um quadro interessante em sua visão...


Depois de subir em espírito até ante o Trono divino e ver a própria Glória do Pai/Mãe Divino e entidades em redor e próximas a Ele que apesar de também gloriosas eram pelo resplendor Dele empanadas...


Agora ele se vê observando um quadro intrigante...


Nas mãos da Divindade ele observa um livro misterioso e selado com 7 selos, escrito por dentro e por fora(como ele observou estes detalhes já que o livro - um rolo, como bem sabemos eram os livros daquele tempo- estava selado, portanto não dava para ver o interior ...só podemos imaginar que ele... supôs o óbvio ou seja; se há escrita por fora deverá haver dentro também... rs).


Um Anjo poderoso, segundo as palavras de João, proclama em alto e bom som...


QUEM É DIGNO DE ABRIR O LIVRO, ROMPENDO-LHE OS SELOS?


E abismado o profeta vê que NINGUÉM tinha coragem ou fora considerado habilitado para desempenhar tal tarefa!


Não sabemos pelo texto se alguns tentaram abrir....ou se todos se perceberam incapazes antes disto ou se algo externo a eles impediu qualquer tentativa dos "indignos".


Coloquei entre aspas a palavra indigno porque na realidade do que tratamos aqui não é de merecimento ou de dignidade mas de CAPACITAÇÃO...


O FATO É QUE NINGUÉM FOI CONSIDERADO APTO PARA ABRIR.


Segundo a visão da mítica bíblica e cristã somente aquele que venceu a morte como um ser humano(no caso o cordeiro como tendo sido imolado ou morto)poderia incumbir-se da tarefa...


MAIS NINGUÉM!


Em outro lugar por exemplo, o apóstolo Paulo diz que os Anjos gostariam de pregar o evangelho e de certa forma teriam digamos uma 'inveja sagrada' dos que assim o fazem mas ele diz que esta é uma tarefa humana e apostólica(apesar do Apocalipse falar do Anjo que no tempo do fim singrará os céus pregando o evangelho eterno....e se tirarmos a necessária metáfora que poderíamos obter do termo Anjo tanto aqui como nos textos de Paulo, alguém poderia contestar a afirmação apostólica de que somente os humanos e mais especificamente os escolhidos dentre eles, os apóstolos podem ser evangelistas).


Desta forma parece que as tarefas e missões específicas de cada entidade do reino divino é uma necessidade para que a harmonia da criação esteja sempre presente.


Assim sendo, quando algo tão excepcional(mas não impossível) quanto A QUEDA HUMANA ocorre nos universos divinos, algo não menos excepcional é necessário para que seja restabelecida a harmonia...


No caso da Terra foi a vinda da Entidade conhecida no nosso contexto histórico como Cristo Jesus,seu nascimento misterioso, sua vida poderosa, os sinais fantásticos que fazia, a palavra repleta de vida e sabedoria e por fim sua morte intercessória repleta de doação e amor e sua ressurreição e ascensão supranaturais que definiram um novo contexto de entidade na evolução terrestre segundo os texto bíblicos.


Claro, sabemos de outras mitologias de divindades como Osíris, Hórus,Kukulkan,Krishna , Mitra e cia onde o contexto vida sacrificial, morte expiatória e ascensão são também presentes e que isto não era um tema desconhecido na terra, muito pelo contrario....na verdade creio eu, todas estas mitologias bebem na visão original mostrada em Gênesis 3.15 cujo texto advém de textos ainda mais antigos (Gênesis 5.1)e estes com toda certeza da tradição oral...


Nesta promessa arcaica existe embutida a mensagem de que no futuro  a SEMENTE DA MULHER destruiria a SEMENTE DA SERPENTE, e o fato de que esta mensagem é dada na origem da civilização humana, apenas para o mítico casal primevo, demonstra que todas as mitologias que vieram depois tem UMA RAIZ E ORIGEM COMUM inclusive a do Cristo!


Podemos ver estas similaridades por  3 ângulos possíveis:


1.TODOS ESTES DEUSES E SERES MÍTICOS ANTERIORES AO CRISTO SÃO NA VERDADE A COMPREENSÃO MÍTICA DE CADA POVO DA PROMESSA ORIGINAL FEITA AO CASAL PRIMEVO QUE SE CUMPRIU NO TEMPO E ESPAÇO NA FIGURA DO CRISTO....DAI O FATO DE ELE SER CONHECIDO COMO 'O DESEJADO DAS NAÇÕES' NA BÍBLIA,OU PELO MENOS A INTERPRETAÇÃO CRISTÃ DE TAIS TEXTOS.


2. NA VERDADE ESTAMOS FALANDO DE UMA ÚNICA ENTIDADE MÍTICA QUE SE MANIFESTOU VÁRIAS VEZES NA EVOLUÇÃO HUMANA EM CONTEXTOS SOCIAIS DIFERENTES NO LONGO PROCESSO REDENTOR DESTA QUE CULMINOU EM SUA ULTIMA E DECISIVA ENCARNAÇÃO NA JUDÉIA.( o texto de Miquéias 5.1 em alguma versões dá este sentido quando a palavra 'origens' aparece como 'saídas')


3.CRISTO NA VERDADE FAZ PARTE DE UMA LINHAGEM ININTERRUPTA DE ENTIDADES SALVADORAS QUE DESDE A QUEDA HUMANA ENCARNAM-SE EM MEIO A HUMANIDADE E VIVENCIAM DE ALGUMA FORMA EM SI OS MISTÉRIOS DESTA PROMESSA ORIGINAL.




Seja como for em se tratando de contexto bíblico e cristão e principalmente Apocalíptico Cristo representa a entidade salvífica universal.


E neste contexto ao interpretarmos este texto do Apocalipse entendemos o choro e o clamor de João.


Entendemos também a explicação do ancião sobre o porque Cristo pode abrir e ler o livro.


E como venho dizendo, entendemos que no reino divino cada um tem sua função determinada por sua casta espiritual(serafins, querubins, tronos etc...) mas e principalmente pelo merecimento por sua dedicação em fazer a obra e missões que lhe são incumbidas.


Assim sendo, o texto deixa bem claro que não por nenhuma outra razão a não ser por ter feito o que fez em sua vida terrestre e a vitória obtida no final que Cristo, Cordeiro sagrado de Deus pode abrir o livro desatando os seus selos.


Este livro é o livro do Juízo sobre o carma humano desde o início de nossa caminhada terrestre até aquele momento fatídico no futuro.


Cada um dos selos deste livro ao serem abertos trazem uma nova onda de acontecimentos e juízos divinos sobre o carma coletivo humano.


E porque Leonino?


Porque vemos que este Cordeiro é também o Leão de Judá!


Assim na figura do Cristo temos dois animais zodiacais poderosamente simbolizados...ÁRIES E LEÃO!


Dois signos marciais pois Cordeiro é o Carneiro jovem,e do elemento fogo como Leão!


Apesar de ferido de morte o Cordeiro esta vivo, em pé e pronto para guerrear, dentro de si vibra uma alma poderosa e leonina pronta para manifestar-se ao mundo!


Estamos agora diante de uma imagem metafórica e simbólica do Cristo bem distante da figura sofredora dos evangelhos pois a morte é só uma mera lembrança em seu corpo o que se destaca é a imagem do Leão real que ele é em essência!


Ao destacá-lo como Leão de Judá e Raiz de Jessé o texto não deixa de associá-lo ao contexto messiânico israelita e as expectativas de que ele seja de fato esta expectativa realizada no tempo e espaço!


Mas o que mais nos chama a atenção são os 7 chifres e os 7 olhos que ornamentam a cabeça do Cordeiro leonino...


É aqui que a simbologia destaca o elemento divino desta entidade pois este dois conjuntos de 7 representam plenitude de poder(os chifres)portanto onipotência e de saber(olhos)ou onisciência e são a demonstração veraz que esta entidade é um elemento sui generis no contexto universal!


Ele é a própria personificação da divindade manifestada no contexto da evolução universal primeiro em seu contexto redentor e salvífico depois no contexto carmático e de juízo.


Ele abre o Caminho rumo aos Céus mas também julga os feitos das entidades evolutivas quer bons ou maus feitos nestes caminho, principalmente em resposta a ABERTURA de caminho feita por ele no tempo e espaço tridimensional destas entidades, pois se o problema era ajuda, ninguém pode reclamar que não a teve; nem do Cristo e sua obra major nem das demais entidades de luz que aqui estiveram e estão fazendo suas partes!


Assim a humanidade tem diante de si os meios de evolução espiritual desde príscas eras; primeiro na mítica e na esperança da vinda desta entidade ao mundo e depois na obra feita por esta entidade em pról dos humanos.


A Salvação assim torna-se um mistério tanto de livre-arbítrio quanto de obra intercessória pois se é verdade que depende de nossa vontade e de nossa dedicação no Caminho também não deixa de ser verdade que sem a obra do Cristo e demais entidades hierárquicas cada um exercendo sua função e missão em nosso meio, em dar relevo ao Caminho do Retorno à nós... dificilmente seria possível chegarmos a bom termo.


Somos responsáveis sim pela nossa evolução mas não estamos sozinhos...


A Divindade sempre esta dentro e ao redor de nós direcionando nossas vidas através de seus emissários sagrados ou também de seus avatares...


A principal obra que o Cristo fez foi outorgar-nos o Espírito Santo(João 16;Atos 2) ou seja; abrir o caminho interno para a manifestação do tal a partir do interior de cada humano! 


Por isso ele tem em si a Plenitude da manifestação do Espírito de Deus exposta aqui como OS 7 ESPÍRITOS DE DEUS SOBRE TODA A TERRA.


Sim,alguns entendem estes 7 Espíritos com entidades diferenciadas do reino divino ou como os 7 hierarcas de cada dimensão do Ser e com certeza esta leitura pode também ser feita(eu a faço também em certos textos) sem com isto anular o que estamos falando pois se estes Espíritos como entidades pessoais podem ser metáforas de hierarcas celestes... no Cristo eles são metáforas da manifestação plena do Poder e da Sabedoria de Deus...manifestando-se os 7 através da figura do Cristo.


Assim sendo se cada um destes 7 Espíritos representam um atributo divino específico(e não somente o Poder e a Sabedoria seja bem dito, usei os dois como exemplificação ou simplificação somente mas cada chifre e cada olho representam um atributo específico de Deus que no contexto geral demonstram sua onipotência-poder- e sua onisciência-sabedoria-)sobre a criação e em contrapartida na terra... no Cristo representam a plenitude do divino revelado nesta criação!


É esta a entidade que no correr dos capítulos que virão abrirá selo por selo e desencadeará sobre o mundo o juízo carmático divino.


Cientes da grandeza desta entidade e do que ela significa, os 4 seres vivos representando toda a Natureza Divina e os 24 anciãos, os senhores dimensionais prostram-se ante o Cordeiro Leonino reconhecendo sua soberania universal.


Em suas mãos cítaras simbolizando o eterno canto que envolve a natureza sagrada, a beleza que é inaudita dentro dos seres unificados em Deus e também taças repletas do carma positivo humano....


A ORAÇÃO DOS SANTOS.


Ou seja, cada meditação ou oração feita pelos buscadores da luz....


NÃO É EM VÃO!


Assim como todo o mau feito é computado como carma negativo todo o bem feito é computado como carma positivo e na balança divina estará de um lado o Dharma ou a Lei divina e do outro o Carma coletivo humano....bom e mau....para onde pender mais a balança divina e quanto....determinará a abertura ou não destes selos e o grau de intensidade e quantidade do que dali sair....


NESTE SENTIDO....DEPENDE SÓ DE NÓS O FUTURO DE NOSSA ESPÉCIE!


O QUE FAREMOS!?


BOA PERGUNTA NÃO!?


Antes de encerrarmos um vídeo de luz para todos...
JERUSALÉM...bela e poderosa canção do grande Oliver Shanti e amigos...




Fonte: Youtube




Abraços...


Pax e Lux


VALTER TALIESIN







Um comentário:

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...