quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O SÉTIMO SELO

O filme... O Sétimo Selo de Ingmar Bergman...



e outras imagens...










Fonte: Google imagens




Quando o Cordeiro abriu o sétimo selo , houve no céu UM SILÊNCIO de meia hora...


Vi então os 7 Anjos que estão diante de Deus: deram-lhes 7 trombetas...


Outro Anjo veio postar-se junto ao altar, com um turíbulo de ouro. Deram-lhe uma grande quantidade de incenso para que o oferecesse com as orações de todos os santos, sobre o altar de ouro que esta diante do trono. E da mão do Anjo, a fumaça do incenso com as orações dos santos subiu diante de Deus. O Anjo tomou depois o turíbulo, encheu-o com fogo do altar e o atirou à terra; seguiram-se trovões, clamores, relâmpagos e um terremoto.


Apocalipse 8.1-5






Comentando...


Um dos melhores filmes já feitos para o cinema tem o título deste capítulo do Apocalipse.


O SÉTIMO SELO, obra prima do grande mestre das idéias e das imagens...INGMAR BERGMAN que sempre aparece entre os 10 melhores filmes de todos os tempos em listas de especialistas mundo afora .


Bergman era filho de um ministro luterano sueco então deveria ter um conhecimento no mínimo de segunda mão sobre os textos bíblicos.


O grande cineasta nunca resolveu a contento os problemas e conflitos de relacionamento entre si e o pai com a crença protestante deste e isto transparece em todas as suas obras de cinema.


Em Sétimo Selo Bergman deixa de lado a mítica do capítulo em si e apresenta uma obra onde a metáfora é voltada puramente para o mistério da vida e morte....


Lá não vemos toda a cena grandiosa descrita no Apocalipse apenas A morte manifestasse diante de um homem, um cavaleiro da idade média e joga com este um jogo de vida e morte.


Para Bergman portanto a vida é comparada a um intrigado jogo de xadrez onde o ser humano duela contra o inevitável destino tentando a cada jogada protelá-lo mais um pouco.


Mas deixemos o grande gênio com suas visões de lado e penetremos no mistério do texto apocalíptico em si e tentemos destrinchar um pouco do que ele quer nos passar.


Depois de todo o espetáculo fabuloso descrito nos 3 capítulos anteriores ante o trono de Deus e dos seguidos mistérios da abertura de cada selo chegamos num dos momentos culminantes, decisivos, ápices da História apocalíptica.


João vê o Cordeiro abrir o último dos selos...o sétimo e algo inusitado acontece...


UM SILÊNCIO...assustador e premonitório toma conta dos céus por  meia hora.


Imaginem que até ali na visão do profeta o que mais ele vê e sente é energia, vitalidade, vida, barulho por toda a parte...


E de repente...SILÊNCIO....


Todo o drama apocalíptico é descrito como uma verdadeira obra trágica, que se encenadas nos palcos gregos de então em nada deixaria a dever as obras dos grandes clássicos gregos.


O escritor sabe como conduzir sua obra , prender o seu público e consegue  chamar nossa atenção para cada item e detalhe importante e determinante de seu texto.


Foi assim na visão do Cristo com as estrela entre os candelabros, o trono divino, O cordeiro de Deus etc...


E dos selos é assim com o sétimo.


Este silêncio relembra muito a tal calmaria antes da tempestade que o ditado popular sabiamente capta, aquele momento onde sabemos que as coisas serão irreversivelmente mudadas e não poderemos fazer absolutamente NADA para evitarmos isto.


Todo o barulho angélico, das 7 entidades ante o trono, dos 4 seres vivos, dos 24 anciãos e seja de quem mais for....CESSAM e todos esperam passivos o desenrolar dos fatos!!!


A abertura deste selo é o momento X de todo o processo cármico retributivo desencadeado pelas revelações às 7 Igrejas.


João então percebe que as 7 entidades ante o trono divino portam cada uma 7 trombetas...


Ele repara que  outra entidade angélica vem  postar-se próximo ao altar sagrado com um  objeto nas mãos que nos tempos antigos era conhecido como turíbulo... todo de ouro.


Dentro deste colocam-se incenso e aqui o texto diz que este seria oferecido junto com as orações de todos os santos , mas em outro lugar o próprio incenso seria  estas orações(Apocalipse 5.8) na visão, aparentemente este altar não fica na mesma dimensão onde esta Deus pois é dito que assim que o dito Anjo despeja o conteúdo do turíbulo no altar a fumaça  produzida pelo efeito deste derramamento SOBE até Deus...


Minhas perguntas são....


Porque o efeito das orações dos santos tem este efeito poderoso?


E quem seriam estes santos?


Seriam eles uma classe especial de servidores da luz?


Em que consistem estar orações?


São elas súplicas ou decretos?


Sim, pois existe enorme diferença entre uma e outra!


Na súplica as pessoas clamam por justiça e bençãos, nos decretos as pessoas INVOCAM estas coisas, determinam as mesmas por meio da autoridade espiritual.


Na primeira qualquer pessoa da terra teria condições de o fazer até a mais simples das pessoas pois suplicar a Deus é o que mais o povo faz neste mundo....


No segundo caso somente aqueles que atingiram um grau de comunhão íntima com o sagrado através da meditação, intercessão(tipo de oração que pode mesclar súplicas com decretos) e contemplação podem fazê-lo...


Pois o decreto é na verdade USAR  palavras de poder para CRIAR-SE as condições em que A Vontade Divina se manifeste mediante nossa oração!


Não que os santos não supliquem mas quanto mais a pessoa se torna una com o sagrado mais ela aprende o segredo de silenciar os queixumes e lamúrias e manifestar a FÉ ativa e potente dos decretos sagrados!




Entretanto...


Vejam bem; o choro, as lágrimas , o sofrimento diante das intempéries da vida dos que buscam a Deus SÃO PRECIOSOS e também creio eu, estão inclusos aqui nesta fórmula que desencadeara o juízo carmático sobre a humanidade...


Na verdade todo o tipo de invocação dirigida a Deus em TODOS OS TEMPOS estarão presentes nesta fórmula sagrada!


E aqui também, creio eu, respondo  a primeira pergunta...


As orações tem este efeito poderoso porque se tornam o fiel da balança decisivo na definição da aplicação do carma coletivo humanos!


E o que apreendemos disto?


QUE SE HOUVESSEM MAIS ORAÇÕES INTERCESSÓRIAS PELA HUMANIDADE E TALVEZ MENOS ORAÇÕES EXCLUSIVAS... PESSOAIS OU DE GRUPOS INTERESSADOS EM  APENAS APRESSAR AINDA MAIS O JULGAMENTO DO MUNDO E SUAS SALVAÇÕES OU 'ARREBATAMENTOS' PARTICULARES TALVEZ HOUVESSE UMA MUDANÇA DE QUADRO NA CONJUNTURA TODA!


No fundo todos nós temos que lidar com o dilema de Caim e definirmos se somos ou não guardadores de nossos irmãos e irmãs(Gênesis 4.9)...A resposta de Caim cheia de petulância e arrogância tem sido infelizmente a resposta de uma grande parcela dos que se dizem espirituais...e muitos até são culpados como ele....do sangue de seus irmãos e irmãs...


Mas isto não é conclusivo pois poderia se dar exatamente o oposto; quando chegasse o momento culminante, no fiel da balança, estas orações serviriam mais ainda para aumentar a intensidade do julgamento do carma coletivo pois computaria contra a resposta negativa que a humanidade pudesse dar para todo o trabalho dos servidores da luz em meio a ela.


Como diz a piada popular....SERIA UMA FACA DE DOIS LEGUMES rs...


Assim sendo creio que também respondemos a pergunta.. quem seriam estes santos...


TODAS AS PESSOAS QUE UM DIA SOFRERAM INJUSTAMENTE NESTA VIDA OU QUE FORAM VÍTIMAS DE INJUSTIÇAS E EM CONTRA PARTIDA VIVERAM VIDAS DIGNAS, HONESTAS ,DECENTES, JUSTAS E BUSCARAM FAZER O MELHOR DE SI PARA SI MESMAS E OS OUTROS E QUE CONFIARAM SUAS VIDAS A DEUS SEJA LÁ PELO NOME QUE ELE SE NOMEASSE ENTRE OS SEUS, SE INCLUEM NESTA CATEGORIA NÃO IMPORTANDO SUA RELIGIÃO OU FALTA DELA!


SINCERAMENTE NÃO CREIO SEREM SÓ OS CRISTÃOS QUE SE ENQUADRAM AQUI!


E por conseguinte respondi creio eu a pergunta seguinte....


Não são especiais...


A não ser no quesito de serem honestas, dignas, decentes, justas e buscarem o bem comum fazendo sua parte sempre que podem e confiando todas as coisas à Deus.


Agora; existiria mesmo assim uma hierarquia sagrada de seres tanto encarnados quanto desencarnados que são especiais não por o serem desde sempre mas por ganharem o merecimento de o serem nas lides milenares da vida e que atuam em pról da humanidade intercedendo e trabalhando por esta de forma integral e dedicada?


Penso que existe!


E ela com certeza terá um papel decisivo nos acontecimentos que estarão por vir!


Por fim o texto termina com o Anjo despejando sobre a terra uma mistura destas orações dos santos com o fogo divino que queimava no altar, ao encher o turíbulo desta mistura alquímica que se torna no juízo carmático coletivo da humanidade sobre si mesma e jogá-lo sobre a terra...o resultado é assustador...


Trovões, clamores, relâmpagos, e um terremoto.


Toda a Natureza, todo o meio ambiente, se convulsiona e se revolve...


Esta aqui porque entendemos que os fatores destrutivos chamados cíclicos que atuam na natureza podem ter correlação de há muito com o próprio carma humano coletivo.


Assim talvez se a humanidade tivesse dentro de si o Paraíso, nosso mundo vibraria nesta mesma sintonia e a Natureza não seria nosso algoz e executor do carma humano!


Estas palavras descritivas também podem se referir metaforicamente ao som, ao barulho metafísico que fazem o encontro do dharma divino e o carma humano quando este ultimo é considerado deficiente...


Acontece como se fosse uma explosão tremenda em torno da aura da terra, convulsionando tudo e todos e os humanos sofrem as consequências de seus atos!


A partir dai o texto é só catástrofes....uma pior do que a outra sempre que cada trombeta é tocada por um dos 7 Anjos.


E percebesse claramente que o efeito deste carma atua DIRETAMENTE na Natureza , tanto a terrestre quanto a celeste, como se a própria criação fosse cooptada a exercer a função retributiva para a humanidade desregrada!


Efeitos climáticos desregulados,maremotos, terremotos,aquecimento solar e global, meteoros caindo, destruição das plantações que alimentam os humanos e pior...entidades descritas com as piores cores simbólicas parecem se manifestar do inconsciente coletivo humano , daquilo que entendemos como submundo e as religiões descrevem como demônios vindos do inferno e o esoterismo de egrégoras negativas ou trevosas(produzidas segundo estes pelos próprios humanos e seus carmas disassociativos) e que desta forma por causa da própria humanidade trazem dor e angústias em todo o mundo...


Apocalipse capítulos.8.6-13 e 9....


É com certeza uma visão tremenda...


E A PERGUNTA DO CHAMADO CÓDIGO BÍBLICO MARTELA EM MINHA CABEÇA...


VOCÊ PODE MUDAR ISTO!?


Sempre a responsabilidade foi  nossa!


Assim como a RESPOSTA para estas questões!


Pois se há a retribuição do BEM  do carma benéfico...


NÃO SE ILUDAM...




O OPOSTO TAMBÉM É VERDADEIRO!


Mudemos assim nossa vibrações, pensamentos, conversações e ações e veremos o contexto também mudar!




Um vídeo de luz para vocês...ERA canta DIVANO...maravilha!




Fonte: Youtube




Abraços...


Pax e Lux




VALTER TALIESIN

3 comentários:

  1. "A Humanidade, cansada dos dogmas e das especulações sem provas, mergulhou no materialismo ou na indiferença. Não há salvação para o pensamento se não numa doutrina baseada sobre a experiência e o testemunho dos fatos."

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Amigo ou amiga...obrigado pela manifestação seja sempre bem vindo.

    Realmente, concordo contigo; uma espiritualidade experiencial e veraz é a nossa única salvação...e este mergulhar da humanidade no materialismo e indiferença citados por ti e até coisas piores infelizmente também não são a solução para os problemas humanos.

    Muito pelo contrário;

    Só atraem coisa ruim...

    Abs...

    ResponderExcluir

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...