Google+ Badge

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A TRINDADE...A Fonte do Apocalipse

Trindade

Espírito Santo(Mãe)...Pai...Filho...



Filho....Espírito Santo(Mãe)...Pai



Pai


Filho(Jesus Cristo)


Espírito Santo(Mãe)


A trindade divina no ser humano




Fonte: Google imagens






AQUELE QUE ERA.....AQUELE QUE É.....AQUELE QUE VEM.....
Apocalipse.1.4.


EU SOU O ALFA E O ÔMEGA, DIZ O SENHOR DEUS...AQUELE QUE É, AQUELE QUE ERA...AQUELE QUE VEM...O TODO PODEROSO...
Apocalipse.1.8.






Na busca por compreendermos as verdades ocultas neste livro repleto de segredos , chaves e significados uma coisa não pode passar despercebida do estudioso se quiser começar bem sua jornada.....


O APOCALIPSE SE PROPÕE SER UM LIVRO DE REVELAÇÃO DA PRÓPRIA DIVINDADE AO SER HUMANO!


Ele não faz concessões quanto a isto!


Ele se propõe ter igual autoridade de qualquer livro sagrado tanto bíblico quanto de qualquer outra religião que assevera ter seus livros sido dados ou escritos pela divindade ou por inspiração divina.


E o mais interessante; ele é um dos livros que mais efetivamente, enfaticamente, declara isto na Bíblia...


Os evangelhos, as cartas paulinas, os atos dos apóstolos, as demais cartas do novo testamento são consideradas inspiradas e sacras pela alto teor de sacralidade de seus textos, de inspiração de seus escritores mas nem todas afiançam com TODAS as letras que vieram de Deus, que são uma dádiva de Deus ao homem, uma revelação especial de Deus para a humanidade.


Mesmo no velho testamento(Toráh e demais livros) à exceção de alguns escritos proféticos e da Toráh em si, poucos são os livros que dizem textualmente serem um revelação especial de Deus para a humanidade.


Já o Apocalipse diz de si mesmo isto com todas as letras!


REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO: DEUS LHA CONCEDEU PARA QUE MOSTRASSE AOS SEUS SERVOS AS COISAS QUE DEVEM ACONTECER MUITO EM BREVE!


ELE A MANIFESTOU COM SINAIS POR MEIO DE SEU ANJO, ENVIADO AO SEU SERVO JOÃO, O QUAL ATESTA TUDO QUANTO VIU COMO SENDO A PALAVRA DE DEUS E O TESTEMUNHO DE JESUS CRISTO. 


FELIZ O LEITOR E OS OUVINTES DAS PALAVRAS DESTA PROFECIA, SE OBSERVAREM O QUE NELA ESTÁ ESCRITO, POIS O TEMPO ESTÁ PRÓXIMO.
Apocalipse1.1-3.


Há uma certeza e um afiançar seguro de que esta revelação tem sua origem e manifestação em 4 fontes descendentes e inter ligadas consideradas fidedignas e verazes....


1.DEUS....A trindade.


2.JESUS CRISTO....O Filho manifesto como homem/divino.


3.SEU ANJO....Um poderoso hierarca celeste.


4.E O APÓSTOLO JOÃO...Um dos maiores sustentáculos da História da Igreja cristã e da espiritualidade universal.... de quem diz a lenda que não morreu mas aguarda em algum lugar oculto o retorno do Cristo... quando então se manifestará pouco antes do retorno deste, no tempo do fim. Claro, a se crer ser ele e não outra pessoa(alguns sugerem que era Maria Madalena... assim seria ela e não João o autor de fato do evangelho que leva seu nome) o discípulo amado citado em seu próprio evangelho(João.21.20-24).


5.Esta escala descendente terminaria no LEITOR que seria o Anjo responsável por cada igreja(vistas como as Igrejas locais da Ásia menor seriam suas lideranças humanas espirituais, vistas pelo prisma dos conceitos simbólicos de eras da Igreja... etc...seriam hierarcas celestes) e nos OUVINTES que seriam os discípulos daquelas igrejas(no conceito local) e também de todas as Igrejas que futuramente receberiam as mensagens no espaço/tempo(no conceito de eras)!!!


Estes dois últimos elos da corrente da Revelação descendente deveriam estar cientes de que a mesma era veraz e verdadeira por causa das demais 4 Fontes citadas acima e tidas como  fidedignas e verazes.


Sabemos contudo que era de usufruto daqueles tempos pessoas escreverem livros calcados em nome de lideranças espirituais, quer estas fossem seus mentores diretos ou a titulo de 'homenagem' para angariar autoridade através dos nomes dos tais junto a Igreja e assim muitos debatem se na verdade não houveram dois Joões famosos naqueles tempos que escreveram livros que fazem parte da Bíblia hoje em dia...


Seriam eles...


 O Apóstolo, que seria responsável pelas epístolas e um outro João, dito o presbítero, que seria responsável pelo evangelho e pelo Apocalipse já que estes livros pelas simbologias e linguagens herméticas são mais similares e obviamente complexos, e ,entendem muitos, bem distante do 'nível intelectual' de um simples pescador galileu, no caso o apóstolo.


Outros afiançam que Policarpo um discípulo direto de João pode ter sido o autor do Apocalipse...


Entretanto eu sinceramente não vejo tantas diferenças estruturais assim entre evangelho, epístolas e Apocalipse que corrobore uma outra autoria que não a de João apóstolo e como verão abaixo... 


Muito menos de 'nível intelectual'!


Sendo assim...


O único senão poderia ser a velha lenda de que ele como os demais 11 apóstolos não passavam de pescadores incultos...


Mas isto é pura lenda...


Ainda mais....


Quando sabemos que o judeu daqueles tempos tinha pelo menos o ensino básico dado nas sinagogas e mais...


SEMPRE o ensino por mais pobre que fosse a pessoa...


Foi uma tradição na cultura israelita e judaica... 


Basta ver a lista dos prêmios científicos, literários etc... de hoje em dia para se atestar isto, ou seja; o judeu sempre primou por uma busca da excelência cultural/material e intelectual e fez das tripas ao coração para que os filhos tivessem o melhor nestes campos.


Por outro lado esta versão de que os discípulos de Jesus e ele eram pessoas simples e incultas(calcadas na frase de Cristo de que o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça dos evangelhos e o texto de Isaías 53 do messias sofredor) parece que caem por terra na medida em que se descobrem em torno do Cristo figuras de proa da sociedade judaica daqueles tempos , homens ricos e poderosos como: Lázaro, José de Arimatéia, Nicodemos etc... e mulheres  ricas,abastadas(Maria Madalena ,Suzana e até Joana a mulher do procurador do rei Herodes ,Cuza, e o texto ainda diz..... e VÁRIAS outras mulheres...Lucas 8.1-3)...


Dificilmente figuras deste quilate iriam seguir o Cristo se este fosse um andarilho inculto qualquer...


Ainda mais que sua ascendência sacerdotal(Maria era tanto descendente de Aarão quanto de Davi) e davídica(José seu pai oficial) devia ser de conhecimento íntimo dos tais!


Desta forma, diante deste contexto, o texto do messias sofredor de Isaías 53 só pode ser aceito com relação a figura do Cristo se focarmos a simbologia  na sua figura ferida, naquele nefasto dia em que  foi crucificado e suas palavras de que não tinha onde reclinar a cabeça uma referência ao seu ministério itinerante, inseguro e que não era para qualquer um que quisesse seguí-lo mas somente para os escolhidos e capacitados.


Vale salientar ainda que os discípulos, pescadores, tudo indica eram PROPRIETÁRIOS E SÓCIOS em seu negócio de pesca não empregados...


E cada vez a  imagem do pobre 'carpinteiro' de José pai oficial do Cristo vai cedendo espaço para o CONSTRUTOR  já que a palavra original descreve alguém mais atinente com esta função do que a mera carpintaria....


Assim José poderia ser um abastado comerciante construtor não um mero carpinteiro....


Isso explicaria sua disposição e facilidade em viajar rapidamente para o Egito logo depois do nascimento do Cristo e segundo a tradição, viver em Alexandria uma das cidades mais cultas e caras do Império romano daqueles tempos.


Assim sendo, João evangelista poderia ser bem mais do que supomos e versado o bastante nos mistérios e no  hebraico,aramaico e grego para escrever os livros que lhe são atribuídos!


Fora que não podemos esquecer o elemento ESSÊNIO... 


Apesar de não citado textualmente na Bíblia...


Pelo menos não com este nome... 


Parece estar ali de forma velada...


Alguns supõem que o termo NAZARÉ seja uma 'nuvem' que oculte estes misteriosos servidores da luz na mítica de Jesus já que a comunidade dos Nazarenos pela qual os discípulos eram nomeados(o termo 'cristão' é mais tardio e passou a ser designado pelos de fora da comunidade judaica, em um ambiente pagão, não judeu...Antioquia...Atos 11.26) em relação a estes parece transcender a figura do Cristo no tempo sendo que ele próprio era chamado de nazareno.


Neste ponto vale salientar que se entre os pagãos os discípulos passaram a ser conhecidos como cristãos entre os judeus eles continuaram a ser conhecidos como NAZARENOS como vemos nesta acusação deles aos discípulos diante do governador romano Felix...


Percebam como para os judeus não havia ainda uma diferenciação do cristianismo do judaismo...


Para eles os nazarenos(não chamavam os discipulos de Jesus de cristãos como os pagãos tinham passado a chamar... ainda) eram mais uma seita judaica como eram a dos fariseus e a dos saduceus.


Uma seita problemática, mas uma seita judaica, somente mais tarde gradualmente o cristianismo vai se distanciando dos tais e tanto um quanto outro passam a se ver como religiões de fonte comum mas opostas uma a outra.


Vejamos então...


VERIFICAMOS (o sumo sacerdote judeu, alguns anciãos e um jurista) QUE ESTE HOMEM(Paulo) É UMA PESTE: ELE SUSCITA CONFLITOS ENTRE TODOS OS JUDEUS DO MUNDO INTEIRO, E É UM DOS DA LINHA DE FRENTE DA 'SEITA DOS NAZAREUS'. 


TENTOU MESMO PROFANAR O TEMPLO, E POR ISSO O DETIVEMOS.
Atos.24.5-6


O texto deixa claríssimo que Paulo estava sendo acusado como judeu, por judeus, de violar o templo judeu e de ser um dos líderes mais destacados de uma seita judia que suscitava conflitos entre os judeus do mundo todo!


Apesar da grande conversão de  gentios, ou de não judeus, o cristianismo durante um bom tempo foi considerado tanto por Roma quanto pelos judeus....uma seita judia!


Voltando a João....


Ele era antes do Cristo aparecer em sua vida, um discípulo de seu xará... João o Batista...


E quem era João Batista antes de se revelar aos judeus?


Diz a Bíblia que este vivia no deserto desde criança(Lucas.1.80)...


E como racionalmente NÃO PODEMOS imaginar um bebê e uma criança sendo criado ou se criando sozinho no deserto só podemos supor que algo, alguém, alguma comunidade o criou....


No meio de algum grupo ou comunidade ele viveu...


E como bem sabemos que no deserto ficava uma das sedes principais dos essênios(na região onde foram encontrado os escritos do mar morto...Qumran)e como não se fala de nenhum outro grupo que por lá vivia e que pudesse exercer tão nobre arte de cuidar de um futuro profeta(a não ser que entendamos ser os sicários um grupo que se possa nomear, mas estes não tinham interesse em pregar, profetizar, mas em guerrear , matar), supomos racionalmente que estes tenham sido....


OS ESSÊNIOS...


E o fato de eles não terem sido citados na Bíblia é que este é termo(essênios)é um designativo mais moderno e  naqueles tempos seu nome era outro e este nome foi sim citado na Bíblia...


NAZARENOS....NAZAREUS....NAZIREUS....


Como vimos no texto que citei de Ato.24.5-6.


Vejamos mais ainda...


SEJA MANIFESTO A TODOS VÓS E A TODO O POVO DE ISRAEL: É EM NOME DE JESUS CRISTO, 'O NAZAREU, 'AQUELE A QUEM VÓS CRUCIFICASTES MAS A QUEM DEUS RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS, É POR SEU NOME E POR NENHUM OUTRO QUE ESTE HOMEM SE APRESENTA CURADO, DIANTE DE VÓS.
Atos.4.10.


POIS OUVÍMO-LO DIZER REPETIDAMENTE QUE ESSE JESUS, 'O NAZAREU,' DESTRUIRÁ ESTE LUGAR E MODIFICARÁ OS COSTUMES QUE MOISÉS NOS TRANSMITIU...
Atos.6.14


Percebam que em cada verso o Cristo é destacado com todas as letras como 'O NAZAREU' ou nas versões antigas para nossas línguas 'NAZARENO'....


Entretanto a versão NAZAREU é muito mais forte e fiel ao termo na lingua original 'NAZIREU' e deixa de ter aquele conotativo de alguém de uma região específica geograficamente falando que assimilamos com o passar do tempo em relação ao termo Nazareno e Nazaré para alguém de algo ou alguma coisa ou grupo específicos.


Isto não impede é claro que tenha efetivamente existido uma comunidade chamada Nazaré(mas muitos estudiosos dizem que esta Nazaré atual foi construída bem depois da passagem do Cristo pela terra)e talvez esta comunidade não fosse meramente uma vila de moradores comuns mas quem sabe...


 Um dos centros sagrados de ensino essênio ou Nazareus!!!


Dai  talvez o porque Mateus fazer uma analogia entre esta comunidade , uma profecia de Jeremias e o fato do Cristo ser chamado de Nazareu(2.23)!!!


Claro, desde que nossa pressuposição calcada na interpretação da ortodoxia seja veraz e este livro seja de Mateus o apóstolo realmente e não uma compilação mais tardia em nome do apóstolo a titulo de 'homenagem' e autoridade apostólica.




Vejamos agora uma pesquisa  do que possa significar tal termo:



Nazireu ( do hebraico nazir ???? da raiz nazar ??? "consagrado", "separado"), dentro da Torá é o termo que designa uma pessoa que consagra-se a Deus por um tempo determinado. A marca mais comum da separação desta pessoa - que podia ser um homem ou uma mulher - era o uso do cabelo não cortado e a abstinência do consumo de vinho. O nazireu poderia também ser um escravo.
Fonte:http://www.tiosam.org/enciclopedia/index.asp?q=Nazireu

Desde o tempo de Eusébio de Cesaréia até o século XX especula-se que a etimologia de Nazaré deriva de netser, um "ramo" ou "broto", enquanto o Evangelho de Felipe (apócrifo) deriva o nome de nazara, que significa "verdade".[3] Há ainda especulações e indícios bíblicos de que nazareno, significando "da vila de Nazaré", era confundido com "nazireu", que significava um judeu "separado", que fez um voto de silêncio.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Nazar%C3%A9


Perceberam?


 Portanto me aventuro dizer que os essênios nada mais são que a versão ou o nome moderno dado a partir dos tempos mais recentes para os antigos NAZIREUS ou comunidades de homens e mulheres(inclusive tinham também profetisas em Israel e Judá...vide Débora Juízes.4.4... e Ana Lucas.2.36.) santos e separados de Israel(Números.6.1-21...Juízes.13.3-5...Samuel.1.10-11)...eram também conhecidos como escolas ou mais especificamente comunidade de profetas(I Samuel.19.18-24...II Reis.2.3-7;4.38;6.1) e pareciam partilhar conjuntamente dos mistérios sagrados da revelação e dos êxtases proféticos!


Desta forma após o retorno dos judeus do exílio babilônico estes mesmos nazireus continuam seus ofício milenar em Israel, inclusive em sua guerra teológica contra o sacerdócio do templo tido por eles como corrupto... a qual vemos especificamente evidências nas ações de João Batista e posteriormente de Jesus contra tais sacerdotes


Apesar de muitos deles terem ascendência sacerdotal(como o próprio João Batista, filho de Zacarias, um sacerdote, mas que alguns também identificam como profeta... Lucas.1.5-25 e também Jesus Cristo já que Maria sua mãe era parente de Isabel mãe de João e esta era descendente de Aarão o pai ancestral de todos os sacerdotes israelitas...Lucas.1.5,36) parece  que primavam por  não gostar do que viam a grosso modo na casta sacerdotal de Israel e isto desde os tempos de Samuel, passando por Elias, Eliseu, Isaías, Jeremias e Ezequiel dentre outros culminando no Batista e no Cristo!


Devem ter se retirado ao deserto e formado várias comunidades por todo Israel sendo que a antiga Nazaré pode bem ser uma delas...


Assim sendo demos uma certa volta, para dizermos que...


JOÃO EVANGELISTA NÃO ERA UM 'ANALFA'.....


Provavelmente era um membro desta sociedade sagrada de profetas chamados Nazareus, Nazireus, Nazarenos etc....pelo menos em nível externo...assim como seus dois mestres e seus irmãos apóstolos.


Segundo alguns relatos, estes essênios tinham um círculo interno de iniciados que seguia rigorosamente toda a tradição do que entendemos por nazireato ou separação total e sagrada para Deus e um circulo externo formado por homens e mulheres muitas vezes casados ,que participavam da vida ativa da sociedade e que atuavam em nome deles em meio ao povo!


João Batista parece ser do primeiro grupo e Jesus também; se bem que o Cristo tinha certas atitudes em relação a comida e bebida que destoava deste conceito e regra!


Poderia ele ser um membro do circulo interno que resolveu romper com certas tradições deste para exemplificar ainda mais sua liberdade e a liberdade de sua mensagem?!


E de repente dai advenha o confronto entre ele e alguns membros da comunidade Nazarena que não reconheciam sua messianidade?...Mateus.13.53-58;Marcos.6.1-5;Lucas.4.16-30...


Levando-o a afirmar que...


'NÃO HÁ PROFETA SEM HONRA EXCETO EM SUA PÁTRIA E EM SUA CASA...'?


O que nos leva ao próximo e mais delicado ponto...


 O fato de a certo ponto de sua carreira ministerial até os membros de SUA FAMÍLIA descrerem dele...João.7.2-8...


'POIS NEM MESMO OS SEUS IRMÃOS CRIAM NELE!!!'


Diz o texto de João a certa altura...


Seria devido ao fato dele como líder nazareno ter tomado um caminho que confundia até os próprios nazarenos!?


Até João Batista parece em certo ponto ter duvidado que ele era quem dizia ser(Mateus.11.2-6;Lucas.7.18-23).


O que é incrível pois foi João quem ouvira o próprio Deus dizer ser o Cristo quem deveria ser....


João foi uma testemunha viva da escolha do Cristo(Mateus.3.13-17;Marcos.1.9-11;Lucas.3.21-22;João.1.19-34;João.3.25-36)


Entretanto quando ele ouviu por meio de seus discípulos tudo quando Jesus fazia sua atitude foi pouco diferente dos irmãos de Jesus ou dos nazarenos.....


A não ser que cauteloso, resolveu inquirir o Mestre ou como se diz ....colocá-lo contra a parede...


Não sabemos sua reação quando recebeu a resposta de Jesus de volta , por meio dos discípulos que enviara...


Provavelmente deve ter no coração se reconciliado com a visão que tivera do Cristo por ocasião do batismo deste e com a Voz que ouvira dos céus ratificando a eleição de Jesus.


Deve assim ter morrido em paz, ciente de que...


TUDO ESTAVA COMO DEVERIA SER...


Apesar dele não compreender...


Portanto...


Parece que havia um consenso de como um Nazareu deveria ser e mais...


Como o Messias deveria ser...


E Jesus de alguma forma 'perverteu' este conceito atuando de um jeito que causava como ele mesmo diz em suas palavras...


 ESCÂNDALO a muitos!


O que seriam estas atitudes do Cristo que escandalizava seus irmãos e os nazareus?


1.Ter contato com samaritanos...João 4.1-42


2.Ter contato com pagãos....Mateus.15.21-28


3.Ter contato com mulheres de vida duvidosa....Lucas.7.36-50


4.Ter contato com publicanos ou cobradores de impostos tremendamente odiados pelos judeus...Lucas.19.1-10


5.Participar de banquetes comendo e bebendo a vontade...Mateus.11.18


6.Não assumir uma atitude monárquica e beligerante em relação a potência romana...João.6.14-15


7.E em contrapartida ter uma visão de si mesmo e do messianismo que não era compreendida pelos nazareus e demais judeus...uma visão mais espiritual e inclusiva...João.6.60-66


Parecem estas terem sido algumas das atitudes que reprovavam nele...


Entretanto quanto aos nazareus e sua família parece que o Cristo reverteu as coisas com a grande maioria dos tais por ocasião de sua morte e ressurreição....


Pelo menos é dito por exemplo, que apareceu a Tiago...I Co.15.7...


Que o texto sacro reputa por seu irmão...Mateus 13.55-58;Lucas.6.3-6;João 7.2-5;Mateus 12.46-50;Atos.1.13-14;Atos.12.17;Atos.15.13;I Co. 9.5;Gálatas. 1.18-20...


E ainda...


A citação de Euzébio de Cesaréia que  demonstra que anos depois da morte do Cristo ,seus parentes continuavam membros atuantes da comunidade nazarena, agora... cristã...


Ainda viviam da FAMÍLIA de nosso Senhor os netos de Judas,
chamado IRMÃO DE NOSSO SENHOR DE ACORDO COM A CARNE
(Eusébio de Cesaréia (263-340 d.C), História Eclesiástica,CPAD, 4ª Edição 2003, p. 97)


Este mesmo Judas que escreveu uma epístola com seu nome...


Assim sendo o conflito entre o Cristo,os seus e os nazarenos chegou a bom termo no fim das contas...


Este sobrepôs-se a dureza de coração deles por meio dos EFEITOS:PAIXÃO, MORTE , RESSURREIÇÃO,APARIÇÕES E ASCENSÃO que foram acontecimentos catalizadores, sobremaneira transformadores na comunidade nazarena ou grande parte dela e que culminaram por fim no PENTECOSTES com a manifestação do Espírito Santo e todos os efeitos transmutativos que isto teve em cada um dos discípulos e em toda coletividade nazarena!


Mas alguns preferem explicações mais simples...


Então vejamos se tem alguma...


Cristo podia ter terminado seu voto de nazireato já que havia a possibilidade de o mesmo não ser para a vida toda(não foi o caso de Samuel cuja mãe ofereceu-o por toda a vida ou de Sansão que foi escolhido por Deus também para toda vida)....Números.6.8,13 em diante....mostra bem isto ou seja; que não era para a vida toda.... na maioria dos casos, e também o ritual daqueles que encerravam seus votos.


Dai ele poderia comer  a vontade e beber vinho desde que não comesse os animais ditos impuros...


O problema é que não existe nenhum relato de que o Cristo tenha rapado sua cabeleira por causa do fim de seu nazireato...


Só se o fez em alguma época antes de começar seu ministério público e antes que isto fosse do conhecimento de alguém...


Mas...sei não...acho meio difícil ...


Não explica um terço da resistência que os textos bíblicos demonstram que existia em sua família, nos nazareus, nos demais judeus e no final até em João em relação ao Cristo...


De qualquer forma, se assim fosse , o Cristo de cabelos bastos e longos da tradição seria então mera lenda...


Bom, seja como for....


Talvez esteja aqui nestas explicações, porque os atuais descendentes dos discípulos de João Batista, os Mandeístas não aceitam o Cristo como o Messias e sim João.....


Talvez eles sejam antigos Nazareus renitentes que nunca se conformaram com a visão do Cristo sobre si mesmo e sua obra e preferissem(e prefiram) acreditar que este usurpara a posição messiânica de João, quer agindo como da forma descrita mais acima ou abrindo mão de ser um nazareu a vida toda, como João o foi, e que supunham ....deveria o Messias ser !


Sendo assim, voltando ao Apocalipse...


É a um homem desta estirpe que Jesus Cristo envia sua revelação...


 Revelação que tem como fonte primária a própria trindade....


Cristo Jesus é o elo visível e próximo desta trindade para o contexto humano!


Estamos vivendo em tempos estranhos !


Somos sutilmente criticados se reafirmamos nossa crença na divindade de Jesus Cristo, taxados de infantis, insanos etc...mas as mesmas pessoas que fazem isto aceitam sem pestanejar as divindades de Rama, Krishna , Osíris etc....e muitos sem o conteúdo mítico somente  ou seja, crendo piamente que tais entidades foram avatares divinos!!!


Oras !


SE ELES PODEM SER AVATARES DIVINOS....E EU NÃO CONTEXTO QUE O SEJAM....


PORQUE JESUS CRISTO NÃO PODE SER TAMBÉM?


Porque só ele tem que ser 'rebaixado' para a categoria de mestre ascenso de x ou y raio ou instrutor do mundo?


Porque ele não pode ser o que os apóstolos afiançavam que era?


SIM!


Reconheço que ao longo destes dois mil anos o cristianismo também primou pelo exclusivismo nesta área mas.....


Será correto tentar-se apagar fogo com fogo ou seja; porque você acha que o meu não é o teu também vou dizer que o teu não é?


A QUEM DE FATO BENEFICIARÁ ESTA GUERRA....com o perdão da palavra.. BABACA?


A ESPIRITUALIDADE OU A CONTRA ESPIRITUALIDADE!?


Para mim até que me provem o contrário Jesus Cristo é SIM a manifestação na terra... visível da segunda pessoa da trindade ....O Filho... se única ou se a ultima dentre muitas....isto já é uma OUTRA história!!!


Assim sendo, a Fonte do Apocalipse segundo o livro... é O Deus Vivo, Todo Poderoso e Presente na História humana e na criação como um todo....


AQUELE QUE ERA...


Fala da figura do Pai e da dispensação ou era deste que se encerrava com a vinda do Cristo a este orbe...


Aquele que era enfoca assim a época da Lei, dos rigores desta, da revelação da Lei Universal e do carma e dharma embutidos nela....


AQUELE QUE É...


Fala da figura do Filho, manifesto aqui na pessoa de Cristo Jesus...


Com a vinda deste e sua obra intercessora a Graça divina é revelada ao mundo; o OBJETIVO da Lei torna-se realçado na figura de Deus que por Amor desce até a humanidade, torna-se carne como esta e revela-se o conciliador desta consigo mesmo.


Também se torna  o Deus que desperta no homem sua Divindade interna  que qual embrião jaz quase morta desde A QUEDA dentro deste homem esperando um fiat de luz sagrada para se manifestar....este fiat,advém da Fé na obra sagrada da graça divina que é despertar o Deus Interior do ser humano para que assuma seu lugar de direito dentro deste.


Assim o objetivo secreto da Lei era preparar o coração do homem para a seara da graça divina!


AQUELE QUE VEM...


Fala da figura do Espírito Santo aquele ou aquela que miticamente envolveu Maria e foi qual um útero sagrado para que o Pai manifestasse o poder gerador nesta(Lucas.1.35).


A pomba é um símbolo sagrado da deusa mãe nas antigas tradições e muitos estudiosos referem-se ao Espírito Santo como a Shequináh de Deus ou Glória(I Reis.8.10-13....Ezequiel.43.1-3)que enchia qual nuvem  negra  mas misteriosamente luminosa o  Santos dos Santos....


Shequináh é um termo FEMININO!


Assim sendo entendemos mais claramente quando em Lucas Gabriel diz a Maria que 'o Espírito de YHVH' te cobrirá com sua 'sombra'...


Pois a glória divina era vista como uma nuvem negra....luminosa!!!


E esta é a cor da mãe em diversas tradições....a Mãe negra....a terra produtiva.....a terra sagrada....


Binah na Qabala é a Mãe Negra e a glória divina em seu aspecto superior enquanto Malkuth o é no inferior.


Maria assim foi coberta pela GLÓRIA DE YHVH a sua SHEKINÁH, a NUVEM NEGRA E LUMINOSA...e foi isto que possibilitou ela ser UM RECEPTÁCULO HUMANO DO CRISTO, A PESSOA DO FILHO!!!


Ezequiel identifica esta mesma glória com a Merkabah ou carruagems do texto bíblico que citei acima, a qual YHVH apareceu-lhe sobre a mesma...


Esta figura de linguagem é muito interessante já que a mãe é o útero ou seja; aquela que recebe o Deus Pai e gera o Deus Filho...e seu simbolismo como carruagem ou merkabah sagrada me parece oportuníssimos já que a carruagem recebe e carrega o Deus dentro de si!


Por isso percebo na figura do Espírito Santo a Mãe ou o elemento feminino se é que podemos dizer assim da divindade....


Obviamente estamos  tentando falar e divagar em cima de termos, de conceitos humanos tentando definir o que nos transcende.


Estamos conscientes que neste processo resvalamos a sola do mistério ....mais nada!


A Era do Espirito Santo ou da Mãe será aquilo que os estudiosos bíblicos chama de Novos céus e nova terra e a new age de Era de Aquário!


Um período onde finalmente tudo e todos convergirão para a unidade em Deus!


O objetivo secreto da lei era preparar o humano('adubar' com os conceitos do carma/dharma) para a seara(semeadura) da graça e o objetivo secreto da graça e preparar a humanidade para a colheita(a separação do joio do trigo) da era do Espírito!


Desta forma...


 Aquele que era, que é e que vem é o UNO SAGRADO manifesto em três pessoas sagradas!


ESTA É A VERDADEIRA FONTE E ORIGEM DO APOCALIPSE!


Por fim Jesus demonstrando ser ele esta manifestação do Filho Sagrado se identifica com o ALFA E O OMEGA divinos e inverte a ordem da revelação da Fonte deixando BEM CLARO ser ele um dos 3 em ...questão...


AQUELE QUE É....


Portanto ele diz nas entrelinhas: Eu João que lhe transmito esta revelação...EU SOU O Filho... esta atual dispensação ou era!!!


AQUELE QUE ERA...


Ou Aquele que manifestou-se com o Pai no passado...


Em outras palavras...


De onde provim(o coração do Pai) como homem divino/terreno no ventre sombreado pelo Espirito da Mãe Eterna de Maria uma humana santificada!


AQUELE QUE VEM...


Ou Aquela que virá e estabelecerá a Nova Era de Paz ,Amor e Alegria...


No mesmo instante que se diferencia das demais Entidades que fazem parte da Trindade sagrada Cristo proclama tal ligação Deles nesta Unidade que é como se uma MESMA ENTIDADE só que com facetas diferentes atuasse em 3 tempos diferentes no espaço/tempo tridimensional revelando-se ao homem!


Dai porque existem os cristãos unicistas que crescem muito hoje em dia (mas esta é uma doutrina ou como muitos gostam de dizer.. 'heresia' antiga da Igreja) e que entendem a Trindade como mero abstracionismo para explicar o inexplicável ou seja; a figura de UMA SÓ DIVINDADE usando de 3 FACETAS diferentes ha História humana e não 3 pessoas divinas como a ortodoxia cristã e a maioria dos cristãos advogam!


Seja como for a trindade não é mérito e nem demérito cristão!


Encontra-se em muitas religiões ditas pagas e a mais célebre das tais é a hindu....BRAHMA...VISHNU E SHIVA(cada um com uma consorte sagrada diga-se)


Deus na figura do Cristo, o Alfa e Omega, Aquele que é(Filho), que foi(Pai) e que virá(Mãe), o Todo poderoso é...


 O VERDADEIRO AUTOR DO APOCALIPSE....


A ORIGEM DA REVELAÇÃO...


 E JOÃO APÓSTOLO É POR SEU APOSTOLADO, A AUTORIDADE HUMANA EFETIVA PARA RATIFICÁ-LO COMO SAGRADO E DIVINO!


Por fim podemos dizer que esta trindade sagrada atua dentro de cada ser humano...


 Dentro de cada um de nós...


Cada um de nós temos em nós o potencial de expressarmos Deus em suas personas trinas!


Por isso diz-se que somos Imagens de Deus... Templos de Deus ....Moradas de Deus(Gênesis,1.26-27;Efésios.2.22)!


Duas das imagens postadas por mim acima mostram isto com muita clareza!


Com esta firmeza e clareza penso que se a humanidade voltasse seus olhos para estas mensagens poderosas contidas neste livro fantástico poderia mudar completamente os contextos catastrofistas contidos no mesmo e em qualquer outras profecias, pois Deus o revelou não para que fosse um futuro determinista para a humanidade mas um aviso sagrado do que pode acontecer se não mudarmos de rota e que MESMO que não mudemos...no final....


Depois de muito penarmos...


 Reencontraremos o caminho de volta para Casa!


Mas...


 QUANTA DOR PODERIA SER EVITADA SE LÊSSEMOS E O OUVÍSSEMOS...OBSERVANDO-O!!!!








Assim terminamos estas reflexões postando mais um vídeo de luz...


 I BELIEVE....ERA...Maravilha!!!


Fonte: Youtube




Abraços...


Pax e Lux




VALTER TALIESIN
























Nenhum comentário:

Postar um comentário