quarta-feira, 29 de agosto de 2012

OS MISTERIOSOS NASCIDOS DA ÁGUA E DO ESPÍRITO

"Ninguém em carne e sangue compreende O FILHO DE DEUS que vive no Espírito e bebe da Fonte das Águas vivas que nele brota"

Valter Taliesin



1
E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
3
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
5
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
6
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
8
O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim étodo aquele que é nascido do Espírito.
9
Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?
10
Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?
11
Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.
12
Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
13
Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.
14
E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
15
Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 03. 01-15


Uma das coisas mais interessantes e intrigantes na vida espiritual é a completa inadequação do homem e da mulher ao "STATUS QUO" vigente na sociedade em que ele ou ela vive quando são despertados.

Mesmo em núcleos familiares ou religiosos onde pessoas professam a mesma crença percebemos este fenômeno.

E porque seria?

Encontramos a explicação disto nas palavras de Jesus o Cristo aqui no evangelho iniciático de João o evangelista.

Jesus recebe para uma conversa privada, em uma cena que sugere de fato uma iniciação, um dos grandes líderes judeus de sua época; príncipe, rico, membro do Sinédrio a maior corte legal em termos de lei judaica, enfim um homem extremamente influente...NICODEMOS.

Nicodemos e José de Arimathéia são dois discípulos do Cristo descritos explicitamente como homens ricos, poderosos, membros do Sinédrio e influentes na sociedade judaica de então. Se imaginarmos que, tudo indica, Lázaro também seria um homem de posses e o pai de Tiago e João parece mais um grande mercador de peixes com vários barcos a sua disposição e quem sabe sócio de Pedro e André e Maria Madalena e Salomé são elencadas entre as mulheres de posses que seguiam Jesus....a imagem de um miserável andando pela judeia acompanhado de maltrapilhos pode estar MUITO longe da realidade.

É verdade que ele disse ao rapaz rico que o FILHO DO HOMEM NÃO TINHA NEM ONDE RECLINAR A CABEÇA ou seja; um lugar para dormir mas temos que ter em mente que naquele momento ele falava de SUA MISSÃO....do fato de não ter um lugar próprio e específico como moradia(se bem que logo de início é dito que ele tinha uma residência provavelmente em Cafarnaum... João 01. 38-40) de ser um itinerante pelo país em sua missão, mas em nenhum momento podemos imaginar apenas uma turba pobre seguindo o mestre somente, principalmente seus íntimos. Estes parecem ter sido pessoas que tinham condições de manterem sua obra, de ajudá-lo financeiramente, e principalmente um certo grau espiritual e intelectual que os capacitavam a serem mais íntimos e aptos para os ensinos mais profundos. Enfim estes parecerem que proviam o necessário para que enquanto durasse o trabalho ele de nada tivesse falta.

Assim Nicodemos eram um destes poderosos que secretamente seguiam Jesus(e talvez esta palavra possa incluir  mais do que sugere literalmente ou seja; que ele era não um seguidor anônimo do mestre somente mas um dos iniciados nos mistérios do Cristo, aquele que em particular ele dava a seus discípulos) e nesta conversa especial e iniciática que teve com Nicodemos Jesus revela este mistério...

'O HOMEM CRÍSTICO, SAGRADO...A MULHER CRÍSTICA E SAGRADA NÃO SÃO COMPREENDIDOS PELOS DEMAIS QUANDO ESTES ESTÃO NUM PATAMAR ESPIRITUAL E INICIÁTICO INFERIOR.'

Vejamos as palavras do Mestre dos Mestres...


5
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
6
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
8
O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim étodo aquele que é nascido do Espírito.
9
Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?
10
Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?
11
Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.
12
Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?


O diálogo entre Cristo e Nicodemos deixa bem claro que aqui não se fala de nascimento carnal mas espiritual...

Diante do pasmo de Nicodemos das explicações herméticas, iniciáticas e esotéricas que Jesus dá sobre este nascer de novo com a pergunta...COMO PODE UM HOMEM NASCER SENDO VELHO? Jesus responde com outra pergunta...ÉS MESTRE EM ISRAEL E NÃO ENTENDES ESTAS COISAS?

Jesus aqui deixa claro que existem dois tipos de ensinamentos...o esotérico e o exotérico...ao afirmar que falava o mistério exemplificando-o com coisas terrestres deixa claro que se usa-se o termo correto ou CELESTE para descrevê-lo seria mais hermético ainda...

Isto deixa mais claro ainda que estamos diante de um texto totalmente iniciático onde o Mestre é o GURU e Nicodemos o discípulo como  Krishna e Ajurna no Gita.

Tudo indica, Nicodemos até ali conhecia  a Lei, conhecia de cabo a rabo a Toráh, mas seus conhecimentos barrava-se justamente na parte que deveria ser essencial para um Mestre ascenso ou no mínimo um iniciado de algo grau...O ESPIRITUAL...e pelo que depreende-se de sua resposta nem o alegórico, nem o simbólico e o figurado parecia fazer parte de seu cabedal apenas o literal.

Naqueles tempos a classe dominante dos judeus era formadas por literalistas ou céticos....os fariseus eram tidos por literalistas que levavam tudo ao pé da letra e os saduceus eram tidos como céticos pois em diversas partes dos evangelhos eles são tidos como descrentes da ressurreição que os fariseus aceitavam literalmente   e até da vida  pós-mortem. 

Existia um terceiro grupo, os essênios que pelos seus escritos fugiam destas duas posições extremas e viam na Lei mais que a pura literalidade dos fariseus ou o mero simbolismo cético dos saduceus....viam as analogias, as figuras, as metáforas e mais...VIAM O ESPÍRITO VIVO na mesma...

Jesus neste momento falava da ascensão...

DO HOMEM QUE SE TORNA UM SER ASCENSO...

Não falava nem de um encarne só nem reencarne como creem fundamentalistas ou reencarnacionistas...

ELE FALAVA DO HOMEM CRÍSTICO... DO HUMANO QUE SE TORNA EM VIDA A PRÓPRIA EXPRESSÃO DA CENTELHA DIVINA QUE TRAZ DENTRO DE SI...O ESPÍRITO DIVINO...

Todas as suas palavras deixam bem claro este sentido...

O humano crístico é um ser misterioso...como o vento ninguém sabe de onde ele vem nem para onde vai....apenas se sente seus efeitos...

Esta é a comparação que ele faz entre o que nasce do Espírito e sua atuação no mundo...

O que é nascido da carne é carne ou seja; o encarnado ou o reencarnado é o que é...um humano em evolução cheio de 'certezas' mas na verdade patinando no lodo das incertezas da vida tentando manter sua cabeça erguida.

O que nasce do Espírito é o oposto; vai para onde quer, faz o que quer, e as pessoas sentem a diferença que é a sua vida, sentem a incompreensão(para eles da carne) que são seus pensamentos, palavras e atos, talvez até se oponham a ele devido a sua estranheza mas não conseguem defini-lo nem muito menos acompanhá-lo a não ser com termos como...louco....estranho....esquisito....etc... e seja re conhecido como mestre...senhor....avatar...etc....por parte daqueles que dele se beneficiam e reconhecem sua origem...DO ALTO.

Vimos isto na vida do próprio Jesus e temos visto isto na vida de todos os grandes avatares e mesmo de pessoas simples mas que encontram em SI e manifestam a partir de SI este sagrado, este NASCER DO ESPÍRITO...

Muitas igrejas pregam isto e dizem que se você 'aceitar Jesus' no meio deles, aceitar suas regras, suas doutrinas você será um destes RENASCIDOS....

MENTIRA!!!

Jesus não fala aqui de aceitá-lo nominalmente mas de VIVENCIAR O MISTÉRIO DENTRO DE SI E A PARTIR DE SI...

Fala de você tornar-se um com O CRISTO no íntimo do ser e a partir dali ter TODA a sua expressão de vida regida por esta relação!

FALA DE ASCENSÃO NA TERRA, EM VIDA, ENCARNADO AINDA!

Fala de você viver como um(a) mestre(a) ascenso(a) 24 horas por dia!

E diz que isto se torna possível A QUALQUER UM(A)...que permitir-se NASCER DO ESPÍRITO...

Mas ele fala de outra coisa também...assim como o carnal, o humano comum é nascido de carne e sangue ou seja; fala de genética, raça, etc... o nascido de cima é nascido ....DA ÁGUA E DO ESPÍRITO

Alguns entendem a ÁGUA que Jesus associa ao espírito como o mero batismo em águas pois este era um ritual que tanto faziam seus discípulos quanto João o batista e os essênios quando alguém era iniciado...bem....

ERA E NÃO ERA....

AS ÁGUAS BATISMAIS DE JESUS, DE JOÃO, DOS ESSÊNIOS ERAM MERO SIMBOLO E FIGURA DAS ÁGUAS VIVAS CITADAS POR JESUS NESTE MESMO EVANGELHO LOGO EM SEGUIDA À SAMARITANA no capítulo 04...

Águas  sagradas que brotavam como uma fonte viva dentro do Ser renascido e que as águas batismais só simbolizavam mais nada!

O VERDADEIRO RENASCIDO DA ÁGUA E DO ESPÍRITO O ERA DENTRO DO SER....DESTA ÁGUA DA VIDA....DESTA FONTE QUE MISTERIOSAMENTE BROTAVA DENTRO DO RENASCIDO E A PARTIR DE ENTÃO TODA A SUA VIDA TOMAVA UMA NOVA CONOTAÇÃO , UM NOVO RUMO...

ÁGUA E ESPÍRITO AQUI ERAM METÁFORAS PARA O PROCESSO DA ASCENSÃO QUE FAZIA DE UM HUMANO UM VERDADEIRO SER DEIFICADO NA TERRA!!!

E percebemos assim porque uma pessoa assim se tornava completamente incompreensível para as demais pessoas nascidas somente de carne e sangue ou seja; de encarne terrestre e que permaneciam presas a uma espiritualidade meramente exotérica!

Portanto entenda uma coisa de uma vez por todas você que ler estas linhas...

CADA VEZ QUE VOCÊ SE APROXIMA MAIS DE DEUS EM SI E BEBE DESTA ÁGUA VIVA QUE FLUI DE DENTRO DE SI VOCÊ SE TORNARÁ 'DIFERENTE' PARA OS DEMAIS PORQUE SUA VIDA SE TORNARÁ UM DIFERENCIAL ENTRE ELES...

E vidas assim ou são louvadas ou são criticadas...ou são veneradas ou são demonizadas...seres assim vivem de tal forma que dificilmente se tornam consenso e muito menos passam despercebidas...por mais que o queiram!

Jesus vivia tentando ser discreto depois que o poder fluía dele, depois que atuava de forma crística, chegava até pedir discrição para alguns que ajudava, as vezes fugia para lugares ermos, mas não conseguia fazer mais do que aumentar sua popularidade.

Alguns comentaristas até sugerem que isto mostra ser ele um grande mestre de publicidade pois quanto mais você pede para alguém guardar algo mais esta pessoa vai falar.

Pode até ser, mas acho que sua preocupação com um certa discrição era genuína pois ele precisava de tempo para fazer o que veio fazer aqui e sabia que muita exposição apressariam os fatos e talvez saíssem dos trilhos que se programara...

Não sei sinceramente com certeza o porque pedia silencio  muitas vezes já que por onde ia imensa multidão o acompanhava mas acredito que esta discrição estava alicerçada e um desejo sincero dele de que as pessoas focassem em suas palavras e no que elas poderiam fazer por elas mais do que nos milagres que apesar de espetaculares tinham menos poder de fato que AS PALAVRAS DE PODER QUE ELE PRONUNCIAVA E ENSINAVA DE MUDAR DE FATO UMA VIDA!!!

Pois os milagres continham a cura física e eram evidência de fé no poder de Deus, mas suas  palavras e principalmente as iniciáticas que falava de boca a ouvido dos mais íntimos despertavam neles O CRISTO INTERNO....O PRÓPRIO DEUS INTERNO EM CADA SER!!!

Seja como for estamos aqui 2 mil anos discutindo estas coisas e até agora as pessoas ainda tratam aquele que é nascido da água e do espírito como um verdadeiro alienígena....como um ser diferente, desigual, os que o aceitam chegam muitas vezes a endeusá-lo como se fosse algo 'único' especial, e os que o rejeitam tratam-no como louco, estranho ou coisa pior.

Mas ele é tão somente um NASCIDO DA ÁGUA E DO ESPÍRITO um humano que vive a vida de dimensões superiores ainda encarnado nesta dimensão e por isto seu viver é tão misterioso quanto o vento que corta os céus de toda a terra.

É isto...

Abraços

Paz e Luz

VALTER TALIESIN


OM TAT SAT


Vídeo sagrado de unicidade e ascensão...


Musical Rapture - A Sacred Gift of Celestial Music





Fonte Youtube





















                      FONTE GOOGLE IMAGENS






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...