quarta-feira, 19 de setembro de 2012

PAGANISMO VIROU SINÔNIMO DE ATEÍSMO!?

Tenho visto muita gente boa se dizer ateia e professar o paganismo ao mesmo tempo...

Acho que há um equívoco aqui...

Acreditar em pluralidade de deidades ou uma diferente da cristã os faz ateus?

Creio que não!

Para ser sincero ateu puro é raro neste mundo!

Muitos que se dizem ateus descubro que professam algum culto ou pratica oriental que aceita por exemplo a reencarnação ou seja; são ateus, ou são ateus exclusivamente quanto ao Deus judaico cristão?!

Apesar do paganismo MUITO se ressentir do cristianismo devido a forma com que foi tratado pela Igreja desde que esta se tornou majoritária dizer que seus membros podem ser ao mesmo tempo pagãos e ateus me parece risível.

Ártemis por acaso não é uma deusa?

Morrigan também não é?

Odin, Thor, Loki, Quetzalcoatl, Mitra, Osíris, Isis, Hórus, Zeus etc...?

Então a meu ver é um contra senso se dizer pagão e ateu ao mesmo tempo a não ser que se entenda este ateísmo como relativo exclusivamente a deidade cristã, o que a meu ver pareceria um preconceito reverso!

É possível ser cético em relação ao Deus cristão e pagão ao mesmo tempo pois ceticismo implica em DÚVIDA e não certeza, já o ateísmo implica em CERTEZA e ter certeza quanto a uma deidade(o que é o paganismo) em detrimento de outra a meu ver...NÃO É ATEÍSMO!!!

Se for assim qualquer praticante de qualquer religião e que se considere anti cristão seria um ateu!!!

E creio que não é definitivamente o caso de fundamentalistas de outras religiões que não a cristã!

Paganismo é crença, é fé, é religião como o é o cristianismo portanto um pagão ateu é incompreensível!

Pode até querer ter e fazer sentido....

MAS NÃO TEM E NÃO FAZ!!!

Repito ser cético em relação ao Deus cristão e pagão não implica na negação de qualquer conteúdo sobrenatural no mundo mas única exclusivamente a rejeição de uma destas formas portanto algo normal...mas ser ateu implica na CERTEZA de que não existe nenhum sobrenatural....e nenhuma forma de deidade!

Por isso que os budistas são tidos como ateus pelo ocidente( e muitos vi que se consideram assim) porque negam qualquer tipo de deidade mas por outro lado aceitam o sobrenatural...portanto são a meu ver céticos não ateus...céticos quanto a deidades pessoais mas não a uma vida sobrenatural e além dos sentidos comuns que aliás; consideram mais real do que esta que consideram verdadeira ilusão...portanto no meu ponto de vista NÃO SÃO ateus. Ainda que de repente alguns possam até querer e MUITO sê-lo por força do hábito de querer posar de 'do contra'.

Ser pagão portanto é uma forma de cultuar ao sagrado tão legítima e verdadeira quanto qualquer outra e quem se propõe fazer isto deve ter absoluta convicção do que faz e se tem ...

NÃO SE DEFINIRÁ JAMAIS COMO UM ATEU PRATICANTE DE PAGANISMO!

Pode até o fazer mas é o contraditório em forma de gente!

É obvio que para um fundamentalista cristão praticante não só o pagão mas qualquer forma de culto que não implique sua visão é anti cristã e portanto deve ser alguma forma de cultuar ao demônio... dai que isto crie nas pessoas que professam outras coisas um desejo perfeitamente compreensível de retribuírem na mesma moeda mas há que se ter um SENSO nisto e a meu ver NÃO É se definindo ateu e praticante de outro culto ao mesmo tempo.

A melhor forma seria defender o que creem como legítimo e ponto, se definem-se como ateus e isto e aquilo ao mesmo tempo a meu ver só reforçam o ponto de vista do rival nada mais...

Tornam-se para quem esta de fora da querela mais patéticos que o pior dos fundamentalistas!

SEJA CORAJOSO!!!

SEJA O QUE VOCÊ PROFESSA E PONTO!

ÉS ATEU? Beleza mas o seja COMPLETAMENTE e rejeite toda e qualquer forma de deidade inclusive a IMPESSOAL e toda e qualquer forma de sobrenatural pois se Deus não pode ser provado estas coisas também não....PONTO!

Se és cético seja de verdade e entenda que ceticismo não é NEGAÇÃO E CERTEZA DA AUSÊNCIA mas a DÚVIDA na falta de provas empíricas.

Se fores praticante de outro culto e outra religião MARAVILHA mas ASSUMA que isto é CULTO,  ADORAÇÃO e portanto sua forma de ver a deidade....então...não MELE tudo se dizendo o que de fato você não o é...

A incoerência destes  é a maior arma dos que combatem estas pessoas e enquanto permanecerem assim serão risíveis e jamais conseguirão ser ouvidas pelas pessoas realmente lúcidas e que gostariam de apoiá-las em suas causas perfeitamente legítimas de professarem o que querem sem serem impedidos nisto pois afinal liberdade não significa falta de coerência!

SEJA PAGÃO ATÉ A MEDULA, DEFENDA SUA RELIGIÃO E CRENÇA E DE UMA BANANA PARA A OPOSIÇÃO!

MAS NÃO SEJA INCOERENTE...

 PLEASE!!!

O BOM SENSO AGRADECE....

Abraços...

Paz Profunda...

VALTER TALIESIN


OM TAT SAT....


Vídeos interessantes...


Vídeo semi documentário...SENDAS DO PAGANISMO pelo professor Francisco Marshall da UFRGS...



O lado luz do paganismo a meu ver tão benéfico qualquer outra forma de visão religiosa...o vídeo HOMENAGEM À DEUSA....



O lado trevas do Paganismo... tão nocivo quanto os fundamentalismo militantes religiosos monoteísta....Documentário completo: PAGANISMO NAZISTA...



Um canto pagão...FAUN...KARUNA...


FONTE YOUTUBE

















                    FONTE GOOGLE IMAGENS







Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...