quarta-feira, 21 de novembro de 2012

SAMSARA E NIRVANA...aqui e agora...

"A FÓRMULA  'SAMSARA IGUAL A NIRVANA' IMPLICA UMA MUDANÇA COGNITIVA TOTAL PELA QUAL O MUNDO FENOMÊNICO SE TORNA TRANSPARENTE POR MEIO DA SABEDORIA SUPERIOR. AS COISAS NÃO MAIS  SERÃO VISTAS COMO ESTANDO UNICAMENTE SEPARADAS UMA DAS OUTRAS, COMO  SE FOSSEM REALIDADES INSULARES EM SI MESMAS, MAS TUDO SERÁ VISTO JUNTO, COMPREENDIDO JUNTO E VIVIDO JUNTO. QUALQUER QUE SEJA A DISTINÇÃO QUE POSSA HAVER, ESSAS SERÃO VARIAÇÕES OU MANIFESTAÇÕES DE DENTRO DO SER DE UM MESMO EU."
Georg Feuerstein


"A REALIDADE É UMA QUESTÃO DAQUILO QUE VOCÊ ESCOLHE PERCEBER...APESAR DE QUALQUER APARÊNCIA EM CONTRÁRIO. SE O SAMSARA É O NIRVANA, ENTÃO TUDO ESTÁ SEMPRE ACONTECENDO EXATAMENTE COMO DEVERIA.

POR MEIO DE TÉCNICAS TÂNTRICAS, O PRATICANTE RECONHECE QUALQUER 'OUTRO' , SEJA UM CORPO CREMADO OU UMA DAKINI MARAVILHOSA, COMO UM ASPECTO DO EU.
QUANDO SUSTENTAMOS ESSA VISÃO, VERIFICAMOS QUE NÃO EXISTEM PROBLEMAS, NÃO HÁ CRISE EXIGINDO ALGUMA RESPOSTA ANSIOSA E URGENTE. DE FATO, REAÇÕES BASEADAS NO MEDO PODEM APENAS EXACERBAR OS ASPECTOS NEGATIVOS APARENTES DE NOSSA SITUAÇÃO ATUAL. SERVIREMOS MELHOR AO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO...DE NÓS MESMOS E DO MUNDO...AO ALCANÇARMOS UM NÍVEL DE SER NO QUAL NÃO HÁ JULGAMENTO, ANSIEDADE OU PROJEÇÕES NEGATIVAS.

A MUNDANÇA EXIGIDA DE NÓS NÃO
É UMA MUDANÇA NÃO SENTIDA, INTELECTUAL PARA ALGUMA PERSPECTIVA 'ESPIRITUAL' OU PSÍQUICA, MAS UM PROCESSO TOTALMENTE ENCARNADO E INTIMAMENTE PESSOAL. ESTAMOS SENDO CHAMADOS A ABRIR O CORAÇÃO, BEM COMO A MENTE, PARA A CHAMA RADIANTE DA TRANSFORMAÇÃO.
PARA AQUELES QUE ESTÃO DESEJANDO ASSUMIR ESSE DESAFIO, OS PRÊMIOS SERÃO IMENSAMENTE MAIORES QUE OS SACRIFÍCIOS."
Daniel Pinchbeck autor de 2012:O RETORNO DE QUETZALCOATL no artigo...UM CAMINHO TÂNTRICO PARA A TRANSFORMAÇÃO GLOBAL(enxertos) para o livro com artigos de vários autores...O MISTÉRIO 2012.


"O ATO CRIA O ATOR QUASE COMO UM PÓS PENSAMENTO"
Nietzsche


Começo pela frase final de Nietzsche.

Ela nos trás a mensagem de que o ser humano responde aos desafios que lhe apresentam e tais momentos revelam quem é o que.

O canastrão,coadjuvantes, a grande estrela ou o grande ator .

Apesar de parecer diferente da afirmação de que...
'O OBSERVADOR INFLUENCIA O OBSERVADO' por aparentemente dar a função protagonista ao ato e não ao ator se olharmos NA ESSÊNCIA veremos que é a mesma coisa.

O ator ou o observador olhar e vê uma situação x ou y, segundo o grau de sua consciência todavia tal situação será um limão ou uma bela limonada!

O ato em si pode parecer determinante mas na realidade é o ator que transformará o mesmo numa epopéia inesquecível ou num trash movie horrendo e nem um pouco cult.

O ato sempre é e será o objeto e a visão do objeto definirá no ator as reações que farão deste objeto algo significativo, destrutivo ou construtivo para todos os interessados.

Por isso que um grupo de 'atores' sintônicos, uma 'massa crítica' de humanos vibrando na mesma sintonia podem desencadear mudanças no ato e nos demais atores que mesmo não estando na mesma sintonia todavia se mostram pelo desgastar da energia que se esvai do ato gasto e velho mais facilmente aptos a compreenderem a nova energia que chega de mudança.

Todas as grandes mudanças universais entre os humanos começaram assim...

MUDANÇA DE PARADIGMA!!!

Daniel Pinchbeck afirma em outra parte de seu artigo:

"O QUE PARECE COMO CAOS E COLAPSO INEVITÁVEIS É REALMENTE UM PROCESSO NATURAL QUE ACOMPANHA UM AVANÇO NA CONSCIÊNCIA HUMANA. O QUE ESTAMOS 'DESTINADOS'(grifo meu)A EXPERIMENTAR EM NOSSA VIDA NÃO É O FIM DO MUNDO, MAS O NASCIMENTO DA MENTE SUPERIOR DA HUMANIDADE. NÃO SOMOS ESPECTADORES DESAMPARADOS DESSE DRAMA, MAS ATORES PODEROSOS, COM UMA OPORTUNIDADE PARA INFLUENCIAR DIRETAMENTE OS RESULTADOS.

POR INTERMÉDIO DESTA HIPÓTESE, UM RESULTADO DESEJÁVEL PODE SER OBTIDO SE UMA 'VANGUARDA DE ELITE'(a tal massa crítica que falei acima)ULTRAPASSAR TODOS OS OBSTÁCULOS E O CONDICIONAMENTOS ANTERIOR PARA OBTER UMA CONSCIÊNCIA INTENSIFICADA DA SITUAÇÃO E, DEPOIS, TRABALHAR EFICIENTE E COLABORATIVAMENTE PARA PROPAGAR ESSE NOVO PARADIGMA PELA TERRA.

CADA VEZ MAIS, COM NOSSO ESTILO DE VIDA LIGADO À REDE MUNDIAL, EXPERIMENTAMOS NOSSA IDENTIDADE COMO CONTEXTUAL, FLUIDA E RELACIONAL, MAIS DO QUE UMA ENTIDADE SEPARADA QUE É FIXA E PERMANENTE."

Penso assim como Pinchbeck...Caos realmente existe sensorialmente falando, esta ai não da para negar; mas esta ai para ser TRANSMUTADO pelos humanos em algo novo...

TODO O CAOS DO MUNDO FOMOS NÓS MESMOS QUE CRIAMOS ATRAVÉS DE NOSSO LIVRE ARBÍTRIO E ESCOLHAS ERRADAS...CAOS AQUI NÃO TEM O MESMO SENTIDO DE MATÉRIA CONFUSA E INERTE DA CRIAÇÃO ORIGINAL QUE PRECISOU DO FIAT DA LUZ ORIGINAL PARA TORNAR-SE ORDEM UNIVERSAL MAS DE CRIAÇÕES CONFUSAS E REVOLUTEANTES, ATUANTES DE MANEIRA DESORDENADA CRIANDO DOR, VAZIO EXISTENCIAL E TUDO O QUE SENTIMOS COMO SENDO 'RUIM'  PARA NOSSAS VIDAS.

Temos em nossas mãos agora como disse Pinchbeck a chance de mostrarmos que somos atores e atrizes poderosos e poderosas e mudarmos isto que se vê e se sente ai.

Voltando agora as citações iniciais vamos até a de Pinchbeck e vemos que o autor entende que o tantrismo pode ser uma matéria espiritual válida de transformação para este momento fantástico de nossa evolução.

Nesta visão morte e vida, luz e trevas e todos os demais opostos e duais são única e exclusivamente a mesma coisa o que muda é a forma como encaramos as mesmas.

Ver no caos a oportunidade de criar uma novar ordem universal, ver na dor a oportunidade de encontrarmos a cura para todos os males da humanidade, ver na morte um portal sagrado para uma nova forma de expressão de vida etc...

Desta forma somos NÓS e mais ninguém que criados o nosso mundo e as coisas que nele existem.

Se estamos diante de um quadro atroz neste momento é porque a imensa maioria dos humanos resolveu vibrar assim.

 E como? 

ABDICANDO DE CONDUZIREM SUAS VIDAS E DANDO ESTA RESPONSABILIDADE DE BANDEJA PARA GOVERNANTES E POLÍTICOS( a tentação do poder absoluto é sempre uma constante e quando povos e nações abdicam do direito de se auto governarem sempre tem um idiota egocêntrico que o fará por eles ou um bando dos tais claro), RELIGIOSOS(tem gente que tem orgasmo, tesão mesmo em ser guru, profeta e o scambaw e pior; adoram CULTO personalístico às suas débeis e egocêntricas pessoas velando para que suas palavras que confundem com as de Deus sejam ouvidas e seguidas à risca causando com isto o fundamentalismo nosso de cada dia e o fanatismo desbragado que nos destrói a olhos vistos...), IDEÓLOGOS(partidos e grupos disto ou daquilo adoram incensar suas ideologias  e seus gurus idealizadores e condenar a(o) do outro como nefasta(o) mas quando no poder se revelam tão ou mais despóticos e daninhos que o que saiu)...RAÇAS(o vício, verdadeiro crime contra a humanidade, tenebroso do racismo é um MAL hediondo), DOGMAS E DOUTRINAS(dogmas e doutrinas engessantes quando da compreensão do sagrado tem sido o que nos limita rumo a iluminação e a cristicidade interior que podemos ter), IDEOLOGIAS(o preto no branco básico, taxativo e limitante que despreza as demais côres do espectro da luz quando se trata dos humanos, de como devam viver suas vidas e gerir suas opiniões é o MAL das ideologias deste mundo caótico e insano), TRADIÇÕES(não sou contra tradições sou contra o culto exacerbado às mesmas em detrimento de coisas novas que se revelam regeneradoras  enquanto certas tradições se tornam cada vez mais anacrônicas e inibidoras...a boa tradição é aquela que continua a exercer seu efeito regenerador e por outro lado não inibe novas formas de expressões da vida e de entendê-la...tem que haver síntese entre passado e presente para recriarmos o futuro...é o que penso),  ETC...

Um pequena mas nefasta elite que 'conscientemente' optou pelo mal e o pratica noite e dia sem cessar, a fraternidade das trevas, tem dominado mentes e corações da massa ignara a milênios com as armas citadas no parágrafo acima e tem estabelecido seu reino de escravidão e de terror desde as regiões astrais até todos os setores de nossa sociedade...

 E porque?

Como diz a frase capitular atribuida a Martin Luther King...

"O QUE ME PREOCUPA NÃO É O GRITO DOS MAUS, MAS O SILÊNCIO DOS BONS."

OU SEJA; PARA O MAL AGIR BASTA OS HUMANOS DE BEM FICAREM CALADOS!!!

Se todos os que se dizem do bem e da luz e realmente estão muito distantes de praticarem coisas como: racismo, sexismo, elitismo, nacionalismo, xenofobismo, fundamentalismo e outros ismos tão danosos quanto que geram divisão, indiferença, rancor, ódio, fome e morte - apesar de outros defeitos menores que possam ter - levantassem suas vozes contra os mesmos e  vibrassem positivamente pelo bem, pela luz, talvez já teriamos criado o ambiente necessário para o SAMSARA 'VIRAR' NIRVANA não só em mentes e corações de iluminados mas no próprio cerne da sociedade humana...a alma grupal e universal dos humanos que a formam.

E assim penetro na primeira citação que apresentei antes de comentar o texto, de Georg Feuerstein...

Para ele Samsara e Nirvana são a mesma coisa!

Ou seja; podemos vivenciar aqui e agora o Nirvana mudando a forma como olhamos e vivenciamos o Samsara.

É como se ambos fossem duas faces de uma mesma moeda!

Como o personagem de Batman...Duas caras...uma corroída pela dor, pelo caos, pela impermanência e a outra bela, sujestiva de coisas boas e de perenidade.

Espacial e temporalmente poderiamos já estar vivenciando o Nirvana se a humanidade tivesse ouvido as vozes insistentes dos iluminados de todas as eras pois o NIRVANA é segundo esta visão a outra face deste Samsara sensorial que estamos vivenciando atualmente só que oculto dentro de nós, impedido de se manifestar por causa de nossa visão nublada pela dualidade e pela oscilação de humor entre luz e trevas ou melhor dizendo: em vermos luz e trevas onde somente deveriamos ver VIDA e esta com abundância e liberdade de SER e DEIXAR SER... o outro, a outra sua própria e intransferível lenda pessoal e sagrada.

O nirvana assim esta dentro de cada um de nós SEMPRE como potencialidade, como possibilidade esperando OS DE VANGUARDA como diz Pinchbeck, conseguirem desencadeá-lo mundo afora.

Alguns podem estar esperando um nirvana para além do espaço/tempo , num futuro longínguo e fora do tempo e espaço para si e outrém após inumeras encarnações etc e neste embalo perdendo a oportunidade de vivenciá-lo aqui e agora neste momento em que o samsara come e carcome nossas peles e estreita com tenaz fumegante nossas almas cansadas e oprimidas.

Todavia se mudarmos nossa visão de mundo deixaremos de ver e fazer daqui um vale de lágrimas e criaremos um oásis de bençãos que será o começo do Nirvana na terra.

Esta visão que o Nirvana é a EXTINÇÃO de todas as coisas sensoriais talvez seja a grande inimiga de uma total e possível mudança aqui e agora de toda a humanidade e do mundo em si!

Enquanto esta visão prevalecer o mal continuará seu império aqui na terra e os bodhisattwas continuarão INDEFINIDAMENTE indo e vindo e Budas se fazendo e se perdendo no suposto nirvana de extinção sensorial porque dificilmente deixaremos de ver esta ópera bufa acabar-se de vez num completo aniquilar total.

Poderá num futuro longínguo fora do tempo e do espaço haver a extinção da personalidade em prol de uma não existência individual no eterno nirvana unitivo?

Não sei...

Mas o que sei e concordo com Georg é que poderiamos tornar este mundo melhor milhões e milhões de vezes se nos vissemos como os agentes criadores de nossas vidas e se vissemos no cerne do SER o potencial para tornarmos este samsara num nirvana aqui....agora e já!

A visão de deidades criativas pelos eons dos eons recriando os mundos daqui e do além na energia suprema da divindade transcendente é o único nirvana
que me parece honrar de verdade a vida e o mistério da existencia universal muito mais que uma extinção e uma perca de identidade no Nada pois implica em estarmos CONSCIENTEMENTE manifestando Deus sempre em escalas ascendentes de luz e apesar de individualizados todavia eterna e simbioticamente unidos no AMOR que é muito mais amalgamante e unitivo que qualquer extinção definitiva POIS IMPLICA EXISTIR E SER UM COM O(A) OUTRO(A) AO MESMO TEMPO...UM MISTÉRIO SAGRADO QUE SÓ OS GRANDES INICIADOS SABEM O QUANTO VALE A PENA SER E MANIFESTAR ESTE SER!

INDIVIDUALIDADES REALMENTE AMOROSAS NÃO COMPETEM ENTRE SI MAS INTERAGEM PELA SINTONIA, SIMBIOSE, SINCRONICIDADE E LUZ!!!

ISTO SIM ME PARECE UM NIRVANA GENUÍNO E DEFINITIVAMENTE DESEJOSO DE SE BUSCAR!!!

E como vimos pelo que citei aqui  destes pensadores e de minhas próprias intuições ele pode e deve começar aqui e agora pois coexiste com o samsara aqui mesmo dentro de cada um dos humanos bastando somente querermos manifestá-lo...JÁ!!!


Abraços

Paz e Luz

Valter Taliesin


OM TAT SAT


Vídeos sagrados

HORN

HALPERN

ENYA(album completo)

Fonte Youtube

Imagens sugerindo Samsara e Nirvana alternadas...









Fonte Google imagens










3 comentários:

  1. Olá Valter!
    Sabe meu tempo é muito curto para visitar vários blogs, hoje no G+ me chamou a atenção sobre o tema Nirvana, Samsara onde já li sobre o assunto...bem meu amigo em poucas palavras resumindo, excelente!

    Inteligente, interessante rico!!
    Parabéns com certeza no meu tempo voltarei!
    Um grande abraço.
    Namastê!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado amiga...volte mesmo e se possível convide seus amigos e amigas...gratidão...beijo na alma!

    ResponderExcluir
  3. li e gostei muito do texto me fez assumir minhas ações com autoria e mais seriedade

    ResponderExcluir

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...