sexta-feira, 18 de abril de 2014

JESUS O CRISTO...Este Homem e seu eterno Mistério...




Um pedaço de papiro antigo que contém uma menção à mulher de Jesus não é uma falsificação, de acordo com uma análise científica do controverso texto, declararam nesta quinta-feira pesquisadores americanos.

Acredita-se que o fragmento seja proveniente do Egito e contém escritos na língua copta, que afirmam: "Jesus disse-lhes: 'Minha esposa...'". Outra parte diz ainda: "Ela poderá ser minha discípula".
A descoberta do papiro, em 2012, provocou um rebuliço. Pelo fato de a tradição cristã afirmar que Jesus não era casado, o documento atiçou os debates sobre o celibato e o papel das mulheres na Igreja.
O jornal do Vaticano declarou que o papiro era uma farsa, juntamente com outros estudiosos, que duvidaram de sua autenticidade baseados em sua gramática pobre, texto borrado e origem incerta.
Nunca antes um evangelho se referiu a Jesus como casado, ou tendo mulheres como discípulos.
Mas uma nova análise científica do papiro e da tinta, bem como da escrita e da gramática, mostrou que o documento é antigo.
"Nenhuma evidência de fabricação moderna ('falsificação') foi encontrada", declarou a Harvard Divinity School em um comunicado.
O fragmento provavelmente remonta a uma data entre os séculos VI e IX, mas poderia ter sido escrito até mesmo no segundo século da Era Comum, segundo os resultados do estudo publicados na Harvard Theological Review.
A datação por radiocarbono do papiro e uma análise da tinta utilizando espectroscopia Micro-Raman foram realizadas por especialistas da Universidade de Columbia, da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
"A equipe concluiu que a composição química do papiro e os padrões de oxidação são consistentes com papiros antigos, ao comparar o fragmento do Evangelho da Esposa de Jesus (Gospel of Jesus' Wife - GJW, em inglês) com um fragmento do Evangelho de João", declarou o estudo.
"O teste atual suporta, assim, a conclusão de que o papiro e a tinta do GJW são antigos", esclareceu.

Origem desconhecida
 A origem do papiro é desconhecida. Karen King, historiadora da Harvard Divinity School, o recebeu de um colecionador - que pediu para permanecer anônimo - em 2012.
King, uma historiadora do cristianismo primitivo, declarou que a ciência mostrar que o papiro é antigo não prova que Jesus era casado.
"A questão principal do fragmento é afirmar que as mulheres que são mães e esposas podem ser discípulas de Jesus - um tema que foi muito debatido no início do cristianismo, num momento em que a virgindade celibatária se tornou cada vez mais valorizada", explicou King em um comunicado.
"Este fragmento do evangelho fornece uma razão para reconsiderar o que pensávamos que sabíamos, ao se perguntar o papel que as declarações sobre o estado civil de Jesus desempenharam historicamente nas controvérsias cristãs sobre casamento, celibato e família".
O fragmento mede quatro por oito centímetros.
King declarou que a data do documento - escrito séculos depois da morte de Jesus - significa que o autor não conhecia Jesus pessoalmente.
Sua aparência bruta e os erros gramaticais sugerem que o escritor tinha apenas uma educação elementar, acrescentou.
Leo Depuydt, professor de Egiptologia da Universidade Brown, escreveu um artigo, também publicado na Harvard Theological Review, descrevendo por que acredita que o documento é falso.
"O fragmento do papiro parece perfeito para um esquete do Monty Python" (famoso grupo de comediantes britânicos), declarou.
Ele apontou erros gramaticais e o fato de as palavras "minha esposa" parecerem ter sido enfatizadas em negrito, o que não é utilizado em outros textos coptas antigos.
"Como um estudante de copta convencido de que o fragmento é uma criação moderna, sou incapaz de fugir à impressão de que existe algo quase engraçado no uso das letras em negrito", escreveu.
King publicou uma refutação às críticas de Depuydt, dizendo que o fato de a tinta estar borrada era comum e que as letras abaixo de "minha esposa" eram ainda mais escuras.
https://br.noticias.yahoo.com/an%C3%A1lises-apontam-papiro-menciona-mulher-jesus-%C3%A9-falso-185214372.html




POIS É, FALSO NÃO É MAS NÃO SIGNIFICA QUE SEJA VERDADEIRO, UMA INVERDADE NÃO SE TORNA VERDADE POR SER ANTIGA, POR OUTRO LADO É MAIS UMA TEORIA INTERESSANTE QUE LANÇA NOVA LUZ SOBRE O PASSADO DO CRISTIANISMO E O IMENSO CAUDAL DE MITOS E HISTÓRIAS QUE O CRISTO DESPERTOU EM TORNO DE SI, MOSTRA QUE O QUE HOJE SE CONHECE COMO DOUTRINA, DOGMA, TRADIÇÃO DAS IGREJAS ORTODOXAS ETC...NUNCA FOI HOMOGÊNEO COMO SUPÚNHAMOS ATÉ UM TEMPO ATRÁS E QUE CRISTÃOS DE 15, 20, 50, 100 ANOS APÓS O CRISTO TER SIDO ASSUNTO ÀS REGIÕES CELESTES NÃO ENTENDIAM TÃO HOMOGENEAMENTE FATOS TIDOS ATÉ ENTÃO COMO INCONTESTES POR NÓS DE SUA VIDA.
PODE SER VERDADE QUE TINHA ESPOSA?
CLARO, MAS REPITO; NÃO É PORQUE É ANTIGO QUE O SEJA.
A ÚNICA FORMA DE UM DOCUMENTO ASSIM, INCENDIAR O CRISTIANISMO SERIA UM DOCUMENTO AUTÊNTICO DA ÉPOCA MESMO DE CRISTO(quando ele viveu) E NÃO APROXIMADA, ALGO COMO UM EVANGELHO ESCRITO POR ELE OU MADALENA, UMA CERTIDÃO DE CASAMENTO LEGAL...ISTO SERIA BEM MAIS COMPLICADO DE SE EXPLICAR MAS ENFIM...
O BOM DESTA DISCUSSÃO A MEU VER NÃO É ISTO, O BOM É QUE CRISTÃOS COMO EU QUE A 25 ANOS ATRÁS ABOMINARIAM UMA NOTICIA DESTAS HOJE ENCARAMOS COM A MAIOR NATURALIDADE DO MUNDO E ATÉ TORCEMOS PARA QUE SEJA VERDADEIRA,...
E SOMOS CADA VEZ MAIS NUMEROSOS...
ISTO SIM É BOM...
SABER QUE ISTO EM NADA O DEIXARIA MENOR AOS NOSSOS OLHOS MUITO PELO CONTRÁRIO...
O TORNARIA AINDA MAIS DIGNO DE REVERÊNCIA, AMOR, ADMIRAÇÃO E DEDICAÇÃO POIS EU PELO MENOS VERIA NELE O LOGOS ENCARNADO E NELA A SUA SOFIA(POIS SOMENTE UMA MULHER DESTE CALIBRE PODERIA SER MULHER DE UM ENTE DESTES)...
SIMPLES ASSIM!
A MANIFESTAÇÃO DIVINA ESTARIA PERFEITA...YIN E YANG...
CAPICE?

Valter

YESHUA HA'MASHIACH

Esta figura emblemática da História universal...

Um mito, uma alma, uma entidade, uma personalidade
extremamente complexa, misteriosa e para muitos sagradas...

Este homem traduz em si, pensamentos, palavras e
ações que são o que de mais próximo imaginamos como Deus.

Pelo menos no Ocidente...

Diante da pergunta:

O que faríamos se Deus se torna-se homem e viesse ao
mundo,? Imediatamente ao ocidental e médio oriental surge
na mente a figura de Jesus de Nazaré.

E o mais impressionante da grandeza e da originalidade
daquele ente é que o espaço e o tempo não foram empecilhos,
não foram limites para que a dificuldade em entender-se
não só sua mensagem mas a sua figura em si continuasse
em nossas sociedades e dentro de cada um de nós.

Hoje temos várias denominações que se dizem...'de Cristo'
mas o quanto 'de Cristo' realmente temos dentro de nós,
dentro de nossas igrejas, de nossas casas, de nossas
sociedades e em nosso países?

A História ocidental é regada à sangue, e boa parte dele
olha lá se não a maioria, nasceram da má compreensão,
da péssima apreensão do que este homem(Deus?) falou
e fez.

Noite e dia mais um grupo surge se dizendo: 'no nome
de Jesus' e mais e mais o hiato, o abismo, cresce entre
o que este homem falou, fez e viveu e o que os que se dizem
dele fizeram e fazem no nome dele(com raras e abençoadas exceções que de tão exceções usualmente chamam-nas...santas e santos).

Ao 'Ide por todo mundo e fazer discípulos' ou 'Não imagineis que
vim trazer paz à terra, mas a espada' de tudo o que ele falou depreendo duas coisas:
Que como todo grande ser de luz, avatar supremo
do amor, obviamente era necessário espalhar
a grande verdade do que ele pregou e fez e mais; DE QUEM ele era...e realmente ele não era qualquer um...
ERA A ENCARNAÇÃO DO AMOR DE DEUS...
por outro lado o fato de dizer que seu nome traria o conflito no mundo
NÃO ERA uma autorização para ninguém matar em nome dele até
porque isto contraria o outro texto onde ele diz a Pedro para guardar
a espada na bainha pois quem vive pela espada morre por ela.
Assim só existe uma forma de entendermos e conjugarmos
estas duas afirmações:

ELE SABIA O QUE OS HOMENS FARIAM
COM SUA MENSAGEM, ELE SABIA QUE SUA MENSAGEM ERA
SIMPLES MAS DE UMA SIMPLICIDADE QUE CHOCA, QUE CRIA
CISÃO, QUE LEVANTA UM CONTRA O OUTRO PORQUE O EGO HUMANO GOSTA DE TORNAR COMPLEXO O SIMPLES, CRIAR DOUTRINAS EM CIMA DE UMA FRASE, DE UMA AFIRMAÇÃO E DIANTE DE TEXTOS COM MÚLTIPLAS INTERPRETAÇÕES PREFEREM AQUELAS QUE FAZEM DO EXCLUSIVISMO A FORMA 'CORRETA' DE SEREM COMPREENDIDOS.

Nesta chamada Paixão de Cristo e na Páscoa que se aproxima
entendo que o melhor que possamos fazer é meditarmos com carinho, profundeza, e abertura de mentes e corações sobre o Cristo e deixar ele falar por si, quer através de textos, de imagens ou naquele lugar secreto onde a alma dentro de nós encontra o sagrado.

Amor e Luz

Valter


Muitos filmes foram feitos sobre ele, a figura mais falada, comentada, interpretada, dissecada, escrita, teatralizada e filmada da História...
Alguns são filmes simples, artesanais, com interpretes bem comuns outros foram grandes produções  e famosas que movimentaram milhões, arregimentaram diretores considerados mestres e atores de grande envergadura.
Aqui abaixo vão 6 cenas da vida dele com 5 grandes interpretes(um não nomeado em Ben-Hur já que neste filme o tema central é a saga de Judah Ben-Hur vivido pelo magistral Heston) dentre eles o soberbo Max Von Sydow(da obra prima O sétimo selo de Ingmar Bergman mais O Exorcista, Hannah e suas irmãs, Pelle o conquistador, Europa etc...além de ser o ator favorito de Bergman em inúmeras obras) de A maior história de todos os tempos(que como Jesus de Nazaré reuniu um dos maiores elencos de apoio, um dos mais estelares para um filme na História do cinema com nomes como: Charlton Heston o rei dos épicos do cinema como João Batista, John Wayne o rei do westerns, Sidney Poitier o primeiro grande mito negro e ídolo universal, dentre outros e naquele; Anthony Quinn, Laurence Olivier e Anne Bancroft entre outros) presente em 10 de 10 listas dos maiores intérpretes de todos os tempos por quem realmente entende de cinema Sydow pode ter sido disparado o melhor entre eles mas não o único com grandes qualidades. Os outros 4 não negam fogo, Wilhen Dafoe(Platoon, Tão Longe/Tão perto, O Anticristo, Mississipi em chamas, Homem Aranha dentre outros) é um senhor ator ainda hoje e um astro de relativo sucesso, Robert Powell o menos famoso deles contudo fez o filme mais assistido de todos, Jefhrey Hunter além de bom ator e astro de fama em seu tempo é considerado o mais belo deles, e Jim Caviezel de grande sucesso atualmente na TV na excelente série Personal Interesct é talvez a figura que mais marcou como Cristo exatamente pelas cenas de flagelo do filme e a meu ver pelo bio tipo, que mais se aproxima da mágica imagem do famoso sudário de Turim e também de uma semelhança semítica do Cristo.

Todos foram gigantescos sucessos de público(nem sempre de crítica) se tornaram grandes clássicos além dos grandes filmes que já o eram e um ao menos(Ben-Hur) uma grande obra prima...vejamos...

Valter

VÍDEOS SAGRADOS

Uma das mais controversas cenas do cinema mundial - A Ultima tentação de Cristo de Martin Scorcese com Wilhen Dafoe

Uma das mais belas cenas do cinema: O sermão da Montanha no clássico filme de Nicholas Ray de 1961 - Rei dos Reis com Jefhrey hunter

Charlton Heston em Ben-Hur de Willian Wyler - a cena da crucificação de Cristo por uma outra ótica

Cena poderosíssima : A ressurreição de Lázaro no filme...A maior História de todos os tempos de George Stevens com Max Von Sydow

A terrível flagelação de Jesus no não menos controverso A Paixão de Cristo de Mel Gibson com Jim Caviezel.


O momento impar e culminante do cristianismo de um modo singelo, belo, nada espetaculoso - A ressurreição de Jesus Cristo em Jesus de Nazaré de Franco Zeffirelli com Robert Powell


FONTE YOUTUBE






FONTE DE IMAGENS GOOGLE





Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...