domingo, 20 de abril de 2014

RENOVAÇÃO

A AÇÃO RENOVADA...

Não somente o recomeço mas a atitude de novidade até diante do usual, do costumeiro, do hodierno.

Renovar-se assim é um constante processo, um processo simbolizado tanto pela páscoa judaica, quanto cristã e os elementos pagãos que esta última aderiu para si dentre eles o famoso ovo de Páscoa.

Reluto muito em escrever textos em datas específicas pois os mesmos podem soar para muitos, sectários e quando os faço me esforço ao máximo em fugir dos chavões de crenças,doutrinas, dogmas, tradições etc...claro, nem sempre sou inteiramente feliz nisto mas tento.

Outra coisa é que textos assim parecem surtir efeito apenas nestas datas, exemplificando; repassar fora da data um texto com este tipo de 'selo', 'assinatura', fica meio estranho.

Assim ao abordar relativamente o tema Páscoa  aqui neste texto hoje quero deixar claro que vou tentar focar mais no contexto RENOVAÇÃO, inclusive o título, fugindo de outros que fiz em outros anos exatamente para que no futuro possa repassá-los sem que soem tão específicos.

RENOVAR-SE...

Fisicamente encontramos dois exemplos poderosos na natureza.

A SERPENTE...

Quando sua pele esta velha e gasta a serpente despe-se desta e então surge uma nova, bela e renovada  advinda de dentro. Em todo o tempo que a pele velha envelhecia já a nova se formava embaixo desta.

A ÁGUIA

Quando atinge uma certa idade a águia se recolhe a um lugar alto e ermo e ali num processo extremamente doloroso arranca pena por pena, depois suas garras e enfim seu bico batendo-o contra os rochedos e espera pacientemente o nascimento de novas penas, garras e bico e então 'renascida', renovada voa para viver uma nova vida.

E A LAGARTA?

Bem, ela é um exemplo ainda mais supremo de renovação.

Na verdade um verdadeiro processo de TRANSMUTAÇÃO é o que ocorre com a lagarta que do que é ao formar em torno de si o casulo sai dali um novo ser literalmente, física e psiquicamente falando, pois tudo muda, não só seu corpo mas a forma dela sentir o mundo e interagir com ele também agora em sua nova  forma de BORBOLETA.

Quando os judeus saíram do Egito a Páscoa significou para eles libertação, uma nova vida, novos horizontes.

Quando Cristo celebrou a santa ceia um pouco antes da Páscoa judaica foi mais além; fez de dois elementos da sagrada refeição, o pão e o vinho símbolos de uma verdadeira transformação, de uma verdadeira alquimia pela qual passam aqueles que verdadeiramente se deixam operar pela energia crística.

Entretanto no nosso dia a dia, mesmo os tais 'nascidos de novo', da água e do espírito como ele disse a Nicodemos precisam de pequenos rituais de renascimento e renovação, internos de preferência quando percebemos ou que coisas antigas precisam ganhar um novo sentido ou que novas coisas precisam tomar lugar das que deixaram de ser significativas.

Estes são os rituais das Renovação.

O BATISMO também é um outro símbolo de renovação.

Ao ser batizado o ente humano esta dizendo que esta renascendo de novo, como se surgisse do mar primordial, como se fosse o primeiro ente de um novo mundo, o seu mundo, um mundo que a partir de então deverá ter outra forma e significado.

Ao ser batizado o discípulo reconhece o senhorio de vida que o grupo, religião, doutrina a que se filia tem sobre si, mais que isto; do que A REVELAÇÃO do mesmo tem sobre si. Ao batizar-se ele deixa a 'velha' vida para trás, o que foi até então e assume uma nova identidade, uma nova personalidade no mundo.

Sim personalidade, mas o intuito do simbolismo do batismo quer traduzir algo mais profundo ainda, que POUCOS, muito poucos infelizmente dos que frequentam templos hoje em dia tem em si de verdade:

UMA COMPLETA TRANSMUTAÇÃO QUE ENVOLVE O CORPO, A PERSONALIDADE, O CORAÇÃO, A MENTE E A PRÓPRIA ALMA ONDE O SER, O ESPÍRITO, O EU SOU, PASSA A TER DOMÍNIO COMPLETO E ABSOLUTO DO PROCESSO EVOLUTIVO!



Mas o renovar-se NÃO PODE ser compreendido tão somente no contexto espiritual.

Ele envolve todos os setores da vida da pessoa.

Renovação envolve mudar de emprego ou mudar o foco no seu emprego!

Renovação envolve mudar de lugar ou sua forma de relacionar com o lugar em que vive.

Renovação envolve mudar de prioridades ou enxergar de forma diferente antigas prioridades.

Renovação envolve mudar de prazeres ou enxergar os antigos prazeres por uma nova ótica.

E por fim...

Renovação envolve mudar de família ou envolve mudar o foco em sua família!

Como mudar de família?

Ninguém pode abandonar ao léu pai e mãe, mulher, marido, filhos etc mas pode começar uma outra história em outro lugar, com outro alguém se estas pessoas deixaram de ser essenciais no dia a dia sem contudo deixar de se responsabilizar pela parte que lhe toca ou seja; as responsabilidades sociais suas em relação a esta pessoas.

Ninguém namora para não ficar nem muito menos casa para se descasar mas infelizmente as pessoas mudam, nós mudamos, coisas mudam a todo instante e nem sempre as coisas conseguem ser mantidas diante de tais mudanças.

Eu sinceramente sou daqueles que acredito no amor, tanto o de um homem por uma mulher e vice e versa, quanto o familiar etc, mas se uma família deixou de ser funcional o melhor que se faz é partir em busca da felicidade e entregar amorosamente aqueles entes queridos ao divino em cada um de nós. Não deixamos de amá-los mas nosso amor agora se torna em prol da felicidade deles com pessoas que lhes sejam afins.

Continuaremos cuidando de nossos filhos, dando-lhes amor, carinho, mas o lar que existia em torno deles não existe mais, existe uma nova realidade com a qual tanto eles quanto nós nos adaptaremos e despejaremos o máximo de amor nela.

RECONSTRUIR/RENOVAR não é nada fácil mas necessário se você chegou naquele ponto que todos chamam de fundo do poço de onde só dá para seguir em uma direção tri dimensional...subir...MAS...

Quando atingimos certo grau de iniciação descobrimos um segredo. Tem como fazer diferente e melhor ainda do que subir paulatinamente de novo...tem o TRANSPORTAR-SE, acessar portais paralelos para mundos em perfeita vibração conosco, mundos que espelhem nossas almas de verdade.

E então podemos simplesmente nos ver em uma nova realidade de Ser, em um novo contexto de vida e evolutivo e observando veremos que não subimos de novo para a antiga realidade mas nos transportarmos dela para uma outra ou até transmutamos a mesma em uma outra!

De dentro de você brotará como disse o Cristo à mulher samaritana... fontes que jorram para a vida eterna!

Fontes que trazem o elemento sagrado de um novo despertar, de um novo recomeçar, de uma nova vida completamente diversa daquela que tínhamos!

Algo definitivamente...novo!

Paz e grandes recomeços...

Valter


VÍDEOS SAGRADOS



















FONTE YOUTUBE





FONTE DE IMAGENS GOOGLE



Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...