Os mitos sobre uma montanha de deuses primordiais, ou de um lugar onde estava um luxuriante jardim onde estes criaram os humanos são muitos para que possamos descartá-los como mera fantasia. Entretanto as perguntas que não querem calar é:
Estamos falando de um lugar ou lugares literais?
Este lugar ou lugares são de nossa esfera espaço/temporal?
Estes deuses são entidades angélicas ou manifestações personalizadas das forças primordiais?
O nome ELOHIM traz algum indício sobre quem seriam tais deuses?
A montanha primordial seria símbolo de algo interno em nós?
Se assim for há como retornarmos para ela?
E se sim, PORQUE realmente de lá saímos?
Isto para ficarmos em algumas perguntas só que não querem calar.
À medida que penetramos neste mistério mais e mais perguntas vão surgindo, mais e mais perguntas vão tomando conta de nossas mentes, mais e mais percebemos que os mitos sobre o jardim secreto e sua localização, sobre o ELOHIM que o criou - esta multiplicidade divina misteriosa e fabulosa que parece surgir em diversas tradições com nomes diferentes, geralmente como uma pluralidade personificada dos atributos divinos, das forças da natureza e para alguns...de seres quer de outras esferas do ser ou de outras paragens planetárias - vão tomando forma de símbolos, de coisas referentes ao nosso remoto passado e talvez até a coisas de outras esferas do ser.
Mas vamos TENTAR responder a estas 7 perguntas acima, nem que seja de forma sintética pois a profundidade do mito exigiria muito mais que um mero texto de algumas palavras.
Percebam o primeiro nome citado, SUMERU...que é o nome da montanha dos deuses nas tradições indianas...este lembra DEMAIS o nome da primeira civilização reconhecida pela arqueologia...
A SUMÉRIA!
A Suméria é encontrada na Bíblia logo depois do dilúvio e seu império é reconhecido como tendo se iniciado pelas conquistas e construções do mítico NINROD, uma figura fabulosa que mistura em torno de si lendas e fatos que parecem atestar para a existência de alguém realmente com tal nome e posição de comando na região.
Vejamos o textos bíblico que nos acena para este homem ou mito de herói fundador que fundou o grande império sumério:
Estas, pois, são as gerações dos filhos de Noé: Sem, Cão e Jafé; e nasceram-lhes filhos depois do dilúvio.
Os filhos de Jafé são: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras.
E os filhos de Gomer são: Asquenaz, Rifate e Togarma.
E os filhos de Javã são: Elisá, Társis, Quitim e Dodanim.
Por estes foram repartidas as ilhas dos gentios nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações.
¶ E os filhos de Cão são: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.
E os filhos de Cuxe são: Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá; e os filhos de Raamá: Sebá e Dedã.
E Cuxe gerou a Ninrode; este começou a ser poderoso na terra. 9
E este foi poderoso caçador diante da face do Senhor; por isso se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor.
E o princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar.
Desta mesma terra saiu à Assíria e edificou a Nínive, Reobote-Ir, Calá,
E Resen, entre Nínive e Calá (esta é a grande cidade).
Gênesis 10:1-12
Os filhos de Jafé são: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras.
E os filhos de Gomer são: Asquenaz, Rifate e Togarma.
E os filhos de Javã são: Elisá, Társis, Quitim e Dodanim.
Por estes foram repartidas as ilhas dos gentios nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações.
¶ E os filhos de Cão são: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.
E os filhos de Cuxe são: Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá; e os filhos de Raamá: Sebá e Dedã.
E Cuxe gerou a Ninrode; este começou a ser poderoso na terra. 9
E este foi poderoso caçador diante da face do Senhor; por isso se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor.
E o princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar.
Desta mesma terra saiu à Assíria e edificou a Nínive, Reobote-Ir, Calá,
E Resen, entre Nínive e Calá (esta é a grande cidade).
Gênesis 10:1-12
Notem que este Ninrod é filho de Cuxe um dos filhos de Noé que na tradição bíblica, praticamente na aurora do novo mundo assume a posição maldita de Caim do velho mundo, ou seja; SE houve um dilúvio universal provocado por Deus(ou os deuses na versão suméria) que destruiu a dita raça maldita de Caim que se misturou à deuses rebeldes dando origem a uma raça de semideuses que foram os responsáveis diretos pelo dilúvio(os textos parecem velar nesta história do dilúvio um tremenda guerra com armas inimagináveis entre estes ' filhos dos deuses' ou dos anjos, OS NEPHILINS que segundo o texto apócrifo de Noé devoravam a terra e a humanidade). O que para mim é um eufemismo para definir tirania, para definir seres que atingiram uma alta tecnologia por sua privilegiada posição de mentes semi divinas(ou alien para alguns) que criaram cidades poderosas(hoje conhecidas como cidades dos gigantes), ciclópicas, e que talvez tenham até usado de tecnologia nem ainda atingida por nós. O confronto entre eles pelo domínio do mundo talvez seja o verdadeiro responsável pelo dito dilúvio.
Seja como for, nem bem termina o dilúvio e a verdadeira índole que guerreia dentro do ser humano se manifesta no episódio entre pai e filho que determina a existência de um 'novo Caim' no novo mundo:
Vejamos:
E os filhos de Noé, que da arca saíram, foram Sem, Cão e Jafé; e Cão é o pai de Canaã.
Estes três foram os filhos de Noé; e destes se povoou toda a terra.
E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha.
E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.
E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora.
Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai.
¶ E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera.
E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.
E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
¶ E viveu Noé, depois do dilúvio, trezentos e cinqüenta anos.
E foram todos os dias de Noé novecentos e cinqüenta anos, e morreu.
Gênesis 9:18-29
Estes três foram os filhos de Noé; e destes se povoou toda a terra.
E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha.
E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.
E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora.
Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai.
¶ E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera.
E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.
E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
¶ E viveu Noé, depois do dilúvio, trezentos e cinqüenta anos.
E foram todos os dias de Noé novecentos e cinqüenta anos, e morreu.
Gênesis 9:18-29
Antes de continuar o comentário vejamos o texto dos gigantes do apócrifo de Enoque.
E aconteceu depois que os filhos dos homens se multiplicaram naqueles dias, nasceram-lhe filhas, elegantes e belas.
2 E quando os anjos, (3) os filhos dos céus, viram-nas, enamoraram-se delas, dizendo uns para os outros: Vinde, selecionemos para nós mesmos esposas da progênie dos homens, e geremos filhos.
(3) No texto aramaico lê-se "Sentinelas" (J.T. Milik, Aramaic Fragments of Qumran Cave 4 [Oxford: Clarendon Press, 1976], p. 167).
3 Então seu líder Samyaza disse-lhes: Eu temo que talvez possais indispor-vos na realização deste empreendimento;
4 E que só eu sofrerei por tão grave crime.
5 Mas eles responderam-lhe e disseram: Nós todos juramos;
6 E amarraram-se por mútuos juramentos, que nós não mudaremos nossa intenção mas executamos nosso empreendimento projetado.
7 Então eles juraram todos juntos, e todos se amarraram (ou uniram) por mútuo juramento. Todo seu número era duzentos, os quais descendiam de Ardis, (4) o qual é o topo do monte Armon.
(4) de Ardis. Ou, "nos dias de Jared" (R.H. Charles, ed. and trans., The Book of Enoch [Oxford: Clarendon Press, 1893, p. 63).
8 Aquele monte portanto foi chamado Armon, porque eles tinham jurado sobre ele, (5) e amarraram-se por mútuo juramento.
(5) Mt. Armon, ou Monte Hermon deriva seu nome do hebreu herem, uma maldição (Charles, p. 63).
9 Estes são os nomes de seus chefes: Samyaza, que era o seu líder, Urakabarameel, Akibeel, Tamiel, Ramuel, Danel, Azkeel, Saraknyal, Asael, Armers, Batraal, Anane, Zavebe, Samsaveel, Ertael, Turel, Yomyael, Arazyal. Estes eram os prefeitos dos duzentos anjos, e os restantes estavam todos com eles. (6)
(6) O texto aramaico preserva uma lista anterior dos nomes destes Guardiães ou Sentinelas: Semihazah; Artqoph; Ramtel; Kokabel; Ramel; Danieal; Zeqiel; Baraqel; Asael; Hermoni; Matarel; Ananel; Stawel; Samsiel; Sahriel; Tummiel; Turiel; Yomiel; Yhaddiel (Milik, p. 151).
10 Então eles tomaram esposas, cada um escolhendo por si mesmo; as quais eles começaram a abordar, e com as quais eles coabitaram, ensinando-lhes sortilégios, encantamentos,e a divisão de raízes e árvores.
11 E as mulheres conceberam e geraram gigantes, (7).
(7) O texto grego varia consideravelmente do etíope aqui. Um manuscrito grego acrescenta a esta secção, "E elas [as mulheres] geraram a eles [as Sentinelas] três raças: os grandes gigantes. Os gigantes trouxeram [alguns dizem “mataram"] os Naphelim, e os Naphelim trouxeram [ou "mataram"] os Elioud. E eles sobreviveram, crescendo em poder de acordo com a sua grandeza." Veja o registro no Livro dos Jubileus.
12 Cuja estatura era de trezentos cúbitos. Estes devoravam tudo o que o labor dos homens produzia e tornou-se impossível alimentá-los;
13 Então eles voltaram-se contra os homens, a fim de devorá-los;
14 E começaram a ferir pássaros, animais, répteis e peixes, para comer sua carne, um depois do outro, (8) e para beber seu sangue.
(8) Sua carne, um depois do outro. Ou, "de uma outra carne". R.H. Charles nota que esta frase pode referir-se à
destruição de uma classe de gigantes por outra. (Charles, p. 65).
15Então a terra reprovou os injustos.
Capítulo 8
1 Além disso, Azazyel ensinou os homens a fazerem espadas, facas, escudos, armaduras (ou peitorais), a fabricação de espelhos e a manufatura de braceletes e ornamentos, o uso de pinturas, o embelezamento das sobrancelhas, o uso de todo tipo selecionado de pedras valiosas, e toda sorte de corantes, para que o mundo fosse alterado.
2 A impiedade foi aumentada, a fornicação multiplicada; e eles transgrediram e corromperam todos os seus caminhos.
3 Amazarak ensinou todos os sortilégios, e divisores de raízes:
4 Armers ensinou a solução de sortilégios;
5 Barkayal ensinou os observadores das estrelas, (9)
(9) Observadores das estrelas. Astrólogos (Charles, p. 67).
6 Akibeel ensinou sinais;
7 Tamiel ensinou astronomia;
8 E Asaradel ensinou o movimento da lua,
9 E os homens, sendo destruídos, clamaram, e suas vozes romperam os céus.
2 E quando os anjos, (3) os filhos dos céus, viram-nas, enamoraram-se delas, dizendo uns para os outros: Vinde, selecionemos para nós mesmos esposas da progênie dos homens, e geremos filhos.
(3) No texto aramaico lê-se "Sentinelas" (J.T. Milik, Aramaic Fragments of Qumran Cave 4 [Oxford: Clarendon Press, 1976], p. 167).
3 Então seu líder Samyaza disse-lhes: Eu temo que talvez possais indispor-vos na realização deste empreendimento;
4 E que só eu sofrerei por tão grave crime.
5 Mas eles responderam-lhe e disseram: Nós todos juramos;
6 E amarraram-se por mútuos juramentos, que nós não mudaremos nossa intenção mas executamos nosso empreendimento projetado.
7 Então eles juraram todos juntos, e todos se amarraram (ou uniram) por mútuo juramento. Todo seu número era duzentos, os quais descendiam de Ardis, (4) o qual é o topo do monte Armon.
(4) de Ardis. Ou, "nos dias de Jared" (R.H. Charles, ed. and trans., The Book of Enoch [Oxford: Clarendon Press, 1893, p. 63).
8 Aquele monte portanto foi chamado Armon, porque eles tinham jurado sobre ele, (5) e amarraram-se por mútuo juramento.
(5) Mt. Armon, ou Monte Hermon deriva seu nome do hebreu herem, uma maldição (Charles, p. 63).
9 Estes são os nomes de seus chefes: Samyaza, que era o seu líder, Urakabarameel, Akibeel, Tamiel, Ramuel, Danel, Azkeel, Saraknyal, Asael, Armers, Batraal, Anane, Zavebe, Samsaveel, Ertael, Turel, Yomyael, Arazyal. Estes eram os prefeitos dos duzentos anjos, e os restantes estavam todos com eles. (6)
(6) O texto aramaico preserva uma lista anterior dos nomes destes Guardiães ou Sentinelas: Semihazah; Artqoph; Ramtel; Kokabel; Ramel; Danieal; Zeqiel; Baraqel; Asael; Hermoni; Matarel; Ananel; Stawel; Samsiel; Sahriel; Tummiel; Turiel; Yomiel; Yhaddiel (Milik, p. 151).
10 Então eles tomaram esposas, cada um escolhendo por si mesmo; as quais eles começaram a abordar, e com as quais eles coabitaram, ensinando-lhes sortilégios, encantamentos,e a divisão de raízes e árvores.
11 E as mulheres conceberam e geraram gigantes, (7).
(7) O texto grego varia consideravelmente do etíope aqui. Um manuscrito grego acrescenta a esta secção, "E elas [as mulheres] geraram a eles [as Sentinelas] três raças: os grandes gigantes. Os gigantes trouxeram [alguns dizem “mataram"] os Naphelim, e os Naphelim trouxeram [ou "mataram"] os Elioud. E eles sobreviveram, crescendo em poder de acordo com a sua grandeza." Veja o registro no Livro dos Jubileus.
12 Cuja estatura era de trezentos cúbitos. Estes devoravam tudo o que o labor dos homens produzia e tornou-se impossível alimentá-los;
13 Então eles voltaram-se contra os homens, a fim de devorá-los;
14 E começaram a ferir pássaros, animais, répteis e peixes, para comer sua carne, um depois do outro, (8) e para beber seu sangue.
(8) Sua carne, um depois do outro. Ou, "de uma outra carne". R.H. Charles nota que esta frase pode referir-se à
destruição de uma classe de gigantes por outra. (Charles, p. 65).
15Então a terra reprovou os injustos.
Capítulo 8
1 Além disso, Azazyel ensinou os homens a fazerem espadas, facas, escudos, armaduras (ou peitorais), a fabricação de espelhos e a manufatura de braceletes e ornamentos, o uso de pinturas, o embelezamento das sobrancelhas, o uso de todo tipo selecionado de pedras valiosas, e toda sorte de corantes, para que o mundo fosse alterado.
2 A impiedade foi aumentada, a fornicação multiplicada; e eles transgrediram e corromperam todos os seus caminhos.
3 Amazarak ensinou todos os sortilégios, e divisores de raízes:
4 Armers ensinou a solução de sortilégios;
5 Barkayal ensinou os observadores das estrelas, (9)
(9) Observadores das estrelas. Astrólogos (Charles, p. 67).
6 Akibeel ensinou sinais;
7 Tamiel ensinou astronomia;
8 E Asaradel ensinou o movimento da lua,
9 E os homens, sendo destruídos, clamaram, e suas vozes romperam os céus.
Este texto encontra uma pequena síntese no livro de Gênesis que se não fosse a existência deste texto de Enoque seria mais obscuro ainda do que já é.
E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,
Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
¶ Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
¶ Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.
E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
¶ Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
¶ Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.
Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.
E gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé.
¶ A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.
E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.
Gênesis 6:1-12
Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
¶ Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
¶ Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.
E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
¶ Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
¶ Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.
Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.
E gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé.
¶ A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.
E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.
Gênesis 6:1-12
Estamos aqui diante de 4 textos reveladores sobre mitos que podem estar relacionados com nossas origens.
Comecemos pelos dois últimos.
O texto de Gênesis sobre a prole mista de humanos e supra humanos definem o destino do mundo de então. Tais uniões segundo o texto, criaram segundo algumas versões, um tipo de ser, definido como filhos dos filhos de Deus com as filhas do homens que foi o motivador do que veio a seguir. Na Bíblia eles são descritos como os varões de fama, um eufemismo para heróis que ficaram marcados na História do mundo...tanto para bem como para mau...Veremos que no texto de Enoque isto vai mais além e eles se revelam não nos heróis da nossa imaginação mas em seres de enorme poder que foram os causadores da destruição do mundo de então.
Nos textos hindus, nas guerras entre deuses, vemos o uso de armas que parecem estar muito acima daquilo que interpretamos por comuns nos embates que deveriam ocorrer em épocas tão remotas. Isto pode ser um indício que a relação de armamentos listados no livro de Enoque, que os seres divinos ensinaram os humanos usar nada mais foi do que um simples aperitivo do que pode ter vindo a seguir. À medida que iam nascendo os tais filhos, cada geração parecia mais poderosa e violenta que a outra.
A sequência dos filhos do manuscrito grego lembra o mito dos deuses.
Urano foi destronado por Cronos que foi destronado por Zeus em guerras titânicas!
Urano pode, segundo minha interpretação representar os Gigantes, Cronos os Nephilin e Zeus os Elioud.
Se assim for, o contexto tanto de 'trouxeram' quanto de 'mataram' condiz ao mito pois cada deus que destrona o pai no mito grego são ao mesmo tempo gerados e mortos por estes pais, mas como deuses que são depois conseguem por algum estratagema reviverem e virarem o jogo contra os pais destronando-os. Cronos castrando o pai, Zeus fazendo com que o pai Cronos devolva do estômago toda a prole de filhos que havia devorado(Zeus sobrevive porque a mãe Réia dá ao marido uma pedra envolta em mantas como se fosse o filho para ele devorar) e depois junto com os irmãos fazendo guerra ao pai e aos demais titãs. O fato é que mesmo depois das substituições das gerações divinas. A raça que perde o controle não deixa de existir, apenas perde o controle sobre os humanos da terra nada mais.
Esta mesma sequência de deuses ou de gerações de deuses que substituem uns aos outros através de guerra e batalhas aparecem ainda em outras mitologias como a egípcia e a suméria.
O texto grego dá a entender que a última geração tornou-se ainda pior que as anteriores no trato com os humanos a ponto de os céus ouvirem o clamor destes!
Dai cai sobre toda a terra a destruição!
Se lembrarmos dos contos gregos, sobre os deuses e suas relações com os humanos veremos que muitos destes deuses tinham apetites digamos, nada divinos, e conta-se que Zeus condenou Prometeu, um titã das divindades da geração anterior, a sofrer durante milênios uma pena cruel por ter doado o 'fogo' aos humanos.
O que seria este fogo?
Eis ai uma boa pergunta!
Seria o fogo comum que os humanos não conheciam ou não sabiam como usar?
Uma tecnologia avançada e proibida que fez com que a guerra tomasse conta do mundo e destruísse o mundo de então?
Ou algo interno, dentro dos humanos e Prometeu surge aqui como a serpente do paraíso grega, um Ea posterior igual ao do mito sumério enquanto Zeus encarna Enlil?
Estranho associar tais relatos com o Gênesis. No Gênesis percebe-se que há uma sucessão realmente de entidades pois fala que no principio havia Gigantes e depois também quando os filhos de Deus coabitaram com as filhas dos homens ou seja; veladamente o texto parece falar de raças diferentes de entidades sobre a terra. Mas lá da-se a entender que o clamor ouvido pela divindade é da decadência total da civilização de então. Portanto 'o devorar' dos gigantes, dos nephilim e dos elioud sobre os humanos parece referir-se a degradação moral, social e espiritual que estes causam em toda a sociedade humana. Assim tanto os textos das versões de Enoque, quanto das versões de Gênesis devem ser vistos como eufemismo de que algo realmente grandioso aconteceu no passado remoto da terra, que grandes civilizações implementadas por entidade alienígenas(sejam deuses ou forças da natureza, sejam anjos, sejam seres de outras dimensões, galáxias ou planetas) que devoraram tudo o que havia de bom e original na humanidade de então, descaracterizando de tal forma o humano existente e pior; o meio ambiente e que trouxe a destruição para todos.
Do resultado de tal catástrofe poucos sobraram.
Na Bíblia apenas uma família sobra depois do dilúvio e vemos que um dos filhos de Noé já começa com o pé esquerdo(apesar de eu achar que mais errado foi Noé que encheu a cara e ficou peladão dando vexame). O texto dá a entender que Cam amaldiçoado pelo pai serviria seus irmãos mas entretanto isto parece ter acontecido com o tempo, com o passar das civilizações. Em realidade penso que o texto tenta simplesmente explicar o que se passou com as gerações dos impérios mundiais um sobre o outro pois o que vemos em realidade é que os descendentes de Cam foram os primeiros que criaram grandes civilizações no mundo...Egípcios, indianos e sumérios são todos descendentes de Cam. Depois vemos que os semitas assumem controle da civilização inclusive substituindo os camitas nas cidades antigas sumérias e também no Egito com a invasão dos hicsos. No Egito depois os camitas reassumem o poder mas na Suméria a mudança foi permanente. Por fim vem os jafetitas! Primeiro com a civilização ariana que domina os camitas da antiga Índia, a origem deles é detectada nas montanhas da Pérsia por alguns e por outros como advindos de regiões da Europa. Com o tempo a primazia da civilização européia sobre a camita conjunto a poderosa influência espiritual dos filhos de Sem veio assinalar o predomínio político e econômico dos jafetitas e espiritual ou religioso dos semitas sobre os camitas que passaram a 'servir' ou seja; depender socialmente, economicamente, politicamente e espiritualmente dos outros dois ramos humanos.
Percebam que antes havia 3 gerações de semideuses que destruíram a unidade tanto genética quanto social humana. Agora vemos 3 raças de humanos, uma sucedendo a outra exatamente como a raça dos semideuses e uma 'devorando' a outra ou seja; tornando a outra subserviente a si e até mais poderosa, deteriorada e violenta que a anterior. Com o tempo os semitas passam a depender economicamente e socialmente do poder dos jafetitas quando impérios como o persa, o grego e o romano subsequentemente dominam o mundo. Os semitas vieram reagir somente através das conquistas árabes depois de 600 DC mas logo uma raça de jafetistas , os turcos, que se converteram ao conceito espiritual/religioso deste novo grupo de semitas domina-os e se tornam senhores das regiões onde o islã semita original se espalhou, assumem o controle político e civilizatório assim como os jafetistas gregos e romanos anteriormente fizeram com a tradição judaica e o ramo desta, o cristianismo.
MAS como vimos, ANTES a civilização camita deu origem às 3 civilizações mais antigas que temos notícia...A Suméria, O Egito e a Índia! E como os orientais são listados pelos estudiosos como camitas percebemos que Chineses, japoneses e coreanos que criaram grandes civilizações corroboram o poder da raça de Cam antes das duas anteriores. Lendas e mitos de que a raça negra foi a primeira das raças a assumir o predomínio do mundo também parecem aferir que os descendentes de Cam foram os primeiros senhores do mundo, pois além da raça amarela e dos originais brancos morenos sumérios e egípcios, os negros seriam também descendentes de Cam.
Por fim vale salientar que a tal 'maldição' de Noé se for vista estritamente no texto, recai sobre CANAÃ, seu neto, filho de Cam(pai de uma raça branca de cabelos pretos ou morenos) e não sobre os demais filhos destes. Canaã foi pai dos antigos habitantes da palestina e das terras siro fenícias. Ou seja; para ser caracterizada como 'maldição' só ESTE filho de Cam deveria 'servir' aos demais descendentes de Noé não os outros. Talvez esteja aqui a explicação do porque até hoje temos 'descendentes de Cam' na crista da onda no ciclo do poder mundial e o porque as civilizações mais importantes de nosso passado sejam descendentes deles pois nem elas, NEM OS NEGROS, tem nada a ver com a tal maldição de Noé estritamente.
O que levou muita gente a crer que em verdade foi Canaã que viu o avô nu contou ao pai e este tratou de espalhar para o resto!
Voltando a NINROD, ele, diz o texto, foi o 'PRIMEIRO CAÇADOR DIANTE DO SENHOR'... palavras intrigantes...pensemos o que seria isto... Ninrod foi o introdutor do consumo de carne pelos humanos antes vegetarianos? Ninrod foi um conquistador, e o temor caçador define isto?
Parece que a sequência do texto opta pela segunda visão. Ninrod foi um grande conquistador e civilizador. e o princípio de seu império foi a terra de Sinaar ou Sinear, em outras palavras...SUMÉRIA!
Babel foi erigida por ele, e a famosa torre da tal confusão de línguas( que parece em leituras modernas mais um portal dimensional que qualquer outra coisa) dizem, foi erigida por ele.
Sua rainha foi SEMÍRAMIS E SEU FILHO TAMMUZ...
A trindade NINROD, SEMÍRAMIS E TAMMUZ foi adorada em Suméria como uma família divina e muitos estudiosos interpretam aqui a origem de cultos a este tipo de trindade em outras culturas da mesma época ou um pouco posterior aos sumérios...OSÍRIS, ISIS E HÓRUS no Egito...SHIVA, PAVARTI E GANESHA na Índia...e desaguou na futura sagrada família do cristianismo onde só um ente é considerado divino mas é digna toda ela de devoção por parte da maioria dos cristãos que não são protestantes e evangélicos os quais só aceitam devoção a Jesus...JOSÉ, MARIA E JESUS.
Demos tantas voltas para dizer o seguinte:
O monte que parece sugerir o texto como sendo primordial dos deuses, é chamado na cultura indiana como SUMERU...A SUMÉRIA é tida como a primeira civilização reconhecida pela ciência. Portanto pelo menos pós dilúvio esta era uma realidade:
A Suméria era a mãe das civilizações, o monte primordial, de onde vieram os deuses e os humanos.
Neste sentido estamos diante de um lugar realmente literal...o monte sumeru pode ser uma referência tanto a civilização suméria mãe das demais civilizações, como da torre de Babel, o monte artificial erigido por estes e que causou tanta confusão posterior.
Os mitos antigos parecem nos levar para uma nascente de tradições em um passado longínquo depois do dilúvio onde todas as tradições atuais nasceram ou foram disseminadas a partir de Sinear ou Suméria, após a famosa 'confusão' das línguas.
Mas as tradições do monte primordial são mais antigas ainda que a antiga Suméria. Elas vem de muito antes do diluvio.
No livro de Enoque vimos que os anjos ou deuses, ou sei lá o que, desceram no monte Hermon, ou tinham sua morada neste monte quando decidiram coabitar com as filhas dos homens.
Portanto o monte Hermom como um contexto de monte primordial transcende a Suméria!
E como vemos nestes versículo bíblico abaixo ele significa benção não maldição como quer dar a entender muitos que o associam a uma palavra hebraica que entendem ser a origem do nome.
Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!
É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desceu sobre a barba, a barba de Arão, que desceu sobre a gola das suas vestes;
como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordenou a bênção, a vida para sempre.
Salmos 133:1-3
É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desceu sobre a barba, a barba de Arão, que desceu sobre a gola das suas vestes;
como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordenou a bênção, a vida para sempre.
Salmos 133:1-3
Alguns estudiosos entendem que o famoso 'monte da transfiguração', onde Jesus se transfigurou e com ele apareceram Moisés e Elias, era o monte Hermon, se assim for mais um ponto importante que define este monte como MUITO especial.
Interessante que segundo outros estudiosos, ali existia um importante centro essênio naqueles tempos dai me pergunto: Será que no texto da transfiguração existe mais coisas do que Jesus e seus 3 discípulos sobre um monte numa noite fria sendo transfigurado e revelando-se como Deus não foi um processo de iniciação que ocorreu DENTRO deste centro essênio?!
Perguntar não ofende! Rs...
Quer dizer, às mentes mais abertas não... já outras...
O Hermom que estava ao norte do território de Israel pode ter simbolizado realmente um lugar divino na terra, talvez o lugar primordial.
Em Isaías o texto dá a entender que era no Norte que estava o próprio trono de Deus, quando o texto usa a localização norte tanto geográfica do monte quanto do horizonte celestial unindo terra e céu num mesmo ponto:
Até as faias se alegram sobre ti, e os cedros do Líbano, dizendo: Desde que tu caíste ninguém sobe contra nós para nos cortar.
O inferno desde o profundo se turbou por ti, para te sair ao encontro na tua vinda; despertou por ti os mortos, e todos os chefes da terra, e fez levantar dos seus tronos a todos os reis das nações.
Estes todos responderão, e te dirão: Tu também adoeceste como nós, e foste semelhante a nós.
Já foi derrubada na sepultura a tua soberba com o som das tuas violas; os vermes debaixo de ti se estenderão, e os bichos te cobrirão.
Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
Isaías 14:8-14
O inferno desde o profundo se turbou por ti, para te sair ao encontro na tua vinda; despertou por ti os mortos, e todos os chefes da terra, e fez levantar dos seus tronos a todos os reis das nações.
Estes todos responderão, e te dirão: Tu também adoeceste como nós, e foste semelhante a nós.
Já foi derrubada na sepultura a tua soberba com o som das tuas violas; os vermes debaixo de ti se estenderão, e os bichos te cobrirão.
Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
Isaías 14:8-14
Percebemos primeiro que esta estrela rebelde(Lúcifer, Ishtar - matrona de Babilônia- ou Vênus) é associada a um rei humano e este rei humano governa sobre...BABEL ou Babilônia, descendente da antiga Suméria.
É como se o texto dissesse:
"Você que construiu Suméria como um monte divino, esta torre de confusão, você que se insurgiu contra o verdadeiro monte original... você tem desejo e interesse de vir ao norte e conquistar o monte divino e estabelecer nele seu trono...mas tu não conseguirás isto".
A associação com o Hermom como este monte ao Norte de Babel(e mais especificamente de Israel, que é de onde falava o profeta, onde ele estava quando profetizou), podemos fazer quando o escritor fala que os cedros do Líbano, desde a queda desta estrela estão em paz...O Hermom ficava nesta região, entre Líbano, Israel e Síria.
Sabemos que do Éden original fluía um rio que desaguava no jardim do Éden e de lá saia como 4 braços!
Será que este rio nascia no Hermon?
Será que dali partia este rio original que depois se dividia antes do dilúvio, num contexto de mundo totalmente diferente do nosso, em 4 rios...Nilo(ou Jordão), Ganges(ou Indo ou Sarasvati), Tigre e Eufrates regando uma enorme região que seria conhecida como Jardim do Éden?
Quando digo que o jardim ficava no topo deste monte falo de forma eufemística pois o monte é o LUGAR DE PODER que governa o Jardim mas nada impede de que possamos ver tal jardim sobre um monte literal, mais ao sul do monte de onde surgia o rio e em que estaria o jardim.
Mas procurei desde o início ver tais textos por outro tipo de leitura. Leitura que não impede todavia que outras sejam feitas e que no nosso passado remoto tenha existido uma grande e poderosa civilização tão evoluída a qual quando se afastou do contexto espiritual original se deteriorou e criou um estado de caos tão grande no mundo que ocasionou guerras e estas o cataclismo conhecido como dilúvio!
O mundo espiritual pode ter usado esta civilização ante diluviana como uma metáfora do próprio interior humano, para mostrar que o jardim, a queda, Adão , Eva e Lilith, o Senhor Deus etc...antes de qualquer coisa simbolizam realidades interiores nossas e que a partir desde mundo interior vem o que construímos no exterior, primeiro num plano dimensional diferenciado do atual ainda que geograficamente localizado na região supracitada conhecido como jardim do Éden, depois num contexto de queda na matéria mais densa e por fim nesta tremenda civilização que se auto destruiu.
O mundo externo é portanto reflexo do interno na minha visão!
O verdadeiro monte primordial de Deus no fundo é o próprio Adam Kadmon, o próprio ser humano original, nele e dele nasce o Éden, a dimensão do ser em que estava antes de cair, nele e dele nasce a caverna dos tesouros depois da queda, nele e dele nasce o lugar oculto no centro do monte onde esta a chave que abrirá o portal para o retorno ao jardim secreto. Nele e dele faz parte tanto os querubins protetores, quanto a espada inflamada que impede seu acesso ao caminho da árvore da vida. Nele e dele estão contidas as senhas secretas que podem dar-lhe acesso livre aos querubins, domar a espada flamejante e finalmente voltar a comer do fruto da árvore da vida.
Toda a História do Gênesis pode ser resquício de histórias literais, de pessoas literais que serviram de imagem e modelo para uma história diferente, mítica, metafórica, espiritual, analógica, figurada etc... das verdades interiores do ser humano e da dimensão divina.
Você olha é pode ver só a linguagem literal e nela ficar sem ver os códigos e senhas por trás dela...o texto assim se conforma ao estado evolutivo espiritual interior de cada um, e quanto mais profundo o relacionamento do humano com o mundo espiritual mais profundas e diferenciadas são as leituras que fazemos, mais profundamente vemos através dos textos que este quer dizer muito mais do que diz literalmente.
Você pode ver Ninrod somente como um homem comum que se tornou imperador do primeiro império pós dilúvio ou vê-lo também em outra leitura como ÓRION o caçador celestial diante do Senhor de onde vem a raça de deuses civilizadores da terra e mais profundamente como o lado sombrio humano, interno dos humanos que criam no externo o domínio, a violência, o desejo de poder sobre tudo e todos refletido nos impérios deste mundo.
Você pode ver Suméria e a torre de Babel como uma criação humana entretanto dirigida por divindades civilizadoras(que depois guerrearam entre si uma permanecendo fiel ao cronograma original e outra se insurgindo contra ele) de Órion simbolizadas na figura de Ninrod ou pode ver que tudo isto nasce dentro dos humanos, da busca deles ascenderem novamente ao estado divino mas por meios que não são digamos, os corretos. O monte Sumeru pode ser apenas uma ilusão tentando criar o monte original onde este não existe.
É a busca da orgulhosa estrela, o mago trevoso tentando dentro de si encontrar o caminho da árvore da vida após conseguir passar pelos querubins mas perdendo a batalha diante da espada flamejante.
A estrela brilhante, tão prometedora mas que se quebra por causa de seu orgulho e de seu desejo de, subindo até as estrelas do céu voltar para o monte divino, mas segundo seus termos, não segundo o caminho iniciático.
Assim literalidade terrestre, realidade celeste e metáfora interna podem se fundir na compreensão do mito.
Em suma... no plano terrestre o monte primordial, seja o Sumeru, o Hermon ou qualquer outro monte terrestre no contexto celestial é o monte de Deus, a dimensão original de onde viemos e por fim, somos nós mesmos , o templo divino, a morada de Deus!
O monte primordial esta aqui e agora em você e é você!
O jardim secreto esta nele e o caminho da árvore da vida idem e portanto você como o monte primordial tem dentro de si tanto a caverna dos tesouros, símbolo de suas vidas na terra procurando a ascensão, quanto o lugar secreto dentro da montanha onde esta a chave para a mesma que é o amor, a energia sexual divina, o encontro do Deus e da Deusa em nós, quanto o jardim a que deves retornar e quando voltares a se alimentar da árvore da vida verdadeiramente uno te tornarás à divindade não por subterfúgios e montes postiços, mas por ti mesmo, monte original entregue de corpo, alma e espírito consagrado ao divino.
Om Shanti Shanti Shanti
Valter Taliesin
VIDEOS SAGRADOS
TCHAIKOVSKI
Concerto para violino
Cello concerto número 1
Paz de Deus
A valsa das flores
Concerto fantasia para piano
Valsa Allegro
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