quarta-feira, 8 de julho de 2015

AS 7 COLUNAS DA TERRA...OS 7 PINÁCULOS DO TEMPLO: OS 7 ARCANJOS...TEXTO 3


Considerando que já estivemos aqui outras vezes falando dos Arcanjos e Mestras/Mestres de Luz a princípio procuraremos ser o mais sucintos possível nestes dois próximos textos que escreveremos no Blog sobre as 7 Colunas e os 7 Pináculos Sagrados do Divino atuantes na Terra.Todavia se MAIS nos for dado não poderemos nos furtar de aqui colocarmos. Assim basicamente o essencial destes dois assuntos serão inicialmente nossa intenção expor. Mas a palavra final ficará com o sagrado em nós.

Os 7 Arcanjos de Deus são as 7 virtudes divinas metamorfoseadas em personalidades arcangélicas e que atuam sobre povos e sobre todos os reinos da Terra, cada um no seu campo de ação de energia específicos.

No Apocalipse são conhecidos como os 7 Espíritos ante o trono de Deus. Alguns intérpretes todavia não veem nestes Arcanjos mas manifestações ou virtudes do único Espírito...o Santo...
Seja como for, para mim são manifestações de virtudes divinas, de poderes de Deus e portanto quer sejam vistas como Arcanjos ou dons do Espírito personalisticamente tanto uma como outra visão incorporaria a figura de Arcanjos a meu ver.



Os Arcanjos em si não estão estabelecidos sobre nações ou povos específicos a priori como guardiões, e sim sobre energias específicas que atuam genericamente sobre a humanidade e a Terra, mas é dito no livro de Daniel que pelo menos um deles, Miguel(Micael) seria o Arcanjo protetor do povo de Israel(enquanto o Anjo protetor da capital israelita, Jerusalém, seria um comandado deste, o Anjo Ariel)além de ser o Comandante supremo das forças celestes guerreiras. Por isto, para alguns, apenas ele, e mais ninguém seria considerado de fato um Arcanjo, já que assim é o único nomeado na Bíblia. Mas a tradição, tanto judaica, quanto cristã advoga que existam pelo menos mais 4 arcanjos, ou mais especificamente 7 de acordo com a interpretação de cada estudioso ou livro pesquisado, principalmente os apócrifos.



Com o tempo, principalmente no meio judaico e cristão alternativo, e posteriormente no meio esotérico e new age as figuras dos 7 arcanjos se tornaram determinantemente vitais e necessárias para a compreensão da manifestação divina na Terra e das facetas de cada uma dela que seriam basicamente 3 principais com as 4 restantes sendo um reflexo da terceira.

Hoje em dia mais aumenta o coro de defensores de mais arcanjos, de mais energias divinas, ou facetas da única energia manifesta, sendo que 8, 12, 22, 72, 144 ou mesmo indefinidos, são alguns dos números propostos para as mesmas, seus Arcanjos e Hierarcas seus patronos ou canais personificados.



Destes 7 Arcanjos apenas dois são citados nominalmente na Bíblia tanto católica quanto protestante e evangélica, sendo que somente Miguel é chamado de Arcanjo, enquanto Gabriel é designado Anjo.

Na versão católica(e também na anglicana, ortodoxas: copta, siríaca, grega e russa e maronita) num dos livros incluídos por esta chamados de Deuterocanônicos(inclusos na Septuaginta e aceitos e reafirmados em 4 concílios seguidos: Roma em 382 DC, Hipona em 393 DC, Cartago em 397 DC -todos na época em que ainda existia o império romano no ocidente - e por fim em Trento em 1546 DC)... o livro de Tobias cita o nome de um terceiro anjo ou arcanjo pelo nome: Rafael!



Por fim um quarto anjo ou arcanjo é citado por nome no livro de Enoch...Uriel, entretanto em outros apócrifos outros nomes são citados e o número de 7 arcanjos princpais consagrado.

Mesmo assim, mesmo sem sabermos com certeza o nome dos outros 3 arcanjos, com o tempo a tradição mais corrente foi revelando que os mesmos seriam...Tsadkiel, Samuel e Jofiel, com uma ou outra variação na escrita destes nomes, ou mesmo substituição de um ou de outro por outros nomes arcangélicos permanecendo contudo o quarteto: Miguel, Gabriel, Rafael e Uriel sempre presentes.



Vejamos então particularmente cada um deles:

1. RAFAEL(Deus cura)...

Arcanjo da cura - Rafael seria o grande curador divino, a energia divina da cura e da restauração física, emocional e mental.

O Leste seria a região da Terra ligada ao arcanjo e nesta direção deveria o mesmo se invocado.

É exatamente no deuterocanônico de Tobias um dos textos em que ficamos sabendo que 7 são os anjos que servem diante do trono de Deus e portanto podem ser associados ao termo de Apocalipse..."Sete espíritos ante o trono":

 No capítulo 12, Rafael se dá a conhecer, se apresentando como anjo (arcanjo) de Deus (Tb 12,15) "Eu sou Rafael, um dos sete santos anjos que assistem e têm acesso à majestade do Senhor".6

Estranhamente alguns pensam que foi ele o anjo destruidor que derramou as pragas egípcias ou seja; não seria somente curativo mas seria cura para alguns e praga para outros, o que talvez revele a dualidade presente em tais seres.

Uma taça, um vaso de alabastro ou um graal seriam os símbolos deste arcanjo que traria na mão esquerda e também um peixe na direita... 

Sua cor seria o verde como seria o próprio graal.


Seu símbolo:


2. GABRIEL(Homem forte de Deus)

Interessante que a primeira impressão que temos do significado do nome deste anjo ou arcanjo é de que em verdade ele fosse um HOMEM não um ANJO.Parece que a ideia que temos, de um ser etéreo com asas, não se aplica a ele, mas que o mesmo seria absolutamente um homem, espiritual mas um homem, com todos os atributos de um.Claro, pode ser meramente figurativo mas não deixa de ser interessante e talvez seja ele o tal "Anjo do Senhor" que aparecia constantemente na Torah(antigo testamento cristão) trazendo mensagens diretamente de Deus e em feição humana.Todavia o termo "homem forte" penso que implica mais em vermos o mesmo como um grande guerreiro que outra coisa.

Segundo a tradição, além de mensageiro divino, uma espécie de Hermes, ele seria em si a própria encarnação da Palavra Divina e como tal veio incumbido de anunciar a vinda e o encarne do Verbo ao mundo e preparou todo o terreno para isto.

Sua região de invocação seria o oeste, o oposto de Rafael, e sua cor o branco, cor da pura e cristalina palavra divina.

No livro de Daniel é visto como o grande mensageiro das visões do profeta e em estreita comunhão com Miguel ali chamado de príncipe de Israel.

Um rolo, um livro, um cetro ou uma lanterna na mão direita e um espelho na esquerda são seus símbolos como Palavra Divina.Sua classe ou corte de anjos seria dos Shinamim.


Seu símbolo:


3. ARCANJO MIGUEL(Micael - Aquele que é como ou similar a Deus)

Se Gabriel é o homem forte de Deus Miguel seria a própria manifestação divina.

Aquele que o vê veria a Deus!

Por isto em muitas tradições ele nada mais é que o Senhor Jesus antes de seu encarne!

No livro de Urântia cada universo local teria sob seu comando um Miguel(Micael), uma manifestação direta do Filho para aquele universo local, sendo Jesus Cristo o Micael de Nebadon, o nosso universo local.

Na tradição mais comum todavia ele seria o grande comandante das forças divinas, mas como este, por exemplo, aceitou adoração de Josué, nada impede de que esta visão, de que ele seja a manifestação divina na Terra ou o ANJO YAHVEH, não seja errada e também que Gabriel é sua palavra, seu homem forte, seu mais fiel guerreiro, e estreitamente associado a ele. A encarnação divina conhecida como Cristo Jesus mais à frente como disse,muitos associam ao próprio Miguel.

Como guerreiro supremo, comandante da luz, manifestação do próprio Deus na Terra ele é associado à Vontade divina,a fé poderosa, a vitória e tem como símbolo uma espada, o protótipo e original de todas as excalibur, duriodhana e outras espadas místicas e sagradas das tradições, também uma lança e um ramo verde de palmeira são seus símbolos.Sua cor é o azul celeste e sua região de invocação seria o sul.

Seu símbolo:


4. URIEL(O fogo de Deus)

Uriel tem a ver com a santidade e com  a purificação.

Uriel é o fogo purificador, santificador de Deus.

Uriel é um anjo ou arcanjo de imagem sexual dúbia...

Hipoteticamente todos os anjos seriam em tese assexuados, mas geralmente são apresentados como figuras masculinas ou no mínimo andrógenas, quando não crianças. Uriel todavia as vezes é representado como uma mulher...mostrando que a probabilidade nas representações destas entidades são diversificadas, incluindo inclusive a animal e de elementos da natureza.

Uriel tem como cor o vermelho vivo e símbolos a tocha e também a espada sendo que a primeira ele traz na mão esquerda e a segunda na direita sugerindo que quem não aceita o fogo purificador divino pode ter que enfrentar a justiça deste, enquanto Miguel é o oposto; a lança ou espada na direita sugerem esta justiça operante através da vontade divina mas o ramo verde de Palmeira na esquerda sua misericórdia. Novamente a dualidade que vimos em outros arcanjos parece presente em Uriel com este adendo da sexualidade dúbia em termos interpretativos acentuando ainda mais esta.

Sua direção de invocação é o norte.


Seu símbolo:


5. JOFIEL(Beleza do Senhor)

Este é outro anjo ou arcanjo(segundo alguns querubim) que tem sua sexualidade controversa já que um de seus outros nomes seria...DINA...

Seja como for é apresentado como anjo companheiro do grande Metatron,o arcanjo da Presença divina, sendo assim isto pode reforçar a figura de Jofiel como feminina ou seja; a companheira de Metatron.

Aqui contudo o apresentamos como geralmente é colocado, como o arcanjo da coroa, aquele que cobre, o arcanjo da glória divina, que revela em si, traz em si esta glória, o que de certa forma reforça ainda mais sua conexão com Metatron.

Ele é portanto também a Sabedoria divina, ou Sophia, revelada ao mundo e manifesta neste.

Segundo várias referências ele teria ditado a Torah a Moisés, preside ao coro dos querubins, apoia Miguel em suas guerras, é comandante de 53 legiões de anjos, um dos 8 anjos suportes do sagrado Merkabah(e alguns veem aqui até uma preeminência dele sobre Metatron o que a meu ver seria ilógico já que como Anjo da Face divina ou Face divina maior este seria o próprio Ser que cavalga sobre a carruagem divina) e o regente de Júpiter em Peixes e Sagitário e também um dos controladores de Saturno(na realidade das energias manifestas através destes planetas)e assim um dos regentes também de Libra... Yefefiah e Iofiel seriam outros de seus nomes.

Sua cor é o dourado e seus símbolos seriam uma coroa, um bastão de comando, um cetro...

Sua direção na invocação seria acima, como a coroa...presidindo assim sobre a devoção e o louvor ao divino...


Seu símbolo:

6. TSADKIEL(Zadkiel, Ezequiel - Justiça do Senhor)

A libertação, a transmutação divinas trazem alívio e refrigério e consequentemente a justiça divina é administrada no mundo.

Este grande arcanjo da libertação atua em todas as causas tidas como impossíveis pelos humanos revelando nelas as possibilidades divinas.

É o grande justo, Tsadik é justo e assim este é um raio associado a ascensão e transmutação de humanos comuns em mestres e mestras ascensos pois os justos no hebraísmo nada mais são que estes mestres e mestras que alcançaram o nível e lugar de canais do sagrado, de pontes de luz entre o divino e mundo caótico em que vivemos e em revelação deste para tudo e todos.

Assim a misericórdia e a bondade divinas são também os seus estandartes, e sua atuação em prol dos humanos.

Dizem que quando em batalhas celestes Tsadkiel e Jofiel seguem com os estandartes divinos atrás do grande comandante Miguel...é também associado a Júpiter.

Sua cor seria o violeta, sua posição para a invocação o abaixo, como se fosse o fundamento, a pedra fundamental do mundo sagrado na Terra.

Uma adaga e uma bandeja ou távola redonda são seu símbolos e outros nomes possíveis seus seriam; Hashmal e Zacariel.A ordem a que pertence também é controversa pode ser dos Hashmallim equivalente aos domínios do qual seria o chefe, ou poderia ser dos Shinamim mesma corte segundo se diz de Gabriel.


Seu símbolo:



7. SAMUEL(Chamuel - seu nome é Deus ou nome de Deus)

Samuel tem a cor do amor divino, a cor rosa e é mais um dos arcanjos que tanto é representado como masculino como feminino.

O conhecimento e o entendimento do amor Ágape, divino, tanto em sua expressão para com o sagrado em nós como em um casal, numa relação amorosa(Eros) ou fraternalmente(Filos) é uma das grandes atribuições de Samuel.

Seu nome indica que ele se identifica exatamente com a essência divina, com seu nome, ou seja; o Amor!
Deus é amor, e todos os que amam são revelações do divino ao mundo!

Samuel é este atributo, esta virtude, esta expressão do divino, do seu amor à criação!

Seus símbolos são o coração divino ardente(e aqui podemos perceber um tom de vermelho vivo dentro deste rosa), e a chave que tudo abre,a chave que permite que o coração aberto revele ao mundo os mistérios do amor divino.

O amor cura e liberta, assim Samuel também tem papel importante tanto na cura quanto na transformação espiritual dos humanos para Deus sendo assim um parceiro atuante ao lado de Rafael e de Tsadkiel.

Somente o amor divino poderá curar e de fato restaurar o humano ao centro da vontade divina e manifestar em si a sabedoria divina no mundo. Assim o triunvirato de poder dos 3 primeiros raios de manifestação recolocarão tudo e todos no eixo com a cooperação dos demais 4.



Seu símbolo:


Vimos portanto que as colunas da Terra, os pináculos do Templo podem tomar formas e se personificarem como entidades divinas, as que chamamos de arcanjos, sejam estes de que categoria for pois como arcanjos eles são reis, são comandantes, são faces divinas reveladas ao mundo 7 vezes com 7 tonalidade diferentes independentes de terem sido criados como anjos, querubins, serafins, dominações, tronos, potestades, rodas, etc...

Observação: As informações sobre os arcanjos, coisas como; atributos, coros etc... uma parte parte delas foi colhida em textos da Wikipédia sobre os arcanjos. Mas a ampla maioria das coisas vem basicamente de minhas lembranças de leituras bíblicas; incluso os deuterocanônicos, apócrifos, livros sobre angelologia,concordância etc... ao longo de mais de 40 anos ou seja; desde minha infância...portanto todo este texto do Blog é meu, tecido em cima ou sobre estas informações colhidas destas fontes diversas ao longo do tempo ou checando agora rapidamente, para ver se não estava enganado sobre nada, ou as divergências que existem sobre a ou b... mas basicamente são meus insights trabalhados em cima destas fontes de lembrança e pesquisa...

Grato...


Em Amor e Luz

Valter Ludwig Taliesin

Paz e Bem

VÍDEOS SAGRADOS

RAFAEL

GABRIEL

MIGUEL

URIEL

JOFIEL

TSADKIEL

SAMUEL

FONTE YOUTUBE


FONTE DE IMAGENS GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...