quarta-feira, 31 de agosto de 2016

VIVEMOS MOMENTOS PORTENTOSOS!



Estamos vivendo momentos portentosos.


Não se enganem; as coisas NÃO ESTÃO como estavam algum tempo atrás.

As descobertas espirituais e tecnológicas estão a avançar a passos largos.

Religiões arcaicas não estão a suportar o avançar dos dias, o raiar de um novo tempo. O anacronismo de visões espirituais deturpadas, fechadas, ensimesmadas, sem ligação com a realidade cotidiana das pessoas esta a dar lugar para visões espirituais mais ecléticas que sem abrir mão de absolutos verdadeiros e reais enxergam nas entrelinhas, no mutável das cores que perpassam o viver humano formas de vivenciar o sagrado sem as neuras de outros tempos.

O que poderíamos ver como absolutos verdadeiros?



I.DEUS. 

Mas não uma divindade estática, engessada pelas interpretações únicas de livros ditos sagrados, mas um ser absolutamente Inefável que se revela NOVIDADE todos os dias de nossas vidas. O Deus que é um Absoluto Verdadeiro portanto é.. A FONTE DE TODA VIDA E O INEFÁVEL ALÉM DE TODOS OS CONCEITOS. Tudo o mais que pode se falar, dizer, sobre tal Entidade é SEMPRE mutável, pois mutável é a compreensão do humano ante o Infinito.



II. AMOR.

O Amor é a Essência de Deus...o Amor é o centro da Vida... mais que química corporal o Amor é A Energia divina essencial atuante nesta ronda evolutiva. Mesmo outros absolutos em outros contextos evolutivos divinos são NESTE CONTEXTO em que estamos subsidiários do Amor...Vontade, Sabedoria, Harmonia, Verdade, Devoção, Liberdade, Governo Divino etc...são absolutos em si mesmos mas nesta Ronda Evolutiva são absolutos que atuam através do AMOR DIVINO.



III. JUSTIÇA.

A Justiça divina é a outra face de seu Amor. Sem Justiça, sem a Regra Métrica que governa as relações humanas o Amor não tem sentido algum. Se amarmos tanto uma pessoa e perdoarmos tudo o que ela faz estamos certos, mas perdoar não é fechar os olhos para as consequências. Um pai que ama um filho, mas quando este comete um crime faz de tudo para livrá-lo das penas e consequências, INDEPENDENTE deste ser culpado ou não, não esta a demonstrar amor por seu filho de fato mas sim indolência. Ou seja; em verdade este pai NÃO AMA seu filho pois não quer que o mesmo cresça e evolua como ente humano EM AMOR...permite que o mesmo se feche em seus atos desamorosos com as demais formas de vida. É indolência porque este pai revela uma indiferença enorme pelo real bem de seu filho e da manifestação da Vida em si ao permitir que o mesmo seja o que bem entenda sem freio algum.



IV. LEIS DA VIDA OU DIVINAS.

A criação é regida por leis em diversos e variados graus. Recentemente postamos um texto aqui sobre a chamada QUINTA FORÇA NATURAL...que esta em vias de ser ratificada. Vejam; estas 4 já existentes são colunas estruturais do universo e se for confirmada a quinta teremos então mais uma. Portanto toda a compreensão da construção da vida, da expressão desta, passa por tais forças, delas pelas partículas, destas pelos elementos e elementais, destes para diversas e variadas formas de vida etc...um ÚNICO item das leis que regem a manifestação de vida que for mudado pode gerar duas coisas.

1. Se o que for mudado é alguma coisa que esteja digamos, prevista e potencialmente admitida na dispensação divina, então poderemos ter MUTAÇÕES, mudanças mas tais variações apesar de mudar os conceitos evolutivos dos seres, não mudarão essencialmente a Vida e sua manifestação.

2. Se um item tido por inviolável for mudado...TUDO TERMINA! Todo o processo evolutivo chega ao fim prematuramente, boicotado pelo livre arbítrio dos seres em evolução.



V.LIVRE ARBÍTRIO.

Há muita desinformação, informação errada e sobretudo má compreensão sobre este absoluto da vida.

1. O livre arbítrio SIM é um absoluto inviolável da criação divina a ponto de que escolhemos estar AQUI vivenciando como 'ESCRAVOS DO SAMSARA' e de outros seres nefastos que se apropriaram de nossas escolhas erradas ao invés de estarmos usufruindo do que realmente teríamos direito. O que nos trouxe até aqui foram escolhas erradas, NENHUM ser fora de nós tem poder sobre nós se não dermos de livre escolha para os mesmos o controle de nossas vidas. E fizemos isto em passado remoto, e estamos aqui a vivenciar o que no fundo somente nós mesmos escolhemos vivenciar. Este é um dos pontos que corrobora o que disse acima:  



Quando algo, alguma coisa é  mudada mas estando POTENCIALMENTE prevista dentro da dispensação divina, então o que temos é uma ACOMODAÇÃO DENTRO DO GRANDE PLANO de certas sincronias de energia de vida através do seres cientes para o que definimos por 'carma evolutivo' atuar através dos tais suspendendo temporariamente o que de início vinha a ser proposto, mas com chances de SEMPRE vir a ser de novo, agora por meios que se manifestam a partir destes novos fatores de escolhas. 

2. Livre arbítrio no geral é algo que se manifesta plenamente nos seres cientes quando são livres para escolher MAS na medida em que suas escolhas os leva para caminhos tortuosos e decaem, e se deixam dominar pelos nefastos que ao caírem antes deles usaram de sua nova situação para crescerem em egoísmo e força dominadora, o que temos é um cenário onde o livre arbítrio torna-se algo absolutamente limitado...pelo carma, pelo meio, pelas circunstâncias e sobretudo PELA FORÇA DA ALMA EM QUERER SAIR DE ONDE SE ENCONTRA PARA SEU VERDADEIRO LUGAR NO  MUNDO DIVINO!Mas convenhamos; este último quando bem usado, tem poder de influir mais ou menos nos demais e mais ainda; atrair AJUDA ESPIRITUAL no processo de descarte do que impede a alma de ascender...ou melhor; ao invés de descarte, talvez transmutação seria um termo mais justo.

Vejam, falamos de um conceito que NEM DE LONGE supomos o que seja em um ambiente absolutamente real e verdadeiro...onde os olhos iluminados podem enxergar todas as possibilidades diante de si...imaginem escolhas sendo feitas por um ser que pode acessar sua mente por diversas facetas de suas escolhas...esta aqui o ponto nevrálgico da dita religião revelada...é nos dito que em verdade o livre arbítrio humano NÃO FOI exercido em um cenário assim e sim em um cenário de 'Inocência' ...entretanto neste cenário de 'Inocência' havia uma proibição e o relato das consequências da violação da mesma. Portanto apesar de não haver um cenário em que o Ser podia VER as consequências de suas escolhas diante de si havia a recomendação de que algo não deveria ser feito sob pena de perder-se algo precioso!

Obviamente Árvore da Vida...Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal ...Fruto Proibido etc...são metáforas de algo mais complexo que aconteceu em nosso passado remoto. Provavelmente estamos diante do seguinte cenário:



Seres extremamente inteligentes e vastos nos níveis de escolha, atuaram na Terra EM NOME da Fonte da Vida; OS ELOHIM, e criaram as formas de vida aqui presentes. Ao mesmo tempo em que havia formas de vida que cresciam e evoluíam aqui em sua primeira experiência consciencial humana(os filhos dos homens) havia formas de vida que vieram de outros lugares, tendo já enfrentado processos de livre escolhas e falhado nos tais...mas extremamente evoluídas para serem descartadas(os filhos de Deus) e as mesmas tinham por missão de carma ajudar estas consciências virgens em seu processo de ascensão; primeiro desde o mineral, depois vegetal, depois animal e agora hominal a ascenderem na 'escada dos deuses'...e foi aqui que as escolhas erradas foram novamente feitas, quando houve a mesclagem das duas raças antes do tempo determinado e com consequências que todos estamos a vivenciar.

3. Portanto neste último ponto o que vejo é o seguinte; o LIVRE ARBÍTRIO é um absoluto tão importante na Criação que mesmo que as experiências com ele sejam extremamente perigosas e dolorosas caso algo de errado, ELE JAMAIS É DESCARTADO! Ele sempre é , não só respeitado, mas incentivado a acontecer! E na dispensação divina A EXPERIMENTAÇÃO em nenhum momento é vista com ilegítima, ao contrário; assim uma divindade como a descrita no Gita e tão exemplarmente cantada por Raul Seixas em sua magistral canção composta com Paulo Coelho em toda a sua grandeza se revela tanto na perfeição das escolhas dos seres cientes como na imperfeição de suas escolhas presentes; como Amor e Justiça!

Em cima havia dito que estamos a viver momentos portentosos tanto espirituais quanto tecnológicos. Pois bem, parece que não, mas toda a tecnologia terrestre, todo o avanço que estamos a vivenciar tem estreita ligação com o espiritual. Uma tecnologia fria e vazia de espiritualidade pode gerar uma civilização absolutamente elitizada e insensível a quem fica embaixo, na escala das hierarquias. Uma civilização espiritualizada, no bom sentido deste termo claro( nem tudo o que se diz espiritual é Bem...existe muita distorção no astral e TODOS sabemos disto e isto e força espiritual deturpada do Mal...), que alia seus avanços tecnológicos ao que há de mais profundo e sagrado dentro das almas humanas logra manifestar no plano tridimensional um mundo de conquistas fantásticas, verdadeira Magia, com tudo o que o termo implica pois Magia tanto é o poder nato de uma alma através de seu corpo em influir no meio em que atua tanto pela mente abstrata(criações no astral, etérico e mental) quanto pela mente concreta(criações no plano físico)... se isto fluirá da forma tradicional como imaginamos que um Samuel, um Moisés, um Merlim faziam ou como um Jobs, um Tesla, um Leonardo faziam dai são OUTROS quinhentos!



ESTAMOS VIVENDO MOMENTOS PORTENTOSOS!

Onde você estará neste processo?

Qual será sua posição?

Qual será tua escolha?

Veja, dizemos acima que acreditamos que em alguns momentos da Terra seres que designamos ELOHIM influíram decisivamente na vida da Terra tanto nas consciências autóctones quanto as que chegaram de outros lugares para terem aqui nova oportunidade ou ajudarem na evolução dos humanos terrestres. Portanto de certa forma entendemos que a Terra, surge como um ambiente paradisíaco em passado remoto como um mundo sobretudo de provas, testes...que poderia ou não ter o desenlace que teve...ser melhor ou ainda pior; pois a EXPERIMENTAÇÃO a meu ver, cabe no vasto plano desta Infinita Consciência que chamamos Deus ou Deusa como queiram!

Tivemos o que tivemos, porque assim ESCOLHEMOS, e devemos fazer DESTES LIMÕES uma limonada ou um laxante! a Escolha é novamente nossa! Aqueles que fizerem limonadas, terão um ambiente novo nesta Terra, agora remodelada para um mundo de ascensão PARA AQUI EXPERIENCIAREM O LIVRE ARBÍTRIO NAQUELE CONTEXTO SUPREMO QUE CITEI ACIMA, e os que fizerem um laxante, terão em si os efeitos do mesmo...deverão sentir em si todo o poder da limpeza, e nisto poderão ser levados daqui para OUTROS mundos de provas, como no passado aqui foi feito. ATÉ... que enfim, a Ronda Evolutiva Universal em que estamos se complete! Depois? Bem...depois deixo para A CONSCIÊNCIA DIVINA manifestar em tempo oportuno o que será!

Paz e Bem para todos!

Namastê!

Valter Luis

Vídeos Sagrados

Gita - Raul Seixas - De Raul Seixas e Paulo Coelho -

Om Namah Shivaya - Krishna Das -

Templo de Isis - David & Diane Arkenstone -



Aurio Corrá - Mãos Sagradas -


Oliver Shanti - Sacral Nirvana - versão longa -


Phillip Glass - Koyaanisqatsi -







terça-feira, 30 de agosto de 2016

AS ALMAS DOS LIVROS OCULTOS...



Um livro traz revelações de alguém que conheceu suas mais profundas feridas e trouxe  à tona seus mais acalentados sonhos e apavorantes pesadelos. Mesmo os cuidadosos, ciosos de pouco revelar, quando escrevem, muitas vezes sem perceber, revelam seu interior ao mundo.
Isto é inevitável, até mesmo para os mentirosos que ousam escrever o que não vivem.

Valter Luis


A face que ocultas é como o mais belo soneto.
Te fechas, não deixas que o amado enxergue em
teu interior...Todavia, pouco a pouco os versos
de tua alma vem a brotar...e o amado, estará a sorver
cada gota de cada ato teu...ele te entende, ele sabe,
ainda que não diga...ainda que respeite teu silêncio
e o teu fechar-se ao mundo.,,Mulher...

Valter Luis






Uma alma que amamos é como um livro; as vezes fechado...novo, páginas brancas...cheiro de gráfica e tinta nas letras vibrantes e claras pois é virgem ...ou então aquele tom amarelado da experiência, aquelas letras um tanto quanto foscas mas misteriosamente cheias de magia, até mais que as novas...aquele cheiro de biblioteca ou grandes sebos de livros...um cheiro que é tão impactante quanto o virginal do livro novo...porque no fundo...cada alma...cada corpo quando amado...tem em si seus mistérios...ainda que por outros desvelados um dia, é para nós que estamos a amar e sermos amados, pura novidade...como se NUNCA TIVESSE SIDO...e quando tais almas entregam de fato seu ser à nós...a magia virginal acontece de novo e para os dois que se fazem um é como se novidade tudo fosse...e o tom dos anos dos velhos livros, ou das velhas almas que um dia já foram amadas e amantes, se tornam tão radiantes quanto toda a mais pura luz da novidade.
Valter Luis



Quando amamos nos deliciamos penetrando nos mistérios da alma amada...assim como devoramos um livro que nos toca intensamente, no calor da paixão queremos sorver todos os momentos com a alma amada. e assim como um livro pode torna-se inseparável depois daquela leitura voraz e passarmos a vida inteira a partir de então relendo-o calmamente, sempre com uma compreensão mais renovada dele...assim é em relação a alma que amamos; explode a paixão e depois progressivamente aquela pessoa se torna única e exclusiva para nós em diversos sentidos e sempre uma experiência nova e enriquecedora a cada momento de nossas vidas...isto é AMOR! Puro genuíno e real!

Valter Luis

Esta coisa que não se explica...
Que penetra em nossos olhos...
Vindo de lugares que somente
os olhares sagrados perscrutam.
Ali, naqueles lugares escondidos 
dos olhares profanos, almas sagradas
se reconhecem, se falam, numa voz 
diferente do normal...ali histórias são
escritas...ali nascem obras primas da vida,
obras mais perfeitas que o mais perfeito
livro...obras absolutamente genuínas,
sem frescuras, sem medos, sem vacilos.
SIM...
Pois quando se ama...se reconhece...
e ao se reconhecer a alma se cura...
Valter Luis


Liberdade de estar aqui e agora a falar o que quero;
Liberdade de tocar almas com minha alma...
Assim como os textos fluem, os poemas brotam,
os livros nascem...assim são os melhores desejos de
minha alma ante as almas que sorvem o néctar dos
deuses através de mim...desejando SEMPRE de mim
passar O MELHOR...o mais caro...o mais precioso...
o mais abençoado e abençoador...como o próprio
Livro da Vida.

Valter Luis



O segredo para se ter uma vida Perfeita é abdicar de toda perfeição conceitual pois uma "vida perfeita' é uma vida em aberto...um livro para ser escrito...rasurado...apagado...reescrito e por fim...editado e reeditado quantos vezes necessária for; de preferência com notas de rodapé, apêndices e afins e nestes claro, bibliografia pois apesar de não vivermos a vida um do outro sempre estamos a aprender com os exemplos de nossos semelhantes!
Valter Luis


Algumas almas são poemas; almas que se abrem como páginas de um livro de poesias...nem todas contudo são poéticas...existem as dramáticas, as comediantes, as fixas em sensações, as religiosas, as espirituais, as frígidas, as sensuais, as antenadas, as desatualizadas, as festivas, as melancólicas...assim como imensa é a variedade de livros que podem ser lidos assim é a variedade de almas que podem ser tocadas por outras...
Valter Luis


VÍDEOS SAGRADOS

TRIO ESPERANÇA

Filme triste

Eterno amor

Olhando para o céu(Sukiyaki)

O Retrato

Rua Ramalhete

Ao meu amor

Arrasta a sandália

A festa do bolinha




domingo, 28 de agosto de 2016

A QUINTA FORÇA DA NATUREZA - PASSAGEM PARA A QUINTA DIMENSÃO -

O assunto aqui tratado ainda é deveras polêmico, ainda é por assim dizer; teórico e portanto requer todo o cuidado mas, como veremos nas 3 matérias que aqui coloquei despertam questionamentos importantes sobre...O QUE SOMOS? DE ONDE VIEMOS? E PARA ONDE VAMOS? As 3 perguntas fundamentais humanas! Vamos primeiro a estes textos depois tentarei dentro do melhor de minha compreensão e dos insights recebidos comentar o assunto. 

Valter



Revolução a caminho? Cientistas acham indícios de quinta força da natureza

A ciência pode passar por uma nova revolução nos próximos tempos. Uma equipe de cientistas publicou um estudo na revista Physical Review Letters em que aponta indícios para a descoberta de uma quinta força da natureza que ajudaria a reger todas as leis naturais.
Atualmente, são quatro as forças conhecidas: gravitacional, eletromagnética, nuclear forte e nuclear fraca.
Antes da descoberta, cientistas acreditavam que elas eram completas e responsáveis pelo entendimento de todo nosso Universo. Agora, tudo pode mudar.
O achado, que faria o modelo padrão da física ser completamente revisado, foi descrito por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. O astrônomo e físico Jonathan Feng, um dos principais cientistas envolvidos no estudo, descreve a repercussão da possível descoberta de maneira bem simples:
Se for verdade, é revolucionário. Se confirmado por outros experimentos, a descoberta de uma possível quinta força pode mudar completamente nosso entendimento sobre o Universo

Como a quinta força foi detectada

A suspeita de uma suposta quinta força começou em 2015. Na época, físicos nucleares húngaros buscavam por uma hipotética partícula elementar chamada de "fóton escuro" e que estaria presente na matéria escura que compõe 85% do nosso Universo --matéria escura é aquela que não emite luz e só é detectada pelo seu efeito gravitacional na matéria comum. 
O estudo dos húngaros culminou em diversas evidências de uma partícula desconhecida apenas 30 vezes mais pesada do que um elétron. 
A pesquisa, publicada no início deste ano, não cravava o que seria isso e deixava no ar se seria uma partícula de matéria ou uma partícula que carregava força.
Ao analisar os dados, Feng e sua equipe sugeriram que a descoberta dos húngaros era uma estranha partícula, cuja existência poderia ser explicada pela ação de uma quinta força da natureza até então desconhecida pelos humanos.



Enquanto a força eletromagnética interage com prótons e elétrons, a nova força interage com elétrons e nêutrons a uma distância muito curta, segundo os pesquisadores. Nunca nenhuma partícula apresentou este padrão, de acordo com a equipe.
Avalia-se até a possibilidade de que o Universo de matéria comum tenha um setor "escuro" paralelo com sua própria matéria e forças.
Loucura, não?
Os responsáveis pela pesquisa reforçam a necessidade de novos estudos para confirmar a quinta força e que seus dados são preliminares. A quinta força gravitacional nunca havia sido confirmada por ser bastante fraca e achá-la novamente pode ser bem difícil.
Contudo, Feng afirma que, agora que sabemos para onde olhar, podemos estar perto da descoberta. 
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2016/08/26/revolucao-a-caminho-cientistas-acham-indicios-de-nova-forca-da-natureza.htm




O texto logo abaixo é ainda focado na existência de 4 forças fundamentais, mas se repararmos bem no fraseado do autor percebemos que já havia uma inquietação em que ' algo" a mais houvesse por trás das mesmas, ainda que ele afiance haver somente 4.

Sabemos que existem apenas 4 forças, ou interações, fundamentais na natureza. São elas a interação gravitacional, a interação eletromagnética, a interação forte e a interação fraca. A tabela mostra detalhes sobre estas forças que serão logo explicados:



força (ou interação)
fundamental
intensidadeteoriamediador
forte10cromodinâmica quânticagluon
eletromagnética10-2eletrodinâmicafóton
fraca10-13flavordinâmicaW± e Z0
gravitacional10-42geometrodinâmicagraviton

Vamos explicar o conteúdo da tabela.




  1. Intensidade:
    Os valores acima atribuídos para as intensidade das forças não devem ser considerados de modo absoluto. Você verá valores bastante diferentes em vários livros, em particular no que diz respeito à força fraca. O cálculo desta intensidade depende da natureza da fonte e a que distância estamos fazendo a medição. O que importante notar é a razão entre elas: a força gravitacional é, de longe, a mais fraca entre todas, porém é a de maior alcance, sendo a responsável pela estabilidade dinâmica de todo o Universo.
  2. Teoria:
    Vemos na tabela que cada força está associada a uma teoria física. Vejamos alguns detalhes:
    • Força gravitacional:
      A teoria clássica da gravitação é a lei de Newton da Gravitação Universal. Sua generalização relativística é a teoria da Gravitação de Einstein, também chamada de Teoria da Relatividade Geral de Einstein. O melhor termo para ela seria Geometrodinâmica, uma vez que a relatividade geral geometriza a gravitação. Para descrever os estágios iniciais da formação do Universo precisamos de uma teoria quântica da gravitação, algo que os físicos ainda não possuem, apesar dos enormes esforços desenvolvidos para isto.
    • Eletrodinâmica:
      Esta é a teoria física que descreve os fenômenos elétricos e magnéticos, ou seja as forças eletromagnéticas. A formulação clássica da Eletrodinâmica foi feita por James Clerk Maxwell. A teoria clássica construída por Maxwell já era consistente com a teoria da relatividade especial de Einstein. O "casamento" desta teoria com a mecânica quântica, ou seja, a construção de uma "Eletrodinâmica Quântica", foi realizada por grandes nomes da física tais como Feynman, Tomonaga e Schwinger nos anos que compõem a década de 1940.
    • Fraca: 
      As forças fracas são aquelas que explicam os processos de decaimento radiativo, tais como o decaimento beta nuclear, o decaimento do pion, do muon e de várias partículas "estranhas". É interessante notar que esta força não era conhecida pela física clássica e que sua formulação como teoria é estritamente quântica. A primeira teoria das interações fracas foi apresentada por Fermi em 1933. Mais tarde ela foi aperfeiçoada por Lee, Yang, Feynman, Gell-Mann e vários outros nos anos da década de 1950. Sua forma atual é devida a Glashow, Weinberg e Salam, que a propuseram nos anos da década de 1960. A nova teoria das interações fracas, que é chamada de flavordinâmica por causa de uma das propriedades intrínsecas das partículas elementares, é mais justamente conhecida como Teoria de Glashow-Weinberg-Salam. Nesta teoria, as interações fraca e eletromagnética são apresentadas como manifestações diferentes de uma única força, a força eletrofraca. Esta unificação entre a interação fraca e a interação eletromagnética reduz o número de forças existentes no Universo a apenas 3:força gravitacional, força forte e força eletrofraca.
    • Forte: 
      As forças fortes são aquelas responsáveis pelos fenômenos que ocorrem a curta distância no interior do núcleo atômico. A estabilidade nuclear está associada à força forte. É ela que mantém o núcleo unido evitando que os prótons que os constituem, por possuírem a mesma carga elétrica, simplesmente sofram uma intensa repulsão e destruam o próprio átomo. Se a força forte não existisse a matéria que forma o Universo, tal como o conhecemos, também não existiria. Protons e neutrons não conseguiriam se formar. Nós, seres humanos, não poderíamos existir. O trabalho pioneiro sobre as forças fortes foi realizado por Yukawa em 1934 mas até meados da década de 1970 não havia, realmente, uma teoria capaz de explicar os fenômenos nuclear. Foi então que surgiu a cromodinâmica quântica.
  3. Mediadores:
  4. Após a física ter abandonado o conceito de "ação-a-distância", foi introduzido o conceito de "campo". Cada partícula criava à sua volta uma perturbação, seu "campo", que era sentido pelas outras partículas. A Teoria Quântica de Campos (TQC) introduziu o conceito de "mediadores". Segundo a TQC cada uma das forças que existem na natureza é mediada pela troca de uma partícula que é chamada de "mediador". Estes mediadores transmitem a força entre uma partícula e outra. Assim, a força gravitacional é mediada por uma partícula chamada graviton. A força eletromagnética é mediada pelo fóton, a força forte pelos gluons e as forças fracas pelas partículas W± e Z0, que são chamadas de bósons vetoriais intermediários. Isto complica ainda mais o estudo das interações entre as partículas. Veja que antes descrevíamos a interação entre dois prótons como sendo a interação entre duas partículas. Hoje, sabendo que os prótons são partículas compostas por 3 quarks, vemos que a interação entre dois prótons é, na verdade, uma interação entre 6 quarks que trocam gluons incessantemente durante todo o processo. Só para te avisar, existem 8 tipos de gluons. Como você pode ver, aqui não existe simplicidade. 
  • http://www.if.ufrgs.br/tex/fis01043/20032/Humberto/index.html
  • Métodos Computacionais para Licenciatura (FIS01043)
    Humberto Garotti - 3504/00



    Já este texto versa somente sobre esta suposta quinta força e se torna um reforço ao texto primeiro que fixamos aqui...


    Quinta força

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    A teoria atual para explicar as forças da natureza foi desenvolvido na década de 1960 e é chamada de Modelo Padrão. Ela elegantemente explica como 13 partículas, incluindo o bóson de Higgs, interagem para criar três das quatro forças da natureza: eletromagnetismo e as forças nucleares fortes e fracas. A quarta força da natureza é a gravidade, a mais fraca de todas as forças[1][2][3][4].
    Ocasionalmente, alguns físicos postulam a existência de uma quinta força além das quatro forças fundamentais conhecidas. Essa força teria praticamente a mesma intensidade da força da gravidade (isto é, é muito mais fraca do que a força eletromagnética e a nuclear) e teria escada de menos de um milímetro na escala cosmológica.

    História[editar | editar código-fonte]

    Inicialmente, em 2013, era suposto que o bóson de Higgs não é uma partícula fundamental, mas em vez disso é constituído por outras partículas fundamentais ligadas entre si por uma quinta força até então invisíveis da natureza. Isso é semelhante ao que já é conhecida a acontecer com a força nuclear forte, que liga quarks juntos para produzir partículas nucleares como prótons e nêutrons[5].
    Um experimento de laboratório na Hungria detectou uma anomalia no decaimento radioativo em 2016[6], que poderia ser a assinatura da quinta força fundamental desconhecida[7]. Os teóricos, como alternativa para explicar a anomalia, propuseram várias partículas exóticas de matéria e portadores de força, incluindo o "fótons escuras", uma analogia, aos fótons convencionais, que carregam a força eletromagnética[8].

    Referências

    1. Ir para cima Feynman, Richard P. (1967). The Character of Physical Law. MIT Press. ISBN 0-262-56003-8
    2. Ir para cima Weinberg, S. (1993). The First Three Minutes: A Modern View of the Origin of the Universe. Basic Books. ISBN 0-465-02437-8
    3. Ir para cima Weinberg, S. (1994). Dreams of a Final Theory. Vintage Books USA. ISBN 0-679-74408-8
    4. Ir para cima Padmanabhan, T. (1998). After The First Three Minutes: The Story of Our Universe. Cambridge University Press. ISBN 0-521-62972-1
    5. Ir para cima LHC scientists to search for 'fifth force of Nature' pot Pallab Ghosh, publicado em "BBC" (2014)
    6. Ir para cima Evidence for a Protophobic Fifth Force from 8Be Nuclear Transitions por Jonathan L. Feng, et al - arXiv:1604.07411v1 [hep-ph]
    7. Ir para cima Has a Hungarian physics lab found a fifth force of nature? Radioactive decay anomaly could imply a new fundamental force, theorists say. por Edwin Cartlidge publicado em "Nature" (2016)
    8. Ir para cima Physicists hunt for dark forces Cheap colliders probe debris for hint of ‘heavy’ photon. por Eric Hand em "Nature" (2012
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Quinta_for%C3%A7a



    Não queremos em hipótese alguma em nos arvorar em autoridade sobre um tema que mesmo os mais graduados cientistas ainda engatinham mas creio que como bons pensadores sobre a vida e o mundo podemos tecer alguma considerações sobre o que aqui acima foi exposto.

    Meditemos...

    Segundo o que até agora entendemos existem 13 partículas que formam 3 das 4 forças ou melhor; se manifestam através destas forças primordiais da Criação. Isto nos leva a conjecturar o que atua então na quarta, a Gravidade...considerada até então a mais fraca! Seria ela uma mera consequência da atuação das 13 partículas nas demais? Ou algo diferente atua nela? Seja como for estas forças são tidas como os pilares da criação...mas como pudemos notar, mesmo no texto em que afiança serem as mesmas somente quatro, já a algum tempo os especialistas percebem algo inquietante por trás dos bastidores que parece acenar para algo mais. E agora com este experimento da Hungria chegou-se BEM próximo de definir-se o que.

    Entretanto se examinarmos o conhecimento das idades perceberemos que esta suposta quinta força sempre foi veladamente apresentada.

    A começar por um dos símbolos mais conhecidos...o Pentagrama!



    Percebam que neste pentagrama ou pentáculo, estamos diante de 4 manifestações visíveis destas 4 forças fundamentais...Terra...Água...Ar...Fogo... mas reparem...há um quinto elemento...que os antigos designavam como...Éter... Se associarmos cada elemento exposto às forças naturais teríamos... 

    Terra - Gravidade

    Água - Eletromagnetismo

    Ar - Nuclear forte

    Fogo - Nuclear fraca

    Éter - Quinta força

    No centro vemos um outro símbolo...este símbolo pode estar a nos acenar que para além das 5 forças naturais básicas existe algo ainda mais profundo e no momento icognoscível para nós...um verdadeiro buraco negro que nos leva para imensas possibilidades de Ser...um 'Olho que tudo vê'...o Grande Observador que interage com todas as coisas e as cria! Afinal este é um dos grandes postulados quânticos não? Postulado este que tais textos tocam também!

    Porque fizemos estas associações  das forças com os elementos naturais?

    Vejam; a Terra como planeta, com sua rotação etc...mais que o pó que a forma tem absoluta e estreita relação com a gravidade...Nada caminha pela Terra, ou nela sobrevive sem esta força natural. Nada se constrói sobre ela sem esta força...a gravidade esta absolutamente presente em tudo que implica terra...em tudo o que nasce e caminha sobre a Terra...plantas nascem e seguem a lei gravitacional, seres e pessoas caminham, estão em pé porque seguem a lei gravitacional.

    Quanto à água e o eletromagnestimo simples; o eletromagnetismo tem estreita relação com a eletricidade e esta com a força atuante nas águas...Nas mitologias deuses como Zeus, Oyá e Thor estão estreitamente associados tanto com as águas que descem dos céus quanto com os raios e trovões! Mesmo as águas cá debaixo, associadas com Poseidon, Iemanjá, Oxum, Tétis e cia... nas mitologias antigas, quando represadas se tornam poderosos canais de energia elétrica! Assim poderíamos entender que o eletromagnetismo, de todas as forças naturais tem uma relação mais próxima com o elemento água.

    O nuclear forte associamos ao Ar e não ao Fogo porque sem atmosfera NÃO HÁ FOGO na superfície! O ar portanto é essencial para que se crie o ambiente propício para que o fogo atue.
    Em lugares supostamente desprovidos de ar, como o centro terrestre como o fogo atua? Bem, entendo que o ar esta SEMPRE presente, ainda que não respirável para que o fogo consiga propagar-se! 

    No Gênesis encontramos que no princípio um som veemente enchia todo o caos terrestre, aquoso original e nisto incendiava os elementos criando o fogo e gerando assim vida...ou seja; não havia ar respirável como entendemos, mas havia O SOM...um som que se propagava no silêncio...um som que penetrava a escuridão, que revolucionava tudo o que tocava...seria este 'som' o tal do 'fóton escuro' citado em um dos textos acima? Pois então! Esta partícula ainda desconhecida que talvez seja responsável tanto pela gravidade quanto por esta suposta quinta força? Sim, pois reparem que tudo parecia um caos indistinto...terra, água...tudo junto e misturado...nada se via de coesão, de sustentação, de equilíbrio! Até surgir o 'mover do Espírito' 'O som' ou seria...'O fóton escuro'? rs...

    Por fim associo o Fogo ao nuclear fraco, alguns como vimos entendem que o nuclear fraco e o eletromagnetismo poderiam ser entendidos como uma mesma força a eletrofraca...ou seja; de certa forma os supostos 'antagônicos' água e fogo estariam mais associados do que supomos...na teologia aqui NÃO HÁ CONFLITO; ambos os elementos simbolizam a purificação espiritual...as águas e o fogo que limpam e purificam! 

    Enquanto o ar ou o som que se propaga, como força  parece a meu ver agir da forma como os textos apresentam o nuclear forte, as reações do fogo a meu ver exemplificam o que eles expõem como sendo do nuclear fraco.




    Falamos do Gênesis e naquela passagem antológica podemos ver com clareza como disse, a presença destas 5 forças e o aceno no centro para 'aquele algo mais" que esta por trás de todas elas:

    No princípio Deus criou os céus e a terra.
    Era a terra sem forma e vazia; trevas co­briam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

    Disse Deus: "Haja luz", e houve luz.


    Vejam...

    1. A Terra - Gravidade -

    2. Abismo/Água - Eletromagnetismo -

    3. O mover do Espírito/Ar - Nuclear forte -

    4. Haja Luz/Fogo - Nuclear fraco -

    5. Espírito de Deus/Éter - Quinta Força -

    6. Aquele 'algo mais' que esta no centro do pentagrama podemos entender como 'Deus'...'O Olho que tudo vê'...

    Lendo um dos textos acima, é dito que esta provável quinta força poderá ser detectada principalmente naquilo que se define como 'matéria escura' e que isto pode até implicar que, digamos, um mundo de matéria escura coexista com o nosso, uma espécie de 'universo negativo'...

    Avalia-se até a possibilidade de que o Universo de matéria comum tenha um setor "escuro" paralelo com sua própria matéria e forças.

    Então...nossos sonhos ou quem sabe pesadelos mais mirabolantes parecem vir à tona diante de tais informações...coisas como 'umbral"...'purgatório'...'inferno'...diante de tais informações não parecem tão doidos assim não é mesmo?

    Tais informações sobre um 'setor escuro' paralelo ao nosso universo material, como uma contraparte ou algo do gênero parece ir de encontro aos mitos mais antigos da humanidade!

    Outro grande símbolo destas 5 forças veladas diria é o homem vitruviano de braços abertos no centro do pentagrama...



    Nesta simbologia o ser humano, o arquétipo ADAM KADMON, surge em si como a síntese destas 5 forças universais naturais...uma em cada extremidade de si e contendo no centro o mistério do inefável!

    O Ser humano é em SI mesmo, apesar de não perceber, o PORTAL para a quinta dimensão do Ser! E mais além!

    O Ser humano é o Caminho Sagrado que deve trilhar, que deve seguir, passo a passo; as revelações divinas EM SI para que finalmente possa adentra o Santo dos Santos!

    O Santo dos Santos é este centro no pentagrama...este mais além para aonde a quinta dimensão nos leva, nos arrebata, onde 'o que o olho não viu e o ouvido não ouviu' é o que esta nos esperando...

    Enfim...pouco a pouco ciência e oculto vão se afilando e o oculto de hoje vai se revelando conhecimento científico dos antigos que se tornou velado por N motivações, mas que agora esta pouco a pouco a ser entendido na medida em que vamos penetrando neste universo que nos rodeia e até mais além e entendendo pouco a pouco as relações e inter-relações daquilo que entendemos por...VIDA!

    Namastê!

    Valter Luis

    VÍDEOS SAGRADOS

    THE FIFTH DIMENSION/QUINTA DIMENSÃO

    Aquarius - Let the sunshine in

    Stoned sou picnic

    Up Up and away

    Day by day

    California soul

    (Last Night) I Didn't Get to Sleep At All

    Never my Love

    Puppet man


















    - O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

     Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...