sexta-feira, 15 de outubro de 2021

- BRASIL- DIA DA(O) PROFESSOR (A) - LEMBRANÇAS -

Dia do(a) Professor (a)


Das/os mestras(es)que tive dona Arminda minha primeira professora, dona Lúcia segunda mas a que estudei mais séries no primário e professor Luiz foram os mais marcantes. A primeira da primeira metade da primeira série (depois mudou-se e teve que sair mas de tão marcante ficou) a segunda da segunda metade da primeira e segunda e o terceiro já no esquema de professores por matéria no ginasial (lecionava português… e o melhor que já tive). Naquele tempo, anos 70 do século 20, as/os professores(as) eram muito elegantes, tinham carros em uma época que contava nos dedos quem tinha, pois estavam entre os melhores salários do país. Tive uma ÚNICA pessoa, dona Meire que incorporou o lado megera das professoras na terceira série. Foi a única, todos(as) as/os demais são de boa memória. Mesmo uma) ou outro(a) mais rigoroso(a), ninguém marcou negativamente quanto ela. Porque? Porque tinha a mania de agressão e humilhação de alunos. Fazia amigo secreto e queria que trocássemos presentes caros. Quem não fizesse era humilhado publicamente em sala de aula. Mas era, graças a Deus, uma triste exceção! No geral minhas lembranças de escola e mestras(es) são as melhores possíveis! E muito do que sou, depois de meus pais devo à elas(es)…até a tal dona Meire pois observando-a aprendi muito como NÃO TRATAR uma pessoa, mas aos demais… foi extremamente positivo no bom sentido do termo e não só de aprendizado! A alguns anos estava no trem do metrô quando meus olhos foram atraídos para um senhor elegante de terno, austero e bem apessoado com cabelos bastos e grisalhos. Forcei os olhos e então reconheci meu professor de matemática da sexta série. Haviam-se passado uns 42 anos(1976/2018) mas eu o reconheci. Obviamente ele não a mim afinal ele era um para uma sala de mais de 50 alunos e eu um entre 50! Mas notei que os anos não tinham tirado nada da presença de espírito daquele cara mas acrescentado. Engraçado que eu não lembro do nome dele como destes 4 que me marcaram mais… 3 positivamente e uma negativamente mas o reconheci de imediato! Dai percebi o porquê! Quando em sala de aula as alunas se derretiam pelo professor bonitão e nós moleques enchíamos o saco delas! Ou seja; apesar dele não ser tão próximo a mim como estes 3, além de bom professor (um dos que melhor aprendi matemática) este lance marcou por causa da zoeira que fazíamos com as moçoilas assanhadas da classe com o mestre! Dai me lembrei dele! E ele era legal mas bem sério! Não dava brecha para nenhuma delas! 😂 enfim… feliz dia do(a) professor (a)…


Pax et Lux


Valter Luis (Taliesin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...