sábado, 25 de dezembro de 2021

- IL PRIMO NATALE/O COMEÇO DO NATAL - UMA IRREVERENTE MAS NÃO OFENSIVA VISÃO DE UM EVENTO SAGRADO -

 - IL PRIMO NATALE/O COMEÇO DO NATAL - ITÁLIA - 2019 - HBO MAX - NOTA 9.5 🌟🌟🌟 🌟- 

Acho que até Jesus não esquentaria com esta comédia! 🤨 É irreverente?! Com certeza! Mas em nenhum momento atinge de fato Jesus ou o Sagrado Casal! É irreverente com coisas que até outros ramos do cristianismo questionam com o que foi criado em torno deste assunto não com o que de fato é salutar. 


Um padre(Valentino Picone)  nos dias atuais pega um ladrão pé de chinelo(Salvatore Picarra) roubando sua igreja e empreende perseguição ao cujo até que simplesmente ambos penetram numa brecha temporal  e vão dar nos tempos do nascimento de Jesus. Demora para “cair a ficha” mas quando percebem onde e quando estão os dois começam por toda lei a descobrir quem é O Casal Sagrado e onde nascerá o  Menino. O ladrão é contudo um ateu fervoroso… um contraste do padre de fervorosa fé! Um quer desmentir o mito o outro comprova-lo! No embalo fazem uma pancada de trapalhadas, inclusive quase são mortos por um sádico e hilário rei Herodes(Massimo Popolizio) até que finalmente encontram o Casal…antes em suas trapalhadas confundem um outro casal com Maria e José e acaba que quase acabam com o casamento deste ao citarem o lance do Mistério da paternidade do menino… interessante que o falso casal é composto por um velho barbado com um cajado e uma jovem - a tradição mais aceita pelo catolicismo pois reforça para este o lance da virgindade perpétua que defendem - e o verdadeiro casal por um homem sem barba ou só por fazer, srm cajado e um pouco mais velho do que a mulher… o suficiente para ser maduro sem contudo ser idoso - a tradição mais aceita pelos protestantes, evangélicos e demais cristãos no geral que no máximo aceitam o nascimento virginal (alguns como os kardecistas nem isto) mas acreditam que depois disto Maria e José tiveram um casamento absolutamente normal…inclusive com filhos e filhas de ambos. 

Os dois trapalhões depois de encontrarem o Casal tentam salvar os infantes de Belém das garras vingativas de Herodes e só aqui realmente o filme toma liberdades com o cânon oficial e há um final para lá de interessante mas NADA que afete a doutrina mais estrita da teologia cristã. Eles voltam para seu tempo por uma nova brecha temporal mas trazem consigo além de mudanças pessoais ( o padre compreende melhor sua fé e o ladrão de forma um tanto peculiar se converte) uma surpresa. Aliás,o final é um achado bem curioso e até certo ponto inspirado para um filme de comédia que trata de um assunto desta envergadura. No fim da para rir do humor do filme sem absolutamente pecar. Aliás, acaba que é até passível de ajudar na conversão de alguém quando usa do humor para corroer os abusos das superstições criadas em torno deste augusto evento ao mesmo instante que realça pontos básicos do mito (as falas de Maria quando pedem que ela realize um milagre é bem interessante a este respeito)… os atores me são desconhecidos mas me parece que é uma dupla de comediantes de reconhecido sucesso na Itália. Eles também dirigem o filme. O tal Porta dos Fundos que insiste em afrontar a crença alheia tem MUITO o que aprender com eles sobre como fazer humor inteligente e até reflexivo com coisa de Fé alheia sem soar ofensivo e desrespeitoso. 



Pax et Lux 


Valter Luis (Taliesin)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...