25 01 2022
São Paulo hoje faz aniversário…
450 e tantos anos de graça, mistérios, de coisas lindas e coisas também dolorosas!
São Paulo é um verdadeiro Hermetismo!
Uma verdadeira efígie!
São Paulo NÃO É para iniciantes nem muito menos para os fracos, indolentes e que gostam de ver tão somente “a banda passar”!
São Paulo … a maior e mais poderosa cidade da América Latina! Da língua portuguesa, Da língua latina…a joia da coroa do Brasil…uma das 10 maiores e mais poderosas cidades do planeta… toa e destoa ao mesmo tempo do país que a pariu e viu nascer!
Aliás… paradoxalmente São Paulo é cria e ao mesmo tempo criadora e gestora do próprio país que lhe deu à luz! Para bem ou mal!
São Paulo é um múltiplo contraste de inúmeras facetas entre as 4 raças humanas básicas e de centenas de etnias nestas e destas multifacetadas! É regional, nacional, lusófona, latina, universal…
São Paulo é um verdadeiro tiro certeiro nas certezas dos diletantes… é uma tela com espaço para ainda inúmeras pinturas!
São Paulo é Corinthians, Palmeiras, Santos e claro, obviamente o São Paulo, mas também é Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Internacional, Grêmio, Coritiba, Atlético Paranaense, Bahia, Sport, Benfica, Porto, Sporting, Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid, a Juventus, o Milan , a Internacionale, o Boca Juniors, o River Plate, o PSG, o Ajax, o Bayern, os dois Manchester, o Liverpool, o Chelsea, o Arsenal… enfim, São Paulo contém aqui todas as torcidas da casa e da enorme e vasta Casa nacional e planetária do esporte mais popular do mundo.
São Paulo tem o nome do mais famoso dos apóstolos de Cristo e com certeza tem base cristã e maioria ampla de seguidores desta religião MAS …não é uma hegemonia única e nem puramente tradicional… é talvez a maior amálgama das vertentes desta e mais… aqui convivem sem conflitos as grandes catedrais, sinagogas, mesquitas, templos e afins sem um encher muito o saco do outro.
São Paulo tem sim grandes e enormes problemas… mas não porque os criou e sim porque neste espaço formatado por cimento e ferro pulsa uma alma vibrante e coletiva disto tudo acima exposto que ainda tenta se encontrar, se compreender, se confessar e se convencer …
São Paulo meus parabéns!
Pela Avenida Paulista, na Praça da Sé, na Praça da República, na esquina com a avenida São João e a avenida Ipiranga, nas marginais de seus rios Pinheiros e Tietê… pontos emblemáticos de si mesma… em cada bairro… canto e recanto… São Paulo já é única…egrégora de um povo miscigenado que por mérito próprio foi gestado neste caudal de raças e etnias e que já pode se chamar orgulhosamente… povo paulista… paulistano!!! Pois é assim que começa as grandes histórias das grandes raças sínteses da humanidade!
Pax et Lux
Valter Luis (Taliesin)
Nenhum comentário:
Postar um comentário