segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

- ANJO E ARCANJO - O BELO E O TERRIFICANTE - A PERCEPÇÃO HUMANA E A VERDADEIRA REALIDADE -

Anjo e Arcanjo

Como brisa leve,

imagem sagrada…

Luz que envolve,

afaga e cura.


Claro…


Depende muito 

de quem recebe…


Esta face dita

angelical dos Anjos…

Principalmente 

dos Arcanjos, não é

coisa comum…

é rara…


As entidades angélicas

são associadas nos

escritos sagrados a

algumas das maiores 

chacinas já vistas

nas histórias humana…

verdadeiros genocídios. 


Então… 


Fora que a aparência deles

geralmente derrubava

grandes profetas de

joelhos, fracos, tremendo 

de medo e não com olhar 

embevecido de amor.


Assim… 


Se alguma vez apareceram

como pequenas crianças 

fofinhas, gorduchas, bondosas,

luminosas  e aladas ou foi

para um tipo específico de

plateia (crianças?) ou representa 

alguma categoria deles 

tão somente. Ou sei lá; estavam

“sarreando” com a cara dos

humanos…


Anjo… principalmente Arcanjo…

São entidades que infringem 

enorme respeito de quem se

aproximam! Um respeito que

na maioria das vezes de fato

é medo e até… terror.


Talvez esta necessidade de 

torná-los mais palatáveis 

com invencionice new age,

com histórias de carochinha 

e outras coisas mais seja uma

necessidade nossa, humana,

de carinho e colo. Como 

gostaríamos que Deus…Anjos,

Arcanjos fossem e nos tratassem. 


É como um grito de criança

preso no adulto ferido, 

muitas vezes mortalmente 

pelas ditas e desditas da vida.


Vemos o que desejamos…


Não vemos o que de fato é…


Vemos com olhar de carência…


Alguns acabam por ser então 

agraciados com uma certa

misericórdia e então…uma

figura linda e fofa aparece e

enche seus olhos de esperança.


Mas experimenta brincar

com a imagem, brincar com

o sagrado, distorcer o recado

para ver quanta fofura e graça 

tem ali…experimenta..


A vida é bela?


Sim?


Os Anjos e Arcanjos podem ser belos?


Sim!


Mas o que talvez esteja errado são 

os nossos conceitos sobre belo!


Precisamos rever isto urgentemente! 


Porque?


Porque as hierarquias não vão se

adequar à nossa visão…esta é que

tem que se abrir e enxergar o que

de fato é… 


Quanto melhor nosso olhar fica,

tanto melhor A Realidade se nos

apresenta e podemos compreender 

melhor O Sagrado Ofício e Obra

Angelical na Grande Obra! 


E então… talvez percamos; não 

o respeito, mas o medo quando 

realmente um Anjo, um Arcanjo

se mostra e se revela para além

da nossa carência afetiva básica… 

para nossa humanidade evolutiva.


Pax et Lux 


Valter Luis (Taliesin)








domingo, 30 de janeiro de 2022

- ANJO E ARCANJO - AS DIVINAS MANIFESTAÇÕES DIVINAS À FRENTE DA CRIAÇÃO E DOS POVOS -

Anjos e Arcanjos frente ao humano primitivo do conceito histórico conhecido (história a partir de 4.000 AC … pré-história a partir de 10.000 AC e um passado inclassificável antes disto) são verdadeiros deuses.


Alguns de fato agiram como tais… 


Não consigo não enxergar  as divindades quase antropomórficas das mitologias de outra forma que não com um fundo de base real que originou lendas variadas sobre estas entidades.


Mesmo o “Anjo do Senhor” ou “Anjo Yahveh” do antigo testamento/Tanak cristão ou Torah judaica…pode ser visto desta forma. O Anjo do Senhor - em hebraico: מַלְאַךְ יְהוָה  - é um Ser que se manifesta repetidamente no Tanakh - Antigo Testamento - em nome de Deus/Yahweh. O termo malakh YHWH, aparece por 65 vezes nos texto da Torah Hebraica, e pode ser traduzido como  "o anjo do Senhor" ou "um anjo do Senhor" e “Anjo Yahveh”…Ele é  tratado de uma forma reverente, diferenciada dos demais Anjos que se manifestam … recebe epítetos de verdadeira divindade. E diferente de outros Anjos que as rejeitam (Apocalipse 19.10) Ele… geralmente aceita(Gênesis 18, Gênesis 32.22-30, Juízes 13)!


Quem seria tal Entidade?!


Os estudiosos se dividem entre as seguintes teorias:


A. Seria o Arcanjo Miguel que, como chefe das ordens celestes e tendo no seu nome a interrogação: “Quem é como Deus?! Em Nome deste aceita tais deferências(Juízes 13.16).


B. Seria uma epifania do próprio Yhvh!


C. Seria uma manifestação de Cristo antes de seu encarne humano, quando atuava como “A Voz” da divindade.


D. Seria uma junção das demais hipóteses ou seja; seria Miguel que depois se encarnaria como Jesus e que incorporava em si, naquelas manifestações uma Glória Especial diretamente de Yhvh! 


Mas como disse, este não era o único caso de uma Entidade Angélica que pode ter recebido e aceito deferências divinas MAS é a ÚNICA biblicamente sendo vista a receber. 


Então e as demais?!


A hipótese mais comum é que estas entidades faziam isto à revelia de Deus, de sua vontade… portanto há uma probabilidade de que fossem Anjos Caídos que tentavam usurpar a Glória Divina. 


Entretanto alguns textos bíblicos sugerem que mesmo Yhvh aceitava que alguns seres de seu círculo mais intimo pudessem ser tratados como deuses ao menos no título. Certos textos da Bíblia, tanto são interpretados como referentes a Anjos quanto a humanos(Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses.Salmo 82.01) …Jesus em João usa de tal versículo para justificar se identificar com Deus…


(34 Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses?


35 Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida, e a Escritura não pode ser anulada,


36 «quele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus? João 10.). 


Grande parte dos apologistas entendem que Ele se refere ao povo judeu ou então aos governantes e juizes deste povo mas muitos(eu entre eles) entendem que Ele se referia aos Anjos, às Entidades Espirituais que atuariam frente aos povos e nações da Terra como verdadeiras divindades locais em Nome de Deus. 


Obviamente que tanto uma quanto a outra leitura poderia ser feita conforme a compreensão de cada uma mas há algumas coisas no texto que diz não ser bem assim. Se lermos TODO o salmo 82 veremos que àqueles a quem, como disse Jesus, Deus se dirige e fala são seres extremamente poderosos não só em posição ou função (caso fossem somente os governantes dos povos) mas seres extremamente poderosos de FATO e de direito. Certas palavras revelam que tais entidades por não praticarem como deuses em Deus a Justiça Divina na Terra seriam rebaixadas de sua condição divina à humana como punição:


 (Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.


7 Todavia morrereis como homens, e caireis como qualquer dos príncipes.)… 


Veja que não pode se referir ao povo comum pois o texto diz “morrereis como homens” e qualquer humano comum, até os príncipes humanos morrem! Não?! Não são os príncipes humanos porque à eles é dito que cairão EXATAMENTE como os príncipes humanos caíram. 


Então… no velho testamento o titulo “Filhos do Altíssimo” se referia a certas classes angelicais… em especial à uma chamada em Jó como “Filhos da Alva”(quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam?Jó 38.04) que fazia parte de um grupo maior e mais genérico conhecido como “Filhos de Deus”… que se reuniriam (portanto a tal Congregação do Salmo 82) periodicamente em torno do trono divino(E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.Jó 1:6… E, vindo outro dia, em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles, apresentar-se perante o SENHOR.Jó 02:01)para definir ordenadamente a condução da Terra e Universo e nestas reuniões estavam entidades inclusive tidas por maléficas no futuro pelos cristãos(ainda que não pelos judeus que tem Satan como o promotor ou executor da Ira Divina - vide... II Samuel 24.01 e I Crônicas 21.01 onde os termos e nomes… Ira de Deus e Satanás são intercambiáveis ao mesmo evento punitivo - e identificado com esta… portanto só seria maléfico à nós segundo eles, neste contexto)  ou uma que simplesmente se assume e se define como um “espírito de mentira” para incitar um rei ímpio a desobedecer a Deus e ser punido por isto:


 (Disse mais: Ouvi, pois, a palavra do Senhor: Vi ao Senhor assentado no seu trono, e todo o exército celestial em pé à sua mão direita, e à sua esquerda.


19 E disse o Senhor: Quem persuadirá a Acabe rei de Israel, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? Um dizia desta maneira, e outro de outra.


20 Então saiu um espírito e se apresentou diante do Senhor, e disse: Eu o persuadirei. E o Senhor lhe disse: Com quê?


21 E ele disse: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E disse o Senhor: Tu o persuadirás, e ainda prevalecerás; sai, e faze-o assim.) 


Reparem que neste trecho o contexto de exércitos dos Céus ou Celeste à direita e à esquerda do trono divino se torna sugestivo de direita como… Bem, Amor e Misericórdia e esquerda como… Mal, Ira e Justiça … das interpretações herméticas, a sugerir que Deus comanda absolutamente tudo, inclusive todas as entidades angélicas ou divinas de qualquer das duas polaridades. E que as duas são necessárias ainda no contexto evolutivo humano. 


E assim Jesus a meu ver fala é destes PODEROSOS, destes PRÍNCIPES, destes FILHOS DE DEUS, FILHOS DA ALVA, FILHOS DO ALTÍSSIMO, quando diz que se à Eles pelo próprio Deus foi direcionada a Palavra… “Vós sois deuses” …e tratados como tais quanto mais ELE… a própria Palavra Encarnada! Não mereceria tal designação!?Até muitos espiritualistas modernos avessos à ortodoxia cristã e ao fundamentalismo evangélico interpretam este trecho da perspectiva da leitura de que ele se refere a humanos(no caso usam para reafirmar a Presença do Eu Sou no homem ou coisas assim)  dizendo que Jesus se referia à nós seres humanos como deuses, interpretando o dito de Deus desta forma. Entretanto eu acho uma imbecilidade sem tamanho achar que este salmo ou Jesus se referia a humanos comuns! Parece  só tentar desesperadamente negar o óbvio de que: certas entidades angélicas de altíssima envergadura regem a criação, as nações e povos no Nome de Deus e são tratadas por Ele… Deus …como divindades coadjutoras! Isto não invalida em nenhum momento a concepção de Deus Único e Supremo(nem realmente a Presença de Deus em nós) muito pelo contrário. Reforça sua soberania como Única Fonte cujas outras são não Fontes mas Rios Abundantes Dela nascidos! Pior a meu ver que este soneto é esta emenda absurda de que Ele se referia a humanos. Além de improvável viola a própria estrutura do texto já que nesta interpretação absurda Deus chama o humano de deuses, de Filhos do Altíssimo, de Poderosos,  e no mesmo instante o repreende por prejudicar a si mesmo (????) e diz que vai morrer como humanos (?????) e como os príncipes humanos perderão seu poder(?????) …onde esta a lógica e exegética num troço de interpretação destas se esta se dirigindo a humanos e não à seres celestiais?!


Portanto,  só me resta terminar dizendo que Anjos e Arcanjos e talvez outras hierarquias celestes governaram ( governam ainda penso) povos, nações, os elementos da Natureza, toda a criação universal em Nome de Deus:


(Quando Deus repartiu o mundo entre as nações,deu a cada uma delas um anjo vigilante.


9 Mas a Israel não deu nenhum;porque Israel é a própria possessão de Deus.Deuteronômio 32.08-09) 


Somente Israel seria Dele na figura do Anjo Yahveh ou na interpretação de Daniel… Miguel (Daniel 10)onde Ele fala de entidades arcangélicas como príncipes da Pérsia, Grécia etc… e Miguel como príncipe de Israel… contudo se Deuteronômio diz que Israel não foi dado a nenhum Anjo Vigilante porque Daniel trata Miguel como príncipe de Israel? Contradição bíblica ou algo mais das teorias que apresentamos, entre O Anjo Yahveh e Miguel explica isto? Será que quem de fato separou as nações conforme divindades arcangélicas ou Anjos Vigilantes, ficando Israel como possessão de Yahveh foi Miguel como representante de Deus ou Anjo Yahveh?! E quem seria de fato Miguel?!  Ou O Anjo Yahveh?! 


Estas personagens foram tratadas como divindades e isto não ofendeu a Deus( só  quando Israel abandonava Yahveh por alguns dos deuses de outras nações… o que se explica exatamente no texto de Deuteronômio…  do porque não?!)pois partiu Dele esta deferência… MAS …em algum momento algumas(não todas) destas entidades angélicas e deidades caíram da graça, se tornaram déspotas, começaram a se sentir maior do que eram… pecaram contra Deus usando e abusando da humanidade como vemos em todo salmo 82 (seria o texto de Deuteronômio citado um texto de dupla leitura… estaria se referindo ao quadro geral do mundo na era antediluviana e a citação de Israel foi só um reforço de linguagem para reafirmar a peculiaridade desta nação em relação às demais tanto do passado de Israel naquele tempo, quanto de seu presente naqueles dias, quanto de seu futuro…mas não uma afirmação que a separação das nações entre os tais Vigilantes foi nos dias de então… da saída de Israel do Egito mas naqueles tempos mais longínquos anteriores ao Dilúvio?) e com isto perderam o direito de ser quem eram e se tornaram tão mortais quanto os humanos…. E pior, verdadeiros seres diabólicos. O salmo 82 assim pode ser um salmo dirigido a muitos dos Vigilantes do texto de Deuteronômio que de Luminares das nações na era  antediluviana se tornaram o grande problema da humanidade além dela mesma. 


É isto…


“Há muito mais mistérios entre o Céu e a Terra do que imagina nossa vã filosofia” já dizia Shakespeare. E vã filosofia aqui se enquadra em MUITA interpretação teológica dos textos sacros que tenta ser mais monoteísta até que o próprio Deus…Único e Soberano Supremo… lendo na literalidade os textos bíblicos apenas quando lhe convém e metaforizando quando as coisas ficam estreitas e quando precisa de metáfora e simbolismo porque se vê e sente claramente que o texto pede isto dai não, dai  taca literalidade porque a crença determina assim. O fato é que os textos sacros tem várias leituras… com certeza! TODAS elas são possíveis e passíveis de serem feitas mas quando a coisa é muito clara… fica complicado complicar, ainda que o ser humano  goste de fazer exatamente isto… complicar o descomplicado quando confrontado com certas coisas que vão contra sua visão de mundo. 


Pax et Lux


Valter Luis (Taliesin)







- ANJO E ARCANJO - PALAVRA E MENSAGEM - A OBRA ANGÉLICA NA NATUREZA -


O Arcanjo evoca a Palavra…

O Anjo evoca a Mensagem contida na Palavra.

O Arcanjo(Palavra )comanda legiões de Anjos(Mensagens).

Os Anjos comandam legiões de elementos 

e elementais(letras ou elementos fundamentais da constituição universal ).


Nas figuras angélicas primeiro os atributos 

divinos, depois sua manifestação criativa 

estão expressos e representados.

O ser humano é Síntese porque é tanto atributo(Imago Dei) quanto Obra Material! 

O ser humano tem Alma, Anjo, Arcanjo,

Elementais e demais Hierarquias Celestes

não porque A Criação delas(es) difere da

nossa enquanto materialidade. A Alma é

um meio termo entre o Espírito Puro e O Corpo Denso! É de uma materialidade mais robusta do que tais entidades apesar de atuar em outra dimensão tanto quando ligada ao Corpo quanto fora. 


Entretanto há Anjos do Fogo, da Água, dos Ares, da Terra…significando que algumas hierarquias incorporam alguns dos elementos em sua constituição espiritual… todavia, até que se prove o contrário, apenas as criaturas da matéria mais densa, incluso o ser humano, incorpora os 4 elementos básicos em sua constituição. Não há consenso contudo se, como a humanidade, estes outros seres da matéria densa também tenham o elemento Alma… poderiam ter, desde que sejam, como os humanos, originários do mundo espiritual e não criação personalizadas do mundo tridimensional somente, já que a Alma é um elemento manifesto intermediário entre Espírito e Matéria. Eu particularmente acredito que se não todos os seres físicos não humanos, ao menos os seres mais evoluídos do reino animal tenham. O fato de conter em si os 4 elementos não significa que todas as criaturas da Terra possam viver em ambientes específicos de cada elemento…principalmente o fogo, mas que em graus variados cada um deles faz parte de nossa constituição.


Anjos, Arcanjos, Elementais, demais Hierarquias não são assim! Por mais “material” que se nos apresentem é muito mais próximo de uma imagem em forma do que uma forma concreta. 

Então como explicar entidades angélicas no passado que comeram e até coabitaram sexualmente com humanos?


Das duas uma: 


A. Ou não estamos falando de entidades angélicas na concepção usual, espiritual, etérea da palavra mas que pelo seu vasto conhecimento, tecnologia etc… soaram como tal aos nossos ancestrais (ou deuses) ou então …


B. As entidades angélicas, algumas delas pelo menos, podem sim assumir algum tipo de materialidade física densa(com os 4 elementos) que não compreendemos perfeitamente!


E isto geraria ou precisaria de uma Alma?! 


Não sei se só o mero fato de tornar-se extremamente material ocasionaria isto mas creio que pode ser sim possível. Algumas teorias apontam para isto ao dizer que o verdadeiro castigo dos tais Anjos Caídos, a tal “prisão” e “algemas” “cadeias de escuridão” a que se referem os escritos sagrados a que foram submetidos ao serem condenados é exatamente ficarem presos à corrente evolutiva humana! Já que resolveram tomar corpo físico como o nosso e se misturar com humanos sexualmente, foram impedidos de voltar a sua condição original (Gênesis 06.01-04, Judas 01.06, 2 Pedro 02.04 e claro… O Livro de Enoque) e continuaram presos à corrente evolutiva humana (Salmo 82…principalmente versos 06-07)! O Inferno seria assim algo dentro da Terra menos espiritual e muito mais denso, material, diria até tecnológico avançadíssimo onde estas entidades agora corpóreas permanentemente como nós mas extremamente mais poderosas, com inteligência superior e conhecimento incalculável enfim muito evoluídas NESTES sentidos… teriam ali sua base, suas cidades e civilização e de lá se inseririam continuamente entre nós. 


Enfim… Anjo e Arcanjo tem missões específicas no cômputo universal e devem executar as mesmas milimetricamente perfeitas… quando isto não ocorre, e dizem, isto já ocorreu e talvez não só uma, mas pelo menos duas vezes (os Anjos Caídos de Gênesis segundo muitos estudiosos são de uma Queda posterior e diversa da de Lúcifer, que seria mais antiga… este caiu por orgulho segundo eles, os primeiros por luxúria) mostra que apesar de perfeitos eles tem livre arbítrio em manter esta perfeição milimétrica ou se aventurar em escolhas diversas com as consequências boas ou más que as mesmas trazem. 


Enfim… mistérios e mistérios…


Pax et Lux


Valter Luis (Taliesin)








sábado, 29 de janeiro de 2022

ANJO E ARCANJO- INDIVIDUAL E COLETIVO - A ALMA FRENTE AS ESCOLHAS ANTE A CRISE -

O Anjo e O Arcanjo…

A Mensagem que vem…

toca a alma,

acalma o coração,

desanuvia a mente,

realinha os centros,

cura o corpo.

O Princípio que ordena…

toca a biosfera,

acalma o furacão 

das incertezas na Certeza,

desanuvia a percepção 

coletiva dos Iniciados,

realinha as nações segundo 

A Nova Idade que chega.

Um Arcanjo é um

príncipe e um princípio 

ativo de um atributo divino.

Um anjo é tanto um mensageiro 

quanto uma mensagem deste

divino aos humanos.

Estamos em um tempo

de Mensagem e portanto 

Mensageiros há, cortando e

singrando entre as linhas

espaço-temporais-dimensionais

em recorde numeração.

Estamos em um tempo de

Finalizar e Recomeçar …

um tempo de novos princípios,

ideias, de multifacetada atuação 

dos divinos atributos entre nós. 

Neste tempo…

Anjo e Arcanjo…

Indivíduo e Coletivo… 

Estão tão intrinsecamente ligados

que toda decisão de liberdade 

individual se não for alicerçada 

no amor e na empatia, temperada

com conhecimento e sabedoria

para também abarcar o coletivo, 

tanto o próximo quanto o longínquo,

fatalmente deixará de ser liberdade…

se tornará libertinagem, perderá 

sentido real de escolha e tornar-se-á 

em grilhões, verdadeira escravidão 

egotista que levará o indivíduo 

não só distante da liberdade almejada,

da escolha acertada, quanto fatalmente 

àquilo que mais teme, que é ser…

ESCRAVO! Literalmente!

Não foi atoa que Yeshua nos disse:

que “quem quer ganhar o mundo inteiro 

acaba por perder sua alma”(liberdade).

Um excesso, uma exacerbação do

individual sobre o coletivo cria uma

personalidade hedonista, narcisista,

dominada pelo “meu… minha” tão ou

até mais prejudicial do que a dita:

“mentalidade de rebanho” que tanto 

condenam nos outros “não livres”. 

As duas posições contudo são nocivas!

Estamos vivendo em um tempo em que

Anjo e Arcanjo nos acenam para o

Equilíbrio entre indivíduo e coletivo…

Para BOM SENSO, para atitudes tomadas

após equilibrada meditação e oração 

interior frente ao ensino absoluto das eras:

“Amar a Deus sobre todas as coisas” que nada

mais é que amar A Lei que rege A Vida e o

Princípio Divino em cada um de nós. 

E “amar ao próximo como a si mesmo” que nada

mais é que equilibrar o individual e o coletivo 

na percepção de que na diversidade há 

o germe da unicidade… de que não somos uma

ilha mas somos como infinitas gotas que formam 

um vasto… Imenso Oceano surgido desta Singularidade que chamamos… Deus…

E então haverá finalmente…PAZ…


Pax et Lux 


Valter Luis (Taliesin)










sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

- BABYLON BERLIN - UM MERGULHO NO TEMPO DO SURGIMENTO DO OVO DA SERPENTE -

 - BABYLON BERLIN - ALEMANHA - 2017 até o presente - GLOBOPLAY com 3 temporadas… no resto do mundo NETFLIX - Nota 10+ 🌟🌟🌟🌟🌟 - 


Adaptação da obra Babylon Berlin…The Silent Death esta série é simplesmente PERFEITA! Mais que isto; é uma verdadeira OBRA PRIMA! Não muito conhecida( uma pena pois a dona Netflix dona original dos direitos de exibição  mundial misteriosamente não investiu na série como deveria nem no mundo nem muito menos no Brasil onde deixou a exibição a cargo da Globoplay que exibe a série na TV paga também) contudo criou em torno de si… nos que assistiram( na ampla maioria) um verdadeiro culto! Sim… Babylon Berlin além de perfeita e obra prima é uma das séries mais cult da atualidade! A alta qualidade narrativa aliada a um esboço de argumento soberbo, uma época mítica e até um tanto quanto charmosa ainda que trágica(o período entre a primeira guerra mundial e a segunda na Alemanha; mais especificamente nas 3 temporadas existentes, no fatídico e determinante ano de 1929), uma direção poderosa e inspirada, uma reconstituição de época irretocável, uma trilha sonora mágica (o mote, a canção que embala as duas primeiras temporadas… quer no show de cabaré, na interpretação inacreditável de um dos personagens mais enigmáticos e carismáticos da série … ou no fechamento dos capítulos é simplesmente magnífica) e no elenco absurdamente iluminado com interpretações marcantes(contudo a meu ver duas interpretações e suas intérpretes se realçam um pouco mais; além da já citada, vivida por Severija Janusauskaite a de Liv Lisa Fries… a protagonista da trama junto com Volker Bruch… ele esta extremamente muito bem mas ela é algo indescritível de tão boa e carismática) tornam esta série uma verdadeira joia rara! Literalmente, devido só agora estar realmente aparecendo para o grande público! Nada ainda nem em sonho comparável à Round 6, outro marco da atualidade, este sim um  sucesso extremo, mas bem melhor do que era um tempo atrás! Merece ser percebida, vista, devorada, comentada e fazer enorme sucesso; tanto de visualizações quanto quem sabe, de premiações! A Alemanha esta se tornando um celeiro de séries memoráveis… além de Babylon Berlin recentemente nos deu Dark e Bárbaros…ambas da Netflix, dentre outras coisas! Não é de se admirar já que o cinema alemão, desde que cinema é cinema é um dos melhores existentes! Assim, a TV e o streaming só acompanham a tradição! 

O enredo? Na Alemanha de 1929, pouco antes do crash da Bolsa de New York, em meio ao estado ainda caótico resultante dos termos extremamente severos aceitos oela Alemanha para encerrar-se a primeira guerra mundial e com duas sombras ideológicas que digladiam-se pela alma do povo alemão ( o comunismo recém empossado no poder na Rússia e algo ainda mais turvo - o nacional socialismo, conhecido como nazismo e que em outras plagas seria definido como fascismo - que usando do mesmo mote social do comunismo contudo é bem diferente em sua expressão elitista concernente a nacionalidade e raça… o antissemitismo e outras intolerâncias ainda que um tanto quanto insipientes já deixa claro onde tudo vai acabar), um inspetor de polícia da classe alta mas veterano traumatizado da grande guerra e uma jovem da classe baixa (verdadeiramente miserável como resultado do exposto acima) se unem para desvendar uma série de crimes que pouco a pouco vão revelando uma poderosa conspiração para militarizar a Alemanha de novo! A série vai nos mostrar como que um sentimento de rancor e humilhação pelo que foi feito à Alemanha pós grande guerra, a miséria extrema da maioria do povo resultante disto, a insatisfação dos antigos militares de alta patente com a desmilitarização da nação cria cenário para esta duas ideologias germinarem, crescerem e como disse, lutarem pela alma da nação! O governo de então e os militares os quais pensam que manipulam os cordões dos bonecos nem imaginam como o imponderável aliado a todo o cenário citado levará sua amada pátria a algo até então sem precedentes na história humana! Há também, principalmente na terceira temporada, um elemento, um Q, uma pitada de sobrenatural(no mínimo esotérico) que envolve um personagem determinante, tanto para o protagonista como para à trama em si e que traz um pouco da esfera das grandes sociedades secretas  ou discretas, dos grandes iniciados(ou supostos pelo menos) que outrora grassavam com força no mundo de então como… A O.T.O de Aleister Crowley, A Antroposofia de Rudolf Steiner, A Teosofia de Blavatsky, A Eubiose de Henrique José de Souza, A Golden Dawn de Mcgregor Mathers, A Sociedade Thule e A Sociedade do Vril de Sebottendorff, A Rosa Cruz de inúmeras vertentes como a de Heindel  e Lewis, e depois A Cientologia de L. R. Hubbard dentre outras …fora a onipresente Maçonaria claro, que, como bem sabe um estudante verdadeiro daquele período, influíram decisivamente, tanto no cenário que levou à primeira grande guerra mundial, quanto o que formou o cenário para a segunda grande guerra mundial e mais além…depois desta, atingindo inclusive ESTE presente tétrico que estamos a viver. Babylon Berlin é assim não só um entretenimento maravilhoso quanto um profundo estudo e retrato da sociedade humana desde o fim da era vitoriana até agora! Revela tanto coisas do passado como mostra o resultado no presente e nos alerta quanto ao futuro se não mudarmos o rumo destra prosa! 


Pax et Lux 


Valter Luis (Taliesin)





terça-feira, 25 de janeiro de 2022

- SIÃO/ YERUSHALAYIN/JERUSALÉM - A CIDADE ETERNA E CÓSMICA UNIVERSAL -

 Há uma Cidade Quadrada, Circular dentro; cujo Centro Focal é um Ponto dentro de um Triângulo Pleno! 


Esta Cidade tem um Fundamento de 12 Gemas Preciosas! 12 Tribos de Humanidade Iluminada! 12 Apóstolos do Ente Sagrado! 12 Verdades Universais! 12 Direções Cósmicas! 


Ela existe perenemente…


Nasceu com O Tempo e não tem contudo variação temporal… de fato nascer é um termo pobre para Ela e para o Tempo. Manifestação talvez seja mais próximo do Mistério que a define.


Do Seio do Triângulo partem as 3 Faces Reveladas! O Amor A Sabedoria e A Vontade que crescem num espiralado bailar circular dentro do quadrado de definição da arquitetura da Eternidade! 


Não é como se o quadrado as contivesse mas simplesmente formata, da um corpo existencial para a compreensão das Crias Divinas! 


Ela contém o Ilimitado para a percepção do limitado…


Este se autodefine na quadratura de suas muralhas de 12 Fundamentos onde andam as nações sob sua Luz! 


Toda a completude desta Cidade estará gradativamente à envolver a Terra na medida em que mais e mais Crias Divinas acordem para as revelações que Dela  provem! É uma sintonia fina… pura… musical…a verdadeira iluminação anelada… o verdadeiro contacto esperado…a verdadeira Idade de Ouro Restaurada onde Humanidade e Divindade serão tão intrinsicamente ligadas dentro do Humano que não haverá mais barreiras para que as 3 Faces do Ponto Focal em revoluções e evoluções espirais dentro do quadrado universal abra inúmeros portais de ligação entre inúmeras outras manifestações desta imensa quadratura. 


Aqui e Agora Yerushalayim Eterna evoca em nós este Tempo Absoluto onde o Rio se percebe de fato Oceano…


Somos grãos de areia cósmica enquanto limitação tridimensional isto é um facto mas somos Luz Manifesta Naquele que de Facto e Verdade é Vida em nós. 


Esta Cidade é assim o Cenário deste Amor Infinito que Dele e Nele temos e estamos… para algo que podemos agora somente tenuemente intuir. Mãe Pai, este Centro no Triângulo que dança a Grande Dança circundante na criação da quadratura universal está a nos preparar infinitamente mais do que nossos mais gloriosos sonhos… sonharam… forever…


Pax et Lux 


Valter Luis (Taliesin)








- SÃO PAULO - 25 DE JANEIRO ANIVERSÁRIO DE SAMPA -


25 01 2022


São Paulo hoje faz aniversário…


450 e tantos anos de graça, mistérios, de coisas lindas e coisas também dolorosas!


São Paulo é um verdadeiro Hermetismo!


Uma verdadeira efígie!


São Paulo NÃO É para iniciantes nem muito menos para  os fracos, indolentes e que gostam de ver tão somente “a banda passar”!


São Paulo … a maior e mais poderosa cidade da América Latina! Da língua portuguesa, Da língua latina…a joia da coroa do Brasil…uma das 10 maiores e mais poderosas cidades do planeta… toa e destoa ao mesmo tempo do país que a pariu e viu nascer! 


Aliás… paradoxalmente São Paulo é cria e ao mesmo tempo criadora e gestora do próprio país que lhe deu à luz! Para bem ou mal! 


São Paulo é um múltiplo contraste de inúmeras facetas entre as 4 raças humanas básicas e de centenas de etnias nestas e destas multifacetadas! É regional, nacional, lusófona, latina, universal… 


São Paulo é um verdadeiro tiro certeiro nas certezas dos diletantes… é uma tela com espaço para ainda inúmeras pinturas!


São Paulo é Corinthians, Palmeiras, Santos e claro, obviamente o São Paulo, mas também é Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Internacional, Grêmio, Coritiba, Atlético Paranaense, Bahia, Sport, Benfica, Porto, Sporting, Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid, a Juventus, o Milan , a Internacionale, o Boca Juniors, o River Plate, o PSG, o Ajax, o Bayern, os dois Manchester, o Liverpool, o Chelsea, o Arsenal… enfim, São Paulo contém aqui todas as torcidas da casa e da enorme e vasta Casa nacional e planetária do esporte mais popular do mundo.


São Paulo tem o nome do mais famoso dos apóstolos de Cristo e com certeza tem base cristã e maioria ampla de seguidores desta religião MAS …não é uma hegemonia única e nem puramente tradicional… é talvez a maior amálgama das vertentes desta e mais… aqui convivem sem conflitos as grandes catedrais, sinagogas, mesquitas, templos e afins sem um encher muito o saco do outro. 


São Paulo tem sim grandes e enormes problemas… mas não porque os criou e sim  porque neste espaço formatado por cimento e ferro pulsa uma alma vibrante e coletiva disto tudo acima exposto que ainda tenta se encontrar, se compreender, se confessar e se convencer … 


São Paulo meus parabéns!


Pela Avenida Paulista, na Praça da Sé, na Praça da República, na esquina com a avenida São João e a avenida Ipiranga, nas marginais de seus rios Pinheiros e Tietê… pontos emblemáticos de si mesma… em cada bairro… canto e recanto… São Paulo já é única…egrégora de um povo miscigenado que por mérito próprio foi gestado neste caudal de raças e etnias e que já pode se chamar orgulhosamente… povo paulista… paulistano!!! Pois é assim que começa as grandes histórias das grandes raças sínteses da humanidade!


Pax et Lux


Valter Luis (Taliesin)









domingo, 23 de janeiro de 2022

- ADMIRÁVEL CLIMA NOVO - AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E NOSSA PERCEPÇÃO -

São Paulo esta hoje, a sensação, tipo “Rio 40 graus” mas diz o termômetro que esta “só” 32!!!😳 Chuva para refrescar só a partir de amanhã! E parece, volta com tudo! Foram 3 dias de estiagem e quentes! Chove e segue quente, dizem, até quinta-feira quando o termômetro então oscilaria uns 7 graus para baixo dos atuais 32 e continuaríamos com a chuva! Beleza! Que assim seja! Refresco é bom e eu gosto! 😅


O clima está absolutamente perfeito para água…

O clima está absolutamente perfeito para gelo…

O clima está absolutamente perfeito para sorvete…

O clima pede poucas roupas ou… nenhuma…

O clima esta vermelho neon…


O clima quente convida à inanição pura e simplesmente…


Um fechar-se nesta sensação de sol …


De centro… de globo incandescente…


Nunca fui muito fã deste quentão … sempre 

gostei de frio… agora… nem de um nem de

outro… o que me conquista agora é o meio

termo… o médio… os 25 graus se muito…

o céu azul, nuvens brancas, o dourado do sol,

a brisa leve e fresca que corta o espaço e faz

o farfalhar das folhas das árvores mas… nada

invasivo, corrosivo… chuva!? Prefiro aquelas

de horas, dias seguidos em passo e compasso

constantes… temporais não me agradam. 


Mas…


A vida não é só o nosso gosto… então cá estamos… dia quente… vez ou outra contudo há um vento… talvez lembrando que amanhã virá chuva.


Por outro lado há um certo desânimo em saber que talvez nada disto seja natural… estamos vivendo uma época estranha onde tempo, temperatura natural ou normal segundo o senso comum já pouco ou nada diz. Há lugares em que esta simplesmente esturricando e outros até outro dia fazia literalmente…frio em pleno verão. 


Há uma certa preguiça contudo em raciocinar, valorizar em cima disto tudo, até porque pouco adiantará nesta altura fazer algo do tipo… resta portanto tentar aproveitar o melhor ou o menos ruim sei lá, de tudo isto. Deste tempo absolutamente estranho, destemperado… 


Então… é o que tentarei fazer…


Mas claro… vibrando sempre para que, quem sabe, o mundo acorde desta letargia infinitamente pior do que a que causa é o calor… esta letargia surgida da incapacidade de nos percebermos unos com tudo, todos, todas as coisas, e que quando não sentimos e vivenciamos assim ….pagasse o preço. 


Pax et Lux 


Valter Luis (Taliesin)





sábado, 22 de janeiro de 2022

- ELFOS - SÉRIE - A ILHA MISTERIOSA DOS ELFOS -

 - ELFOS - DINAMARCA - 2021 - Netflix - Nota 9 

🌟🌟🌟🌟 -


Elfos são criaturas fofinhas, fantásticas e mágicas não?! Ou então belas, mágicas e imponentes figuras magras e altas estilo Galadriel de O Senhor dos Anéis?!


Bem, segundo está ótima série dinamarquesa, as coisas não são bem assim. E Josê, uma pré adolescente literalmente pé no saco e sua família em férias em remota ilha da  Dinamarca descobrem isto em plenas férias de feriado natalino. 


O que de mal poderia acontecer quando a chatonilda da Josê (literalmente ela tira até a gente do sério, imagina o elenco … pontos para a excelente atriz…) resolve adoptar uma estranha criatura atropelada pelos seus pais quando chegam à ilha?! 


Absolutamente TUDO de ruim que possamos imaginar!


Esta série dinamarquesa da Netflix une o clima natalino (estreou algumas semanas antes do natal passado) e como O Grinch subverte este; mas em lugar da comédia de O Grinch temos uma bela história de suspense e terror(portanto ela estaria mais para Krampus) pincelada com muita coisa de mitologia nórdica e das religiões arcaicas sobre estas criaturas fantásticas; que junto com as fadas, os duendes, as sereias, os gnomos, os lobisomens, os vampiros  e afins fazem parte de praticamente TODAS as antigas tradições. Na tradição judaica extra bíblica todas estas entidades são crias de Lilith com Adão… geradas nos sonhos eróticos deste com a Rainha da Noite (já os demônios são prole dela com Lúcifer)… provavelmente naquele ponto,  a dita “primeira mulher de Adão” já teria se separado dele. Ou não! Alguns intérpretes entendem que o Homem Primitivo, Original teria uma aparência masculina mas conteria em si o masculino e o feminino(seria portanto andrógino… assim entendem Gênesis 01.27) e Lilith corresponderia a este feminino no Humano Primitivo… assim, na verdade todas as vezes que este homem dormia ele digamos, copulava em si… o masculino e o feminino nele, e destas cópulas nasceriam estes seres fantásticos, tão diversos de nós. Com a separação dos sexos (Gênesis 02.20-24) então isto teria cessado e Lilith agora na pele de Eva, separada dele, gera com este os humanos. Enfim… estamos falando de mitos ancestrais que tentam explicar não só o natural quanto o sobrenatural em e ao redor de nós. Há que se ter uma boa dose de boa vontade para fazer N leituras e interpretar de variadas formas antes de tecer algum juízo definitivo e sempre estar aberto a novas informações, inclusive os textos bíblicos a meu ver antes de assinar embaixo de uma visão puramente literal dos mesmos ou descarta-los como pura invenção. Exemplo, estas tradições sobre Lilith raramente se encontra nos círculos de teologia ortodoxa ou fundamentalista e na maioria das vezes que se encontra é tratando-a como lenda ou então como um ser diabólico. 


Neste filme os Elfos me parece, vestem a capa destes mitos mais trevosos sobre as primeiras proles do Pai da Raça Humana conjunto à Mãe em sua primeira versão terrificante e poderosa! 


Porque tanta firula para falar da série? Só para mostrar que a visão dos Elfos aqui exposta não é puramente invenção dos roteiristas mas que há elementos mitológicos suficientes que a comporta. Por fim… não seria nem o caso de ver os Elfos como vilões ou coisas ditas do Mal mas como criaturas ancestrais e originais que, ao ter seu espaço ancestral violado revidam de uma forma assustadora! Não parece uma interessante metáfora com os dias que estamos vivendo e com o belo revide que estamos tomando de certas pequenas criaturas “élficas” do mundo viral e cia?! 


Pois é…


Pax et Lux


Valter Luis (Taliesin)










- ETERNOS/ETERNALS - FILME - A BUSCA DO EQUILÍBRIO ENTRE O TERRENO E O CÓSMICO -

- ETERNOS/ETERNALS - EUA - 2021 - DISNEY + - Nota 9.5 🌟🌟🌟🌟 - 


Muito se falou deste filme nos últimos 5 anos e principalmente em sua estreia e subsequentemente carreira nos cinemas no fim do ano passado. 


As pessoas fixam-se no que lhes interessa para comentar cinema. Isto é um FATO desde que o primeiro filme encantou nossos olhos a mais de 125 anos atrás. Entretanto quando um filme versa sobre o mundo sistematicamente fechado dos quadrinhos, principalmente o universo dos super-heróis, os tipos de cobranças costumam ser apaixonados e ferozes. E foi o que a recentemente consagrada diretora chinesa Chloé Zhao(Nomadland) acostumada durante o ano inteiro à bajulação intensiva e extremo incensamento(em boa parte justificados em outra nem tanto) descobriu amargamente. 


O filme…desde a escolha da diretora, nova coqueluche do “cinema de autor”, passando pelo roteiro elaborado com a ajuda dela, repleto de redistribuição equitativa genérica de personagens e papéis conforme a política atual disto e daquilo, o que fatalmente para bem ou mal se espelha no elenco escolhido… o filme é todo feito para trabalhar da perspectiva interna e social o mundo dos heróis. E tudo isto foi escolha estratégica pois assim como Guardiões da Galáxia Eternos eram personagens menores no quesito popularidade e bem afeitos a tais mudanças. Bem…o filme a meu ver cumpriu bem esta função ainda que não em perfeição… mas bem. Tem diversos personagens femininos outrora masculinos, temos personagens de pelo menos 3 raças compondo os heróis (se fixar-se nas etnias dos intérpretes a diversidade é dobrada), temos um personagem com outra identidade sexual de sua versão quadrinista… enfim… temos tudo para emplacar neste sentido. E à exceção do casal homoafetivo(e ainda assim de forma interessante… delicada…nada panfletaria… que me trouxe agrado) Zhao não discute em absoluto este tipo de coisa, apenas apresenta a diversidade naturalmente, até porque são personagens praticamente divinos, bem acima deste tipo de querela humana não? Mas a diversidade está lá, bem inserida a meu ver. Contudo um filme de super-herói se sustenta com isto? Obviamente que não! Um filme de super-herói tem que basicamente ter…heróis praticando? Heroísmo! Não necessariamente super-poderes, mas atitudes que reflitam, com ou sem estes…heroísmo! Só que esta vertente de super-heróis é a dita cósmica, que envolve alienígenas, deuses, seres incomensuravelmente poderosos e suas interações com os humanos. Neste sentido um filme assim, diferente dos filmes de super-heróis comuns necessita e MUITO de super-poderes, de duelos poderosos, de batalhas épicas e tramas fabulosas. 


E Eternos tem tudo isto?!


TEM!


Mas porque fez um sucesso então apenas relativo e dividiu as opiniões sobre si, inclusive da crítica especializada?!


Me parece que as palavras…RITMO e PROFUNDIDADE foram as que mais as pessoas que não gostaram do filme como obra cinematográfica mais citaram. Alguns queriam mais “pegada de herói na narrativa” algo mais próximo aos demais filmes do UCM e outros esperavam um mergulho mais profundo na psique de cada personagem e mais profundamente ainda em sua origem(dos Eternos). Aliás, é ESTA para mim o grande calcanhar de Áquiles do filme e que não gostei! A meu ver foi uma saída MUITO simplista para explicar a “eternidade” deles…tirou tudo o que, quando criança percebi e intui da complexidade genética daqueles seres! 


Mas enfim… os que gostaram como eu, se dividiram entre os mais sóbrios sem muitos arroubos (exatamente como eu) e outros que amaram a ponto de chamar obra prima e o melhor filme até aqui do UCM! 


Nem tanto ferro nem tanto fogo!


É um bom e belo filme! Cenários espetaculares que reconstituem tanto o senso de épico e mundo terreno quanto a percepção futurista e cósmica! Se não há um aprofundamento nos personagens ou na origem como muitos querem contudo não há nada confuso, da para se entender tranquilamente o conceito e o enredo. As cenas de ação são muito boas! Podem não ter o ritmo frenético de outros filmes do gênero mas tem em boa dose e quando há são muito boas! A trilha sonora é excelente! O elenco está muito bem, em especial Gemma Chan(se tem uma protagonista no filme… por conceito e merecimento é o personagem dela) como a mítica bruxa Sersi(sim… todos os eternos, a maioria pelo menos, nos remete a diversos personagens mitológicos das tradições universais) e Lia McHugh como Sprite. Richard Madden esta bem como o grande destaque masculino(Icaris ou Ícaro da mitologia) do filme e as veteranas e nomes mais célebres do filme…Angelina Jolie e Salma Hayek respectivamente Thena(a grande deusa Atena) e Ajak… estão muito bem!


Mas…


Não é definitivamente o melhor filme da Marvel, muito menos o melhor filme de super-herói já feito…entretanto passa LONGE de ser o pior filme da Marvel como alguns críticos disseram! 


Assim… Zhao merecia ter tantos críticos ferozes (ainda que, repito, elogios também apaixonados) com este filme!?


NÃO!


Numa lista dos 12 melhores filmes do UCM eu o colocaria tranquilamente entre a nona e a décima segunda posição! 


Ah! A aparição de Starfox e de Pip entre os créditos mais a de Kit Harington após estes acenam com a chegada de dois outros personagens emblemáticos ainda que, como Eternos menos conhecidos do grande público: Adam Warlock e O Cavaleiro Negro! 


O filme termina prometendo…


Os Eternos voltarão!


Eu espero sinceramente que sim!


Pax et Lux


Valter Luis (Taliesin)








sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

- A NECESSIDADE URGENTE DE RECRIAÇÃO PESSOAL E PLANETÁRIA -



Há uma necessidade grande… imensa, de gestação, criação, expressão e expansão.


O Coração clama pela unidade pura, plena com

A Mente … união esta que traz à lume a beleza profunda… misto de caos potencial com ordem manifestante da Alma, esta Luz Imensa Centrada e Nascida… Manifesta nas e das Trevas Incalculáveis e Inefáveis.


Para onde se olha neste mundo as crianças de Deus gemem e choram esperando que O Filho Unigênito em cada Mente e Coração Sagrado unido A Sofia Multifacetada no Alquímico Casamento de origem ao Humano Celeste manifestem  O Novo! 


A Terra agora não esta inebriada só do Sangue de Abel o primeiro Mártir mas do sangue de cada criatura, de cada ser vivo, de cada ser humano que tombou vítima do golpe do Destruidor de Inocência.


Temos a Consciência aprisionada desde eras antigas, desde a primeira desdita imbecil que estendeu suas pegajosas teias sobre nossas imaturas ideias e desejos imberbes. 


Nossa falha continua a ser a não compreensão de que estamos fadados a errar sempre que não nos percebemos como Centro Amoroso que somente Paz terá quando não reter mas expressar tudo que comporta …Bem… um ao outro em Liberdade Plena de Ser. 


Então… agora, aqui… diante deste vasto mar de lama fétida criado por nossas ações dissonantes finalmente muitos de nós estamos a perceber que esta opera bufa NÃO PODE mais continuar. E desta percepção esta a nascer uma nova conscientização… verdadeiramente HUMANA … verdadeiramente recriada no Ponto onde Deus esta EM nós. 


O Mundo… o verdadeiro MUNDO só pode ser captado por humanos verdadeiros… e será por estes manifestos nesta ode tétrica refazendo cada grama de átomo, cada fio de realidade na verdadeira…REALIDADE…


Pax et Lux


Valter Luis (Taliesin)














- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...